Reedições de Irineu Pinheiro Por: Evandro de Deus

.
Armando Rafael e Manoel Severo

Três livros do escritor cratense Irineu foram reeditados com recursos de edital da Secretaria da Cultura do Ceará, através de projeto aprovado da Universidade Regional do Cariri (Urca). São ele: “O Juazeiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914”, “Efemérides do Cariri” e “Cidade do Crato (este escrito em parceria com J.de Figueiredo Filho).

Quem foi Irineu Pinheiro?

Nasceu em Crato aos 06 de Janeiro de 1881 e faleceu aos 21 de Maio de 1954. Filho do Dr. Manoel Rodrigues Nogueira Pinheiro e D. Irineia Pinto Nogueira Pinheiro. Cursou o primário no Seminário São José e graduou-se em Medicina na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro em 1910.  De volta ao Crato, clinicou durante muitos anos e foi um dedicado estudioso da história da região, no qual foi mestre.

Irineu Pinheiro

Exerceu grandes funções em nossa cidade: foi fiscal Federal do Colégio Diocesano; professor do Seminário São José; Presidente do Banco do Cariri; Fundador e 1° presidente do Rotary Clube; Sócio correspondente do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras; Sócio fundador e 1° presidente do Instituto Cultural do Cariri. Escreveu três livros: (1938) “O Juazeiro do Pe. Cícero e a Revolução de 1914”, “O Cariri (1950), e “Efemérides do Cariri”, (livro póstumo, 1963).

Todos bem recebidos pelo o público. “O Cariri” foi aclamado até pelo escritor José Lins do Rego que declarou o livro como “Uma obra de fôlego, feita com seriedade e o tom de narração viva dos melhores escritores do gênero”. Pode o Cariri, contar com um homem de primeira qualidade entre os melhores do país. Li o Cariri com visível mágoa de não haver mais páginas para devorar”.

Deixou uma obra inédita: "Efemeridades do Cariri", considerado por ele mesmo a sua melhor obra. Faleceu acometido por um ataque cardíaco fulminante enquanto terminara de escrever uma carta a um amigo falando sobre planos para o futuro.

Postado por Armando Rafael
Originalmente em: www.blogdocrato.com
.

6 comentários:

Anônimo disse...

CARO SEVERO,MUITO BOA ESSA NOTICIA DA REPUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS DO DR. IRINEU PINHEIRO. MEU ABRAÇO AO COMPANHEIRO ARMANDO RAFAEL E PARABENS A NOSS QUERIDA URCA POR TER ABRAÇADO MAIS ESSA CONQUISTA CULTURAL. ABRALOS: BOSCO ANDRÉ.

Armando Rafael disse...

Severo:
Obrigado por publicar e por acrescentar importantes informações sobre o grande Irineu Pinheiro.
Armando Lopes rafael

CARIRI CANGAÇO disse...

Amigo Armando, o agradecimento é de nossa parte, nós é que nos sentimos gratos por sua colaboração sempre.

Parabens pelo grande trabalho que desenvolve em nossa amada Crato e em todo Cariri.

Severo

CARIRI CANGAÇO disse...

Bosco, com certeza iniciativas como essa da URCA precsiam ser ressaltadas e acima de tudo seguidas, taí outro exemplo da Comissão do Centenário, esforçando para a reedição de valiosos volumes da história de Juazeiro do Norte. Boal Branca.

Severo

Demetrius Calvin disse...

Caros amigos, esse tipo de coisa precisa ser festejada sempre, quando somos invadidos pela contracultura que tanto mal fez e faz à nossa historia e tradições.

Parabens a URCA e ao senhor Armando

Demetrius

Anônimo disse...

Eu gostaria de comprar os três livros.
De que forma poderei adquiri-los?
Grato,

Nélio Falcão