Campina Grande Recebe o Simpósio Cariri Cangaço Antônio Silvino

Campina Grande recebe Simpósio Cariri Cangaço

A noite de quinta-feira, dia 27 de abril de 2023, marcou a chegada do Cariri Cangaço ao compartimento da Serra da Borborema. A cidade de Campina Grande recebeu o Simpósio Cariri Cangaço Serra da Borborema – A Saga de Antônio Silvino; inciativa que aconteceu como um preparativo para o grande evento da marca que será realizado reunindo 6 municípios da Borborema tendo como sede novamente a cidade de Campina Grande.

O Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, esclarece: “nesse momento realizamos esse Simpósio com o objetivo de despertar a comunidade acadêmica e estudantil como também às instituições culturais da região para o grande Cariri Cangaço que acontecerá no mês de novembro também aqui em Campina Grande e com um tema mais que pertinente; Antônio Silvino; que apesar de pernambucano de nascimento, escolheu Campina Grande para fixar residência após sair do cárcere e onde ficou até a sua morte, então a iniciativa que nasceu da provocação dos amigos; jornalista João Costa e do professor Julierme Wanderley;  logo foi assumida pelo Conselho do Cariri Cangaço e hoje iniciamos aqui no Museu de Arte Popular da Paraíba esse sensacional capítulo da história do Cariri Cangaço.”

A força e o talento da arte sertaneja com o Grupo Cabrôar

O Simpósio foi resultado de um esforço de vários parceiros. A construção do evento teve a frente como presidente da Comissão Organizadora, o professor Julierme Wanderley e contou ainda com a presença dos pesquisadores; Tonny Gomes, Mayara, Sulamita Burity, João Costa; além da parceria vital com o GPEC – Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, com os Conselheiros Cariri Cangaço; Narciso Dias, Bismarck Martins, Luma Holanda, Célia Maria e Quirino Silva. 

Para o presidente da Comissão, Julierme Wanderley, “hoje realizamos um sonho, consolidando de forma responsável a presença deste personagem de peso, que foi Antônio Silvino, dentro da historiografia do cangaço. Agradecemos a todos os queridos membros da Comissão, aos amigos do GPEC e de forma muito especial aos parceiros: Escola de Ensino Fundamental e Médio Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rego, a Universidade Estadual da Paraíba, ao Museu de Arte Popular da Paraíba, aos Institutos Históricos; de Campina Grande e do Ingá; como também à Policia Militar da Paraíba através do segundo Batalhão”.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, dá as boas vindas em Campina Grande
Palavras do Presidente da Comissão, Professor Julierme Wanderley
Professor José Pereira, diretor do Museu de Arte Popular da Paraíba

A noite de abertura aconteceu no hall de entrada do Museu de Arte Popular da Paraíba, o famoso Museu dos Três Pandeiros; e contou com a participação de representantes do Cariri Cangaço, das instituições parceiras e de pesquisadores, professores, estudantes e admiradores da temática, de toda região do compartimento da Borborema.

Para o presidente do GPEC, Conselheiro Cariri Cangaço Narciso Dias “é uma grande honra para o estado da Paraíba sediar pela segunda vez só este ano de 2023 uma agenda do Cariri Cangaço. Em março estivemos em Princesa Isabel e São José de Princesa e hoje chegamos em grande estilo a Campina Grande, para nós que fazemos o Cariri Cangaço e o GPEC é uma grande alegria”. Já o Diretor do Museu de Arte Popular da Paraíba, professor José Pereira “é uma grande honra para o Museu dos Três Pandeiros receber a noite de abertura de um evento de tanta envergadura, credibilidade e qualidade como o Simpósio Cariri Cangaço Serra da Borborema e sem dúvidas será uma grande satisfação sediarmos o grande Cariri Cangaço de novembro aqui também em nosso Museu”.

Conselheiro Narciso Dias entrega Diploma ao Museu de Arte Popular da Paraíba, 
ao Diretor José Pereira
Conselheira Luma Holanda entrega Diploma ao IHCG, ao Diretor Xico Nóbrega
Pesquisadores; Sulamita Burity e Tonny Gomes; entregam Diploma 
a Escola Vicentina Figueiredo Vital do Rego, ao diretor Wellimar Silva
Tonny Gomes, Gerlane Menezes, Manoel Severo, Haroldo Vidal, Julierme Wanderley e Mayara Araújo, conduzindo a caravana de Fagundes...

A noite de abertura contou com a execução dos hinos; nacional, da Paraíba e de Campina Grande; pela banda do segundo batalhão da Policia Militar da Paraíba, em seguida apresentação do casal Célia Maria e Quirino Silva com a entrada do Estandarte do Cariri Cangaço, além do Grupo de Dança Cabrôar, numa autentica festa do talento , da cultura e da arte nordestina. 

A apresentação do Cariri Cangaço foi feita pelo Conselheiro Cariri Cangaço, Bismarck Oliveira. As boas vindas foram dadas pelo curador Manoel Severo Barbosa. Fizeram ainda uso da palavra, Julierme Wanderley, presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, professor José Pereira, Diretor do Museu de Arte Popular da Paraíba -  Museu dos Três Pandeiros;  e  professor Wellimar Silva diretor da Escola Poetisa Vicentina Rego. 

Professor Pereira, Capitão Quirino e Adriano Carvalho
A presença honrosa de Maryane e Luiz... o legado continua
Bismarck Oliveira e Adriano Carvalho
João Costa, Manoel Severo, Xico Nóbrega e Adriano Carvalho
João de Sousa Lima, Professor Cordeiro e Manoel Severo
Luma Holanda, Manoel Severo, Rafael Borges e Sulamita Burity
Manoel Severo e Rafael Borges
João Costa, Manoel Severo e Adriano Carvalho

Na oportunidade o Conselho Alcino Alves Costa concedeu Diplomas de Mérito Cultural a Instituições parceiras: Museu de Arte Popular da Paraíba, Instituto Histórico de Campina Grande e Escola Poetisa Vicentina Rego. O Simpósio seguiria na manhã seguinte no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.

Simpósio Cariri Cangaço Serra da Borborema – A Saga de Antônio Silvino Museu de Arte Popular da Paraíba, Campina Grande - Paraíba                    27 de abril de 2023

Nenhum comentário: