UEPB Recebe o Primeiro dia do Simpósio Cariri Cangaço Serra da Borborema - A Saga de Antônio Silvino


A sexta-feira, dia 28 de abril de 2023, marcou o inicio das discussões do Cariri Cangaço em Campina Grande. O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba recebeu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, em Campina Grande, esse primeiro dia de conferências e debates do Simpósio Cariri Cangaço Serra da Borborema – A Saga de Antônio Silvino. As mesas foram conduzidas pelo curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e pelo presidente da Comissão Organizadora, professor Julierme Wanderley.

Luma Holanda, Quirino Silva, Célia Maria e João Costa
João de Sousa Lima, Manoel Severo, Rafael Borges e Xico Nóbrega

A programação da manhã contou em primeiro lugar com a conferência “Cangaço, Surgimento e Aspectos Gerais” ministrada pelo Conselheiro Cariri Cangaço e membro do GPEC, pesquisador e escritor Bismarck Oliveira. Em sua apresentação Bismarck Oliveira fez uma viagem no tempo e no espaço trazendo os principais aspectos da formação do povo e da região nordeste desde a época da colonização até o início do século passado, aprofundando a partir de uma análise técnica os principais fatores que influenciaram o surgimento do fenômeno do cangaço no sertão nordestino. Para o Conselheiro Cariri Cangaço, Luiz Ferraz, que fez parte da Mesa de Debates, “o escritor Bismarck nos presenteou com uma aula verdadeiramente sensacional sobre o surgimento do cangaço e todos os fatores que colaboraram com sua consolidação por mais de um século, foi um momento único”.

“Cangaço, Surgimento e Aspectos Gerais” ministrada pelo Conselheiro Cariri Cangaço e membro do GPEC, pesquisador e escritor Bismarck Oliveira. 
Luiz Ferraz, João Costa, João de Sousa Lima, Manoel Severo e Bismarck Oliveira

A segunda conferência teve a frente o professor e pesquisador, presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, Julierme Wanderley, que trouxe com o tema: “O Espaço Geográfico de Atuação de Antônio Silvino - o Rifle de Ouro”, um apanhado minucioso das ações do cangaceiro Pernambuco preponderantemente no território que compreende o compartimento da Borborema. 

“A conferência do professor Julierme foi espetacular, a riqueza de detalhes e o grande conhecimento do pesquisador nos proporcionou um aprofundamento sobre a ação de Antônio Silvino aqui nas terras da serra da Borborema. E tudo indica que vem livro novo por ai, quando o professor Julierme Wanderley trará uma obra de referência em se tratando de Antônio Silvino” confirma o Conselheiro Cariri Cangaço Joaquim Pereira da cidade de Recife.

Julierme Wanderley, que trouxe com o tema: “O Espaço Geográfico 
de Atuação de Antônio Silvino - o Rifle de Ouro”

A terceira e última conferencia da manhã foi ministrada por Rafael Borges; bisneto do principal protagonista e figura central do Simpósio, Antônio Silvino. Demonstrando lucidez, clareza e absoluta segurança nas informações compartilhadas em sua apresentação que trouxe aos presentes, recortes de memórias de toda a família dos tempos de convivência com o parente cangaceiro, Rafael Borges acabou destacando-se como uma das surpresas da programação do Cariri Cangaço.

“A participação do bisneto de Antônio Silvino na programação do Simpósio foi uma surpresa pra lá de agradável, com uma linguagem fácil, leve e segura, mostrou a outra face da vida dura do cangaço, mostrando que aqueles personagens eram pessoas, que possuíam famílias e que todos possuem essa memória” acentua Luma Holanda, pesquisadora e Conselheira do Cariri Cangaço.

Rafael Borges e Bismarck Oliveira
Rafael Borges; bisneto do protagonista e figura central do Simpósio, Antônio Silvino.

Quem opina é o jornalista João Costa, um dos mentores do Simpósio Cariri Cangaço Serra da Borborema e também participante da Mesa de debates; “entre acadêmicos há um analogia jocosa que diz: entre os gregos, simpósio era a 2ª parte de um banquete em que os convivas bebiam e ouviam músicas; com o tempo, simpósio passou significar encontro no qual diversos oradores debatem determinado tema perante um auditório – e foi o que ocorreu durante o Simpósio cariri Cangaço Serra da Borborema, aqui no auditório do CCJ da Faculdade de Direito da UEPB, em Campina Grande, sensacional”.

O segundo período continuaria com a mesma intensidade. O primeiro conferencista da tarde foi o pesquisador João de Sousa Lima, Conselheiro Cariri Cangaço que abordou o tema “Nos Caminhos do Cangaço – A Força da temática cangaço para o turismo local” quando trouxe a partir de suas próprias experiências ao longo de mais de vinte anos de pesquisa principalmente no município de Paulo Afonso, as grandes transformações no segmento do turismo local com destaque para a restauração do Museu Casa de Maria Bonita e os vários roteiros desenvolvidos na cidade a partir da saga cangaceira.

 João de Sousa Lima, Conselheiro Cariri Cangaço e o tema “Nos Caminhos do Cangaço 
– A Força da temática cangaço para o turismo local”
Conselheiros Cariri Cangaço, Luiz Ferraz, João de Sousa Lima e Narciso Dias

 ”A conferência do pesquisador João de Sousa só confirmam nossa convicção de que as cidades que possuem histórias do cangaço tem que olhar com mais zelo o desenvolvimento desses roteiros de turismo de conhecimento, que é um turismo diferenciado, com certeza além de manter viva a história, ainda movimenta de forma muito positiva a economia local, temos vários exemplos, cito a própria Paulo Afonso, Piranhas, Mossoró, enfim” conclui o Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e livreiro, Professor Francisco Pereira.

Isaque, Professor Alexandre, Manoel Severo, Julierme Wanderley e Rafael Borges
“A História do Cangaço no Município de Ingá”, ministrada pelo pesquisador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Ingá, professor Alexandre Ferreira
Professor Alexandre Ferreira, Manoel Severo e Isaque
Kydelmir Dantas e Alexandre Ferreira

A tarde seguiu com a apresentação da conferência “A História do Cangaço no Município de Ingá”, ministrada pelo pesquisador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Ingá, professor Alexandre Ferreira. Em sua apresentação o professor Alexandre ressaltou a importância e o imenso protagonismo de Ingá dentro das ações do bando de Antônio Silvino por ocasião de suas incursões pelas terras da Borborema, destacando a serra do Serrão como seu maior e mais importante coito em toda região, cenário por demais destacado de episódios marcantes da época.

“A conferência do professor Alexandre Ferreira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Ingá foi muito proveitosa porque nos trouxe vários elementos que nos permitem aprofundar o estudo da presença forte de Antônio Silvino no local.” Revela o pesquisador Bismarck Oliveira, Conselheiro Cariri Cangaço.

Conselheiro Cariri Cangaço Joaquim Pereira e pesquisador Xico Nóbrega entregam Diploma ao Presidente do Instituto Histórico do Ingá, professor  Alexandre Ferreira
Conselheiro Cariri Cangaço, Kydelmir Dantas e Tailene Nogueira
A bibliografia de Antônio Silvino com Kydelmir Dantas

Encerrando o primeiro dia de conferências e debates, o poeta, cordelista e escritor Kydelmir Dantas, Conselheiro Cariri Cangaço da cidade de Nova Floresta apresentou a vasta e preciosa bibliografia sobre a vida cangaceira de Antônio Silvino com destaque especial para o gênero do cordel.

A Festa do Cariri Cangaço em Campina Grande...























Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba recebeu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, em Campina Grande, o primeiro dia de conferências e debates do Simpósio Cariri Cangaço Serra da Borborema – A Saga de Antônio Silvino

28 de abril de 2023

Nenhum comentário: