Cariri Cangaço 2009

.

Cariri Cangaço 2009 
Lampião no Ceará - Verdades e Mentiras


19 Conferências
08 Mesas de Debates
79 Pesquisadores Participantes
16 Visitas Técnicas
17 Apresentações Artísticas
111 Colaboradores na Produção
1.026 Participantes nos cinco municípios

Veja o Vídeo Documentário do 
Cariri Cangaço 2009



Dia 22 de Setembro de 2009 – Terça-Feira
CRATO - CEARÁ

17 h - Salão Nobre da URCA
Abertura da Exposição
Hilário Lucetti

Manoel Severo dá as boas vindas no Cariri Cangaço 2009

19 h - Teatro Salviano Arraes
Noite de Abertura em Crato, Ceara

O Teatro Municipal Salviano Arraes em Crato tornou-se pequeno para acolher a primeira noite do Cariri Cangaço 2009. Eram exatamente 20 horas quando Sawanna e Gabriel; mestres de cerimônia; anunciaram a abertura oficial do Cariri Cangaço com a apresentação do Grupo Raízes do Cariri e os hinos do Brasil, do Ceará e do município do Crato com a Banda Municipal e a Banda Mirim Maestro Azul, a solenidade contou ainda com a apresentação de estréia do Bailado Popular do Crato. A mesa representada pelo prefeito municipal Samuel Araripe, o presidente da SBEC, escritor Ângelo Osmiro, o Curador do evento Manoel Severo, o Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA, Plácido Cidade Nuvens, dentre outros marcava a presença das autoridades na abertura do Seminário. 

Prefeito Samuel Araripe e Manoel Severo

Em suas palavras o prefeito municipal Samuel Araripe ressaltou a importância do evento, acentuando “que este seria o primeiro de muitos”; já o presidente da SBEC lembrou que o Cariri Cangaço “sem dúvidas já podia ser considerado o maior evento do gênero já realizado no país”; já o Curador e Coordenador Geral, Manoel Severo resumiu sua fala nos agradecimentos aos “muitos atores que com seu trabalho dedicado e responsável, tornaram possível o Cariri Cangaço”. A noite foi encerrada com a palestra proferida pelo professor Lemuel Rodrigues Silva, com o tema: Cangaço e Religiosidade. Esteve presente à solenidade, o vice-prefeito de Crato, Dr. Raimundo Filho, os secretários municipais de cultura de Crato; Danielle Esmeraldo, de Juazeiro, Glória Tavares e de Barbalha, Dorivan dos Santos; além do Presidente do ICC, Manoel Patrício, representantes, do Centro Cultural Banco do Nordeste, do SEBRAE e do SESC, parceiros vitais do projeto, dentre outras autoridades.

"Sem sombra de dúvidas o I Seminário Cariri Cangaço já configura-se como um dos maiores eventos realizados a nível nacional referenciando a temática, restando-nos apenas parabenizar a brilhante organização do evento pelo esforço, ousadia em encabeçar tal projeto e disponibilidade em atenciosamente atender a todos os interessados.Brilhante também a conferência do Prof. Lemuel que com toda a sua bagagem acadêmica brindou-nos com uma problematização do cangaço naquilo que hoje a sociedade espera dos pesquisadores, não mais cabendo um simples narrar feitos e fatos, mas sim ver o cangaço na sua conjuntura histórica, questioná-lo aos olhos da historiografia, é o momento de pularmos etapas, de ousarmos e questionarmos os fatos.Resta-nos somente aguardar o II Cariri Cangaço."Prof. Wescley Rodrigues, Sousa-PB

"Com certeza o I Seminário Cariri Cangaço já entrou para o calendário de eventos nacionais mostrando que o tema do cangaço é muito rico e que há muito o que ser estudado,pesquisado.Na realidade,foi um dos maiores eventos que já participei e também gostaria de parabenizar a toda equipe organizadora por este feito tão grandioso onde todos os pesquisadores foram reunidos discutindo o tema como também parabenizar as visitas técnicas aos locais dos fatos ocorridos na região do Cariri restando agora a saudade de ter participado e esperando no próximo ano mais novidades sobre este fato histórico ocorrido na nossa sociedade."Prof.Ana Lucia Souza - Petrolina-PE


1ª CONFERÊNCIA DO CARIRI CANGAÇO 2009
CANGAÇO E RELIGIOSIDADE
Professor Lemuel Rodrigues

Paulo Gastão, Ivanildo Silveira, Lemuel Rodrigues, Manoel Severo e Ângelo Osmiro

A primeira e histórica Conferência realizadas em nosso Cariri Cangaço, aconteceu na noite do dia 23 de setembro de 2009, na abertura da primeira noite do evento. O professor Lemuel Rodrigues; que depois veio a ser presidente da SBEC; nos trouxe o tema: Cangaço e Religiosidade. Personagens como Padre Ibiapina, Antônio Conselheiro, Padre Cícero, Beato Zé Lourenço, Sinhô Pereira e Lampião, desfilam a partir de um estudo lucido e abalizado, do professor Lemuel Rodrigues, trazendo as repercussões desses personagens e de suas narrativas na vida do sertanejo. Na cidade de Crato em sua noite de abertura e no Teatro Salviano Arraes em mesa que contou ainda com os pesquisadores Ivanildo Silveira, Ângelo Osmiro e Paulo Gastão, segue a grande Conferência de Lemuel Rodrigues . As imagens são de Aderbal Nogueira e sua Laser Video.


"O I Cariri Cangaço foi sem sombra de duvidas o maior evento sobre o tema cangaço já realizado no Brasil. Esse comentário foi feito por inúmeros pesquisadores, durante e depois do evento. Desde sua concepção, idealização e finalmente realização, pôde-se verificar a seriedade com que a equipe do I Cariri Cangaço encarou o evento.
A recepção aos pesquisadores foi de primeira qualidade, as visitas temáticas muito proveitosas, sem falar nas palestras de alto nível. O evento contribuiu para mostrar aos pesquisadores e as pessoas de um modo geral o quanto se tem ainda a discutir e descobrir sobre um tema tão apaixonante e polemico. Em nome da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço) venho parabenizar toda a equipe técnica do evento, na pessoa do seu curador Manoel Severo, que foi simplesmente brilhante na concepção e realização do evento. O I Cariri Cangaço deixou saudades, aquele gostinho de quero mais, esperamos que venham outros, torcemos ainda que o exemplo dado pelo Cariri Cangaço seja imitado por outras regiões e assim venhamos a valorizar mais ainda a nossa história."
Ângelo Osmiro Barreto Presidente da SBEC
n

Veja na íntegra a primeira Conferência do Cariri Cangaço, com Lemuel Rodrigues


Fonte: You Tube  Canal: Aderbal Nogueira


Jantar de Confraternização em Crato


A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, cartão postal da cidade do Crato, foi a grande surpresa na recepção oferecida pelos organizadores do Cariri Cangaço para o jantar de abertura do evento. No bairro Grangeiro, na chapada do Araripe, em Crato; os convidados foram brindados com a mais pura manifestação cultural do Cariri. A música tradicional da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto, misturando e encantando com sua dança, ritmos e movimentos, mostrou um pouco do que ainda esperava por todos que visitavam o Cariri Cangaço.


"Manhã de 22 de setembro de 2009. A vida na cidade do Crato seguia o seu rumo tranqüilo. Nas praças, as pessoas contemplavam o dia. Nas ruas, pessoas caminhavam a resolver as suas vidas. De um lugar e de outro começam a surgir novas caras. Eles chegaram. Aos poucos, e com o correr do dia, outros se aproximam. São eles.
À tardinha todos eles já estavam na cidade.Eram os cangaceiristas. Bando formado por professores universitários, doutorandos, mestrandos, historiadores, sociólogos, etc, e residem espalhados em quase todos os estados do país. Eles formam um bando de 79 dos maiores pesquisadores do Brasil.Naquela manhã, eles aqui aportaram para, durante seis dias, trocarem informações sobre as suas ultimas pesquisas, suas ultimas descobertas sobre o evento Cangaço, lançarem livros, apresentarem monografias e dissertações.À noite, no Teatro Municipal de Crato, foi lançado o SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO 2009. Presentes ao evento estavam além dos pesquisadores; acadêmicos, curiosos, professores, políticos, e todos, que ali procuravam se inteirar, saber mais sobre um fato que teima em rechear, a cada ano, a historia do Nordeste com novas informações e novas descobertas.Durante os seis dias tivemos palestras, debates, discussões, lançamento de livros, entrega de títulos, exibição de filmes e visitas aos locais turísticos da região, além de visitas àqueles lugares que tinham, direta ou indiretamente, um histórico ou uma relação com o Cangaço no Cariri. Foram feitas visitas à Fazenda Piçarra em Porteiras-ce, à Fazenda Padre Cícero e Fundição Linard, em Missão Velha, Serra do Horto e Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, Centro histórico de Barbalha, Caldeirão da Santa Cruz, em Crato-CE, Exibição de filmes sobre Cangaço, na URCA, em Crato-CE, entre outros. Durante as seis noites do evento, o Cangaço, foi abordado sob a ótica: “Verdades e Mentiras”. Essa foi a tônica das discussões. Enfim, um evento que não abordou apenas a figura de Virgulino Ferreira – O Lampião – como se fora ele a figura ou evento único quando o assunto é Cangaço no Nordeste. Não, definitivamente não. O Cangaço foi abordado em toda a sua extensão. Falou-se sobre um século de cangaço.O tema foi tratado com a responsabilidade peculiar de quem tem por principio a seriedade nas suas pesquisas. As verdades vieram à tona; as inverdades também."Wilton Dedê, Crato-CE


Dia 23 de Setembro de 2009 - Quarta-Feira
   JUAZEIRO DO NORTE  

9 h - Visita ao Horto 
Estátua do Padre Cícero
Casa Museu Vivo

Alcino Alves Costa em entrevista a TV Diário, ao lado de João de Sousa Lima
 e Comendador Mariano na visita ao Horto em Juazeiro.

Sob um sol forte e uma temperatura de 34°, à sombra; a terra de Padre Cícero, a Meca do Cariri; Juazeiro do Norte, acolheu na manhã do dia 23 de setembro os participantes do Cariri Cangaço 2009. A primeira visita, realizada a Colina do Horto possibilitou a todos os presentes conhecerem de perto toda a magnitude da fé do bom povo do cariri. O Museu Vivo no Casarão do Padre Cícero, a majestosa estátua do padre santo do Juazeiro, os romeiros, os benditos, as pequenas bancas de vendas e ao fundo a bela imagem do vale do Cariri, de onde se pode ver as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha, anfitriãs do Cariri Cangaço.

Rubinho Lima, Vilela, Antônio Amaury, João de Sousa, Ivanildo Silveira
Diana Lopes, Napoleão Tavares Neves e Professor Pereira
Alcino Alves Costa, João de Sousa, Ângelo Osmiro e Ivanildo Silveira

Saudações Cangaceiras,O Cariri Cangaço já nasceu forte, robusto e com credenciais endossadas por 4 forças representativas da região do Cariri;são elas formadas pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. Achamos que todos os espaços foram preenchidos e a missão considerada cumprida.E o futuro que se aproxima como teremos que trabalhar? Com a participação de outros municípios caracteriza-se o sucesso empreendido, a confiança de quem vai investir num projeto consagrado, principalmente, pela população visitante que já levou aos quatro cantos do Brasil o que aqui se passou neste ano 1º de 2009.Necessário se faz nova leitura dos Estados que participaram diretamente do Evento, são eles:Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, além do Distrito Federal. Excelente comparecimento.Companheiros vamos a luta, ela é boa para ser lutada.A SBEC ocupou lugar de destaque dentro do universo caririense. Saiu-se por demais vitoriosa. Apta para novas conquistas no seio da cultura nordestina. Disposta a trabalhar para com o sucesso do II Cariri Cangaço em 2010. Sendo do conhecimento de todos, a forma de trabalho existente, principalmente, entre o Juazeiro e o Crato, verificamos que o Cariri Cangaço trouxe novos conceitos de boa convivência e respeito mutuo. Muitas arestas devem ter desaparecido e outras que ainda permanecem deverão ser abolidas em definitivo, é só uma questão de tempo. Os locais escolhidos para realização da programação sempre foram representativos e acolhedores, onde com assiduidade recebe a comunidade caririense. Os temas abordados sempre estiveram à altura do Evento. As visitas sempre estiveram à altura da Organização. Principalmente na manutenção dos horários; transporte confortável; oportunidade de novos conhecimentos. Apenas foi unânime o conceito de cansaço e pouco tempo para banho e troca de roupa para se chegar ao recinto das palestras. Um corre-corre que poderá ser evitado,com habilidade a Coordenação do Cariri Cangaço 2010 haverá de superar esse momento. O setor de hotelaria nota 10, no conforto, higiene, café farto e variado.Os condutores dos veículos sempre educados e solícitos. Nota alta a todos. Queremos repetir a dose. A equipe coadjuvante sempre esteve a postos no sentido de dar solução aos problemas que por acaso aparecessem. As meninas foram excepcionais (duas delas: Ingrid e Mabel ilustram a foto da matéria). Cumpriram as tarefas com carinho em todos os momentos. Nota 10 com direito a repetir. O kit distribuído com os convidados esteve de muito bom gosto, principalmente, no que se refere ao artesanato regional. A presença dos Jornais (tablóides) da SBEC e Poranduba deram um colorido especial aos participantes que sempre estão atentos no sentido de levar para casa algum material como troféu, recordação ou servir de elemento de futuras pesquisas. Valeu o esforço e ficou o registro. Tenho recebido solicitações para envio desse material para companheiros que não tiveram a oportunidade de participar do Evento.Quero me congratular com Coordenadores e respectiva equipe de trabalho pelo empenho e carinho como fomos tratados. Estamos de braços abertos para novas jornadas.Com um grande abraço fico no aguardo de novas ordens" Paulo Gastão-Mossoró RN

Antônio Vilela, Alcino Costa e Rubinho Lima
Manoel Severo, Aderbal Nogueira e Wilton Dedê
Ângelo Osmiro
Ivanildo Silveira, Juliana Ischiara e Antonio Amaury


Memorial Padre Cícero
 Casa do Padre Cícero
14 h - Capela e Cemitério do Socorro
Conferência com RENATO DANTAS
Túmulo de Padre Cícero
Túmulo do Beato José Lourenço 
16 h - Visita Mestre Noza
17 h - Lira Nordestina

A Visita continuou ao Memorial Padre Cícero, Cemitério do Socorro; onde foram visitados os túmulos do Padre Cícero e do Beato José Lourenço. Ali na Capela do Socorro o grupo foi recepcionado pelo professor Renato Dantas, que fez uma apresentação do pouco da grande história do lugar. Após visita à casa que foi a residência oficial do sacerdote de Juazeiro; ao Centro de Cultura Popular Mestre Noza e às Oficinas da Lira Nordestina, o grupo de convidados partiu para a primeira noite do Cariri Cangaço na maior cidade do interior cearense.

"Para mim, foi motivo de alegria participar desse grandioso evento de sucesso, que foi o seminário Cariri Cangaço.Na opinião dos participantes, o mesmo se destacou pelo excelente nível de organização, e carinho com que fomos tratados pelo povo cearense, e, especialmente, do Cariri. Foi uma programação arrojada de visitas de campo, palco de acontecimentos ligados ao cangaço, e palestras proferidas por grandes conhecedores do tema lampiônico no Brasil. O Cariri cangaço deu um excelente exemplo de cooperação/integração, tendo aglutinado em torno de um só objetivo, as Prefeituras do Crato, Juazeiro, Missão Velha e Barbalha, aliado aos órgãos promoventes do ensino/cultura : URCA, ICC, ICVC, Pró Memória e SBEC , despertando o estudo do cangaço, e as potencialidades turísticas da região."
Ivanildo Silveira, Natal-RN



Memorial Padre Cícero
18 h - Sessão Solene do ICVC
19 h - Palestras
LAMPIÃO NEM HERÓI NEM BANDIDO
Anildomá Williams
LAMPIÃO EM JUAZEIRO
Napoleão Tavares Neves


Contando com as presenças do Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Dr. Manuel Santana, dos secretários de cultura, Glória Tavares e de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos; além do Reitor da URCA, professor Plácido Cidade Nuvens, do Presidente da SBEC Ângelo Osmiro e do Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo, foi aberta a segunda noite de debates do evento no cariri. O auditório do Memorial Padre Cícero acolheu as apresentações artísticas do Grupo Crateto, do Grupo Tradicional de Sérgio Barros e ainda contou o lançamento do Cordel: Guaribas, da cordelista Maria do Rosário.

A noite foi coroada pelas palestras: Lampião e o Padre Cícero com o historiador caririense Napoleão Tavares Neves; e Lampião: Nem Herói Nem Bandido, com o escritor natural de Serra Talhada, Anildomá Willians. A mesa de debates teve como moderador o professor Lemuel Rodrigues e como debatedores; os pesquisadores, Antonio Amaury Correa de Araújo, Inácio de Loyola e Aderbal Nogueira.

Prefeito Manoel Santana, Inácio Loiola, Lemuel Rodrigues e Anildomá Williams
Antônio Amaury, Napoleão Tavares Neves, Comendador Mariano e Paulo Britto

"Não vamos dirigir esta postagem ao bravo maestro Manoel Severo, mas sim à toda a equipe por ele orquestrada.O evento foi digno de nota, desde os pródromos até sua finalização. Posso afirmar, em vistas dos desafios superados, que os objetivos a que se propuseram os municípios envolvidos foram, se não plenamente atingidos, ao menos satisfatoriamente contemplados. O bom-senso nos mostra que foi, efetivamente, feito mais que o possível para isto.As proposta de integração regional, com base no laço cultural comum às cidades da região, que suplantam a simples conformação geopolítica, ficou clara e merece toda a atenção dos governantes locais, uma vez que, em se tratando de uma unidade macro, que transcende as fronteiras municipais, garante a efetivação do projeto como algo supra-partidário, com o qual sairão ganhando tantos os munícipes, por apropriarem-se de uma identidade específica de sua história, como os prováveis turistas que acorram em busca de conhecimento, lazer e estreitamento de laços com este povo. Numa análise rápida, a organização do evento mostrou-se eficiente e eficaz, dando-nos total tranquilidade quanto ao planejamento, informando-nos em tempo hábil de tudo o quanto foi necessário para nossa participação..A equipe de apoio foi impecavelmente simpática, solicita, empenhada (até aos extremos) redundando em boa organização de público tão diverso (este, é bom que se diga, poderia ser um tanto mais disciplinado quanto ao respeito à grade de horários).A programação, apesar de muito extensa e extenuante, estava ótima! Mas nisto concordamos com o caro Carlos Eduardo, em seu comentário, será de maior proveito a concatenação das palestras com as visitações. Coisas a se pensar num próximo evento. Por outro lado, uma queixa comum neste evento, como em outros, é a do exíguo tempo dedicado aos debates. Estes, como é de se notar, sempre muito acalorados (o que nem sempre quer dizer produtivos). Para tanto, a escolha de mediadores com um pulso forte e tarimba para este tipo de discussão, é algo a se pensar. Consideramos que seja interessante a implantação de uma mesa de debates para a finalização de cada dia de palestra. Pois seria de grande proveito tanto aos palestrantes como ao público presente. Com certeza, como muitos já disseram (inclusive nós mesmos, ao vivo) este evento foi, comparativamente a outros já presenciados, de um mérito indiscutível, podendo figurar entre uma grande conquista desta região. Os frutos já podem ser vislumbrados por quem quer que tenha olhos de ver." 
Antônio Amaury e Carlos Elydio - São Paulo, SP

Dr Amaury , Napoleão Tavares Neves e Lemuel Rodrigues
Lemuel Rodrigues, Anildomá e Inácio Loiola

Foi realmente uma das noites mais marcantes do Cariri Cangaço 2009, nos trazendo uma das maiores polêmicas da historiografia do cangaço durante o ciclo lampiônico: A visita do Rei vesgo a Juazeiro do Norte em março de 1926; quando na oportunidade lhes foi "conferida" a patente de Capitão dos Batalhões Patrióticos, sob o comando do já debilitado caudilho, Floro Bartolomeu.

Quem realmente arquitetou a ida do chefe cangaceiro a Juazeiro? Padre Cícero teria conhecimento de tal artimanha que estava se construindo? Lampião esteve realmente com o santo padre? De quem foi a ideia da famosa patente? Lampião realmente pretendia se regenerar? Combateria os integrantes da Coluna Prestes? Essas e outras indagações foram respondidas na memorável noite de 23 de setembro, no memorial Padre Cícero, na segunda noite do Cariri Cangaço 2009.Abaixo os protagonista do grande debate.

A reunião de vários pesquisadores, no Cariri cearense, foi um marco na historicidade do cangaço. A diversidade dos debates e as das visitas técnicas, além de enriquecedoras, nos proporcionou uma larga troca de experiências. A grandiosidade do evento foi percebida e desfrutada por todos, agraciados pelo conhecimento adquirido, pelo carinho e pela dedicação dos organizadores. Reconhecido por sua excelência, o Cariri Cangaço não nos proporcionou apenas conhecimento, mas laços de afetividade onde amizades foram seladas no decorrer do encontro. Se o objetivo principal era debater fatos históricos, a superação das expectativas iniciais tornou-se um fato. A história não pertence nem está fadada ao passado. É um continuo processo que começa no presente e é percebido no futuro. A reunião dos pesquisadores que ali estavam é a constatação dessa premissa.No mais, ratifico os sentimentos de todos. A excelência do evento é fruto da dedicação daqueles que fizeram de suas idealizações a realização de um grande encontro. Por isso, parabenizo a estes generosos idealizadores e organizadores que transformaram seus sonhos em uma feliz realidade. Manoel Severo, Danielle Esmeraldo e equipe, obrigada pela generosidade de nos oferecer momentos tão frutíferos e significantes para nossas vidas.
Como participante do I Cariri Cangaço só tenho a agradecer a Manoel Severo e sua equipe pelo belíssimo encontro de pesquisadores, estudiosos e curiosos desta temática tão intrigante e apaixonante que é o "CANGAÇO". O Evento foi com certeza um dos maiores já organizado sobre este tema. Agradeço todo o carinho e cuidado a nós dedicado, tanto por Severo quanto o de sua equipe, que Deus os abençoe e permita um II Cariri Cangaço em 2010. Parabéns Manoel Severo, parabéns equipe cariri cangaço. Um grande abraço."Juliana Pereira Ischiara, Quixadá-CE

Geraldo Aguiar, autor de :

"Lampião, o Invencível. Duas Vidas, Duas Mortes. 

O Outro Lado da Moeda" ; 

presente ao Cariri Cangaço 2009



 "O Cariri Cangaço foi uma ótima iniciativa e deve se repetir em 2010. Não é todo dia que se consegue reunir os grandes pesquisadores e estudiosos do cangaço." 
Um abraço! Cicinato Ferreira Neto:

Dia 24 de Setembro de 2009 – Quinta-Feira
PORTEIRAS - CEARÁ

10 h - Visita a Fazenda Piçarra

Caravana Cariri Cangaço 2009 visita a emblemática Piçarra.

A Fazenda Piçarra localiza-se no município de Porteiras, extremo sul do estado do Ceará, a 570 Km da capital Fortaleza. A caravana do Cariri Cangaço saiu de Crato na manhã do dia 24 de setembro rumo ao cenário do último ato de um dos mais ferozes cangaceiros do grupo de Lampião: Sabino Gomes ou Sabino Goré. Com o apoio vital da Expresso Guanabara, os mais de 70 convidados conheceram de perto os locais que marcaram o que ficou conhecido no mundo do cangaço como "O Fogo da Piçarra".

 Caravana Cariri Cangaço 2009 na Piçarra

Como anfitrião, o neto de seu "Antoim da Piçarra", Vilson da Piçarra; que com a facilidade e a tranquilidade de quem passou boa parte da vida ouvindo as histórias contadas pelo avô, relatou todo o desenrolar do fogo que vitimou Sabino e marcou para sempre a inimizade de Lampião com Antonio da Piçarra. Era o mês de Março de 1928, quando o bando foi surpreendido pelas volantes de Arlindo Rocha e Manoel Neto. Naquela oportunidade, Antônio da Piçarra foi forçado a levar a força pernambucana até o encalço do grupo que estava acoitado próximo ao antigo açude do lugar, o resto fica por conta do relâmpago que denunciou Sabino e o tiro mortal da volante que obrigou a fuga desesperada do bando conduzindo o ferido que viria a ser sacrificado alguns quilômetros dali, até hoje não se sabe onde foi sepultado o corpo de Sabino Gomes.

"Quem diria, Lampião que trouxe tanta violência e desarmonia, hoje traz a união; quantas prefeituras, quantas instituições, quantos pesquisadores, quantas pessoas de todo o Brasil, hoje reunidas nessa verdadeira integração que é o Cariri Cangaço; estudando e aprofundando esse tema que é ao mesmo tempo: polêmico, instigante e apaixonante. Simplesmente emocionante."Aderbal Nogueira, Fortaleza-CE.


Local da partida da volante de Arlindo Rocha
volante acabou seguindo por duas veredas
Por essa vereda seguia o grupo de Arlindo Rocha
Neste local ao tentar passar uma cerca, Sabino foi mortalmente ferido

Veja na íntegra a Apresentação de 
Vílson da Piçarra em 2009.



Fonte: You Tube Canal: Aderbal Nogueira


Dia 24 de Setembro de 2009 – Quinta-Feira
MISSÃO VELHA - CEARÁ

14 h - Fazenda Padre Cícero
15 h - Cachoeiras de Missão Velha
16 h - Fundição Linard

Quando na Serra do Mato; famosa fazenda do grande Cel. Santana, de Missão Velha, o Capitão Lampião precisou de um ferreiro para limpar seu armamento, foi logo que trouxeram a sua presença o jovem Antonio Linard; ao final do ofício realizado o mesmo não cobrou nada ao Capitão, entretanto o líder cangaceiro fez passar por entre seus cabras, o chapéu da aba viada e ali cada um colocou a justa paga; desse episódio nasceu a história do primeiro torno das industrias Linard, um dos mais tradicionais grupos empresariais de Missão Velha , o Portal de Entrada do Cariri cearense. Depois de almoço oferecido pela prefeitura de Missão Velha, a caravana Cariri Cangaço visitou as Cachoeiras de Missão Velha, a Fazenda Padre Cícero, também no município e por fim às empresas Linard, onde foram recebidos pela família, tendo a frente o casal Maraton e Eailce, além dos filhos Alônio e Amélia; na oportunidade, representando o prefeito Washington Fechine. A frente da visita o secretário de cultura de Missão Velha, Moreira Paz e a competente equipe, Rodrigo e Paulinha.



Manoel Severo e demais organizadores do I Cariri Cangaço, visitando o blog sinto que o evento está tendo continuidade aqui nesta página. Uma espécie de degustação lenta para os que estiveram no evento e um aperitivo para quem pretende participar do próximo seminário. Manter o blog atualizado é estender o Cariri Cangaço, que acontece de forma real no Ceará e de forma virtual e permanente aqui na internet. Parabéns a todos pelo belo trabalho. Carlos Eduardo Gomes, Rio de Janeiro-RJ



Dia 24 de Setembro de 2009 – Quinta-Feira
BARBALHA - CEARÁ

18 h - Penitentes das Cabaceiras


Barbalha, a mais charmosa das cidades anfitriãs do Cariri Cangaço; acabou levando na tarde do dia 24 de setembro os convidados para conhecer um dos mais tradicionais grupos místicos de toda a região. Partindo do centro histórico da cidade até o Terreiro no sítio Cabaceiras, a pouco mais de 5 km, o grupo foi apresentado aos Penitentes de Barbalha, confraria tradicional secular, criada ainda por padre Ibiapina no ano de 1860. O líder do grupo realizou para os presentes o recital de benditos medievais que eram respondidos pelo restante do grupo e em seguida, foi iniciado o terço intercalado por outros benditos.

É tradição na Semana Santa, o grupo se reunir para cumprir a missão de fazer penitência com o objetivo de pagar os pecados. Já não há mais a autoflagelação como antigamente, quando se retalhavam com lâminas de ferro para purgar os pecados; justificam que, conforme orientação da Igreja Católica, não tem mais sentido se martirizar, açoitando o próprio corpo até se esvair em sangue. As autoflagelações nos cemitérios e nas cruzes de beira de estrada serviam, segundo crença popular, para aplacar a ira divina e aliviar as misérias do povo. A manifestação da fé do grupo dos penitentes tem suas raízes no período medieval, nas práticas das irmandades flagelantes que viveram no sul da Itália nos séculos XI e XII. A equipe da Prefeitura de Barbalha, tendo a frente o Secretário de Cultura Dorivan Amaro, Goreti e Rodrigo, foram os anfitriões da tarde de visitação

"O Cariri Cangaço foi e sera um grande orgulho para o povo do Cariri,como também para os pesquisadores,colecionadores,historiadores,colaboradores e curiosos.Com a competência desta equipe a começar por Manuel Severo e Família,não tem outra o Cariri sempre sera um grande Evento.Tenho orgulho de ter feito parte deste grande acontecimento.Um forte abraço,estamos com saudade."
 Manuelzin Nascimento-Mossoro-RN


19 h - Teatro Nelory Figueira
Sessão Solene do ICC

Manoel Severo e Prefeito José Leite

Barbalha foi a sede da terceira noite do Seminário; antes do início da solenidade , o Prefeito Municipal de Barbalha, Dr. José Leite, recebeu das mãos do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, o Título de “Amigo da SBEC”; logo após as apresentações artísticas do Xaxado Infantil da escola Alacoque Bezerra e do Tradicional Reisado de Couro, foi iniciada a Sessão Solene do ICC – Instituto Cultural do Cariri, quando sob a presidência do Dr. Manuel Patrício, assumia a Cadeira Hilário Luceti, o escritor cratense Dr. Magérbio de Lucena. A noite ainda contou com as presenças da Vice-prefeita de Barbalha, professora Betilde Correia e do Secretário de Cultura, Dorivan Amaro dos Santos, do presidente do Centro Pró Memória Josafá Magalhães, Dr. Napoleão Tavares Neves, dentre outras autoridades.

Ivanildo Silveira empossado na SBEC por Ângelo Osmiro
                               Kiko Monteiro empossado na SBEC por Ângelo Osmiro

Posse na SBEC: O Cine Teatro Nelory Figueira, em Barbalha foi palco, na noite solene do dia 24 de setembro, da entrega de certificados de sócios a várias personalidades do mundo da pesquisa do cangaço; receberam das mãos do Presidente da SBEC, escritor Ângelo Osmiro, os títulos de sócio da entidade; o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, e ainda, Danielle Esmeraldo, Dr. Ivanildo Silveira, Dr. Carlos Eduardo Gomes, Comendador Francisco Mariano, Escritor Barros Alves e o músico Kiko Monteiro. A SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço ainda realizaria uma Reunião Extraordinária no Clube Grangeiro em Crato, na tarde do dia 25 de setembro, com extensa pauta a ser analisada pelos sócios presentes.

Dr Magérbio de Lucena

Dr. Magérbio de Lucena apresentou a primeira palestra da noite; A Epopéia de Mossoró, o “poeta vaqueiro” Peixoto Junior apresentou a palestra sobre Os Marcelinos e encerramento ficou por conta da apresentação do escritor Paulo Moura com a palestra Cangaço, Estética e Arte. A mesa de debates contou com o Dr. Múcio Procópio como moderador e os debatedores: Dr. Napoleão Tavares Neves, Cicinato Neto e Leandro Cardoso.

José Peixoto Junior
Poeta Paulo Moura

O pesquisador e escritor José Peixoto Junior, radicado em Brasilia brindou a todos com a dramática historia dos irmãos Marcelinos; dos Fuzilados do Leitão em Barbalha; o famoso Alto do Leitão a poucos quilômetros do centro de uma das mais acolhedoras cidades do cariri, "à beira da Estrada Real" que ligava Barbalha a Crato, aconteceu a covarde chacina do grupo do cangaceiro Lua Branca, último dos irmãos Marcelinos, pelo Sargento José Antônio da policia do Ceará.  O Massacre do Alto do Leitão foi sem dúvidas um dos mais marcantes episódios do cangaço na região do Cariri. No dia 05 de janeiro de 1928 o último dos irmãos Marcelinosnesta época seus dois irmãos: Bom de Veras e João 22 já haviam sido eliminados; conhecido por Lua Brancaseria barbaramente assassinado pelo grupo do sargento José Antônioquando supostamente eram transferidos pela "Estrada da Feira", de Barbalha para cadeia do Crato e dali para Fortaleza.

"Quanto ao Cariri Cangaço, as minhas palavras, com sinceridade e sem favor, são de plenitude encomiástica. Não é fácil organizar um seminário de tal monta como toda a equipe organizou. Os senões, naturais em tais encontros, são facilmente recuperados no seguinte.É o caso da visita ao Alto do Leitão (Visita assegurada no Cariri Cangaço 2010).Na verdade, quero crer que todos saímos do encontro devidamente contemplados com os conhecimentos dos conferencistas e com a lhaneza dos organizadores.
Parabéns!Abraços e o apreço renovado do amigo e admirador Barros Alves"
Barros Alves, Fortaleza-CE

OS MARCELINOS
José Peixoto Junior
A EPOPEIA DE MOSSORÓ
Magérbio de Lucena
CANGAÇO - ESTÉTICA E ARTE
Paulo Moura
MESA:
Cicinato Neto
Múcio Procópio
Napoleão Tavares Neves
Leandro Cardoso

Mossoró, a capital do oeste potiguar, ficou famosa a partir da literatura do cangaço, como a única cidade que resistiu e rechaçou o bando de Lampião; apesar de Uiraúna na Paraíba e Ipueira dos Xavier em Pernambuco haverem realizado façanhas semelhantes. O médico, pesquisador e escritor Magérbio de Lucena; autor ao lado de Hilário Lucetti do festejado "Estado Maior do Cangaço", dentro da programação do Cariri Cangaço 2009, na cidade de Barbalha no Teatro Nelory Figueira, traça as principais linhas do famoso episódio de ataque à cidade de Mossoró pelo bando de Lampião. As imagens são de Aderbal Nogueira e sua Laser Video.

Veja na íntegra a Conferência de 
Magérbio de Lucena

Fonte: You Tube Canal: Aderbal Nogueira

"Confesso; é uma avaliação modesta, diante da dimensão do I Seminário Cariri Cangaço.Quando da formulação do convite, feita inicialmente pelo nosso amigo Charles Garrido, que dizia: “Paulo, será o maior evento da história do cangaço, irá ser realizado no Ceará, em setembro, no qual os maiores pesquisadores do país estarão presentes”. E assim insistia com seu entusiasmo natural, para que eu não deixasse de ir. O questionamento veio-me logo à mente: Valerá a pena ir?A temática do cangaço, a meu ver, tem se mostrado incompleta, pois não pode se desassociar as vertentes: cangaceiros e volantes, principalmente, quando se procura supervalorizar e descriminalizar o cangaceiro e, ao mesmo tempo, desvalorizar o policial militar (volante).Considerando o meu envolvimento mais próximo com este assunto, e sendo leitor de muitas “obras” de pesquisadores que se mantêm renitentes em certas afirmativas - já superadas, imaginei que o desenrolar do evento poderia ser desgastante.Mas, ao abrir das cortinas, nos deparamos com a alegria e receptividade do excelente anfitrião Manoel Severo, que assim se comportou, juntamente com a sua bela e competente família, durante todo o evento, nos cercando de atenção, dedicação e carinho.Agora, endossando a afirmativa de Charles Garrido, este evento nos propiciou rever velhos amigos, conhecer novos e brilhantes escritores, estudiosos e colecionadores, que comungam comigo na análise do tema debatido.O evento foi, literalmente, intenso, amplo, enriquecedor e, ao mesmo tempo, disponibilizou um turismo histórico nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. Só tenho a agradecer, na pessoa do amigo Manoel Severo, às Prefeituras acima mencionadas, que, conjuntamente com a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC, idealizaram e bem receberam os participantes.Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizar o Sr. Ângelo Osmiro, pela condução do evento na sua postura fidalga, atenciosa e competente.Inclusive, não poderia deixar de saudar aos respeitados palestrantes Antônio Amaury e Leandro Cardoso que apresentaram, de forma brilhante, o tema “Angico”.Um forte abraço a todos que contribuíram com o sucesso do I Seminário “Cariri Cangaço”.Finalizo respondendo a pergunta feita logo acima (Valerá a pena ir?). Valeu e muito!!! Cordialmente, Paulo Britto - Recife-PE
m

DIA 25 de Setembro de 2009 - Sexta-Feira
NOVA OLINDA - CE

9 h - Visita a Casa Grande
10 h - Expedito Seleiro

A simpática cidade de Nova Olinda, município encravado em plena Chapada do Araripe a 36 Km de Crato possui uma das mais festejadas iniciativas de inclusão social que o país conhece, a partir do trabalho criativo, inovador e responsável de Alemberg Quindins, é hoje referência para o mundo e vem ano a ano ajudando a mudar a vida de muitos pequenos e pequenas de nosso cariri. Na manhã do dia 25 de setembro a caravana Cariri Cangaço subiu a chapada e foi conhecer de perto o Memorial do Homem Kariri - Casa Grande de Nova Olinda. 


Em Nova Olinda; vamos encontrar também um dos maiores artesãos de couro do nordeste. Aqui nas oficinas e na loja do grande Mestre, Expedito Seleiro, a arte e o talento encantam e fazem do lugar, um paraíso para os "nordestinófilos" e "cangaceiristas". Por ocasião do Cariri Cangaço, foi proporcionada uma visita ao Mestre, na manhã do dia 25 de setembro.

Mestre Espedito Celeiro
Valdir e Kiko Monteiro
Ivanildo Silveira, Barros Alves, Gonzaga de Garanhuns e Antônio Vilela
Assis, Leila e Manuel Nascimento

"O que meus olhos viram de belo...meus olhos contemplaram a beleza, vi a essência do que nos aproxima de fato dos nossos sentimentos humanos: vi uma filha emocionar-se com as lembranças de um bom pai, vi um caminho iluminado por candeeiros, luzes quase apagadas de nossas memórias, o caminho iluminado nos levou até um verde e extenso jardim, vi no jardim flores, flores chamadas ANICETOS, flores musicais, rítmos angelicais, sonoras composições que abrandam a alma, acalmam o espirito, fazem dançar os anjos; vi a imensidão do Vale do Cariri e o verde da Chapada do Araripe, percorri mundos, vivi momentos, compreendi os momentos e conheci os motivos de inspiração do grande Patativa do Assaré e do maior cantor: Luiz Gonzaga, saudades eternas; Vi o horto da fé, a fé que abala, o momento que cala na oração aos pés do Padre Cicero Romão, o outro Batista; Vi todos os grandes do estudo do cangaço, apertei mãos, abracei, compreendi sorrisos e olhares, vi tantos lugares, lugares de morte, da morte de Lourenço, Beato da Vida; vi exaltados, emocionados, felizes, tristes; eu vi um mundo, um mundo de artistas, nos cordeis, artesanatos, na transformação do couro em arte, a arte que não está presa as normas e leis, a arte natural, do homem, da vida; vi o futuro, o futuro do Brasil, jovens, estudantes, aprendizes na arte do escrever, do ver, do compreender, eu vi tudo isso e queira meu Deus dar-me força para ver muito mais, quando novamente cruzar meu caminho o próximo Cariri Cangaço, quero estar lá, quero ver tudo novamente, quero ver vidas, pessoas, amigos, arte, sabedoria e beleza; quero que meus olhos vejam novamente o que poucas vezes avistei e que eu possa novamente saborear os sabores do Cariri, vislumbrar a paisagem do Araripe, ser maleável e ser SEVERO, Severo amigo, meu castigo é não fazer parte da tua confraria, pois sei que aí meus olhos deixariam de ver beleza, quando for o próximo CARIRI CANGAÇO." 
João de Sousa Lima-Paulo Afonso,BA


25 de Setembro de 2009
CRATO-CE

Sítio Caldeirão do Deserto

12 h - Apresentação de Vídeo Documentário
Mesa de Conversa 
BEATO JOSÉ LOURENÇO 
Professor Domingos Sávio e Sandro Leonel


Dentre todos os personagens desta encantadora história do nordeste; um em especial nos chama a atenção: Beato José Lourenço. Paraibano de nascimento e chegado ao Juazeiro do Padre Cícero ainda em 1890, Zé Lourenço viria a se tornar um dos mais destacados líderes religiosos do nordeste. A partir de orientações de Padre Cícero, Zé Lourenço arrendaria um lote de terra no sitio Baixa Dantas, no município do Crato, ali com ajuda dos inúmeros romeiros enviados pelo sacerdote, transformaria o lugar em um importante produtor e fornecedor de alimentos aos mais desvalidos que acorriam à Meca nordestina.

Delmiro Gouveia presentearia Padre Cícero com um boi da raça Zebu, que por sua natureza mansa, ficou sendo chamado de Mansinho, o sacerdote encaminhou o animal para o sítio Baixa Dantas, para os cuidados do Beato e para melhorar o rebanho do lugar. A partir dali começaram a surgir boatos de que as pessoas estariam adorando o boi como a um Deus. Em 1923 Floro Bartolomeu ordenou a morte do referido animal e a prisão do beato José Lourenço, sob acusação de fanatismo. O beato ficaria preso por 18 dias, sendo solto por intercessão do próprio Padre Cícero.

O Cariri Cangaço em visita de campo ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto

"Tive a grata satisfação de fazer parte da Caravana Cariri Cangaço, na tarde histórica de 25.09.2009. A grande mesa de debate em torno do Tema Caldeirão, teve a presença da elite de escritores e estudiosos do Cangaço de todo o Brasil. Destaco a BRILHANTE participação do Professor Domingos Sávio.Foi sem sombra de duvida, o momento mais emocionante de todo o Congresso."
Assis Nascimento, Mossoró-RN ,Sócio da SBEC


Em 1926 após a venda do Sítio Baixa Dantas o beato e seus seguidores partem para o Sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, também em Crato. Começava a se construir uma das mais destacadas e polêmicas experiências comunitárias da história do Brasil, assim como em Canudos de Antônio Conselheiro; ali o trabalho sob a liderança do beato Zé Lourenço e ainda de dois de seus mais fiéis seguidores: Isaías e Severino Tavares; acabou trazendo para o Caldeirão nos seus quase 500 hectares, cerca de mil e quinhentas pessoas.Era o ano de 1934 e após a morte de Padre Cícero o suplício dos seguidores de Zé Lourenço iria chegar ao clímax. Já em 1935 o movimento da Intentona Comunista acabaria indiretamente contribuindo para que o poder central declarasse guerra ao Caldeirão. Depois de intensa campanha e luta, os seguidores de José Lourenço viriam a ser atacados pelas forças do governo, à frente estavam o tenente José Góis de Campos Barros e o Chefe de Polícia, Capitão Cordeiro Neto, era o ano de 1937, posteriormente haveria o massacre, onde perderiam a vida perto de mil pessoas, entre homens, mulheres, velhos e crianças, fala-se até de um polêmico e “desmentido bombardeio” por parte do Brigadeiro Macedo.


Agora apresentamos esta que foi uma das lendárias Conferências e uma das mais emblemáticas visitas de campo realizadas pelo Cariri Cangaço,  no espetacular Caldeirão da Santa Cruz do Deserto; do Beato José Lourenço em Crato, Ceará, dentro da Programação do Cariri Cangaço 2009. A Conferência reuniu os pesquisadores; professor Domingos Sávio, Professor Sandro Leonel; bisneto de Severino Tavares; professor Lemuel Rodrigues e Mucio Procópio,além de outras ilustres participações. As imagens são de Aderbal Nogueira e sua Laser Video.


Veja na Íntegra a Conferência sobre o 
Caldeirão da Santa Cruz do Deserto...
Painel sobre o Beato José Lourenço e o Caldeirão
Professor Domingos Savio e participações 
Realizada no Cariri Cangaço 2009
Caldeirão do Deserto - Cidade de Crato,CE
25 de Setembro de 2009

"De propósito deixei completar um mês para nesse aniversário lembrar aquele dia ímpar 22 de setembro, dia da abertura do Cariri Cangaço, foi uma semana maravilhosa. Conheci e consegui novos amigos e informações sobre os temas debatidos durante toda semana, além de conhecer lugares, para mim desconhecidos, como Caldeirão do Beato José Lourenço. Sei que toda a equipe tive um trabalho gigante para nos oferecer todo aquele cabedal de eventos; hospedagem, transporte e conforto. Foi nossa única semana de folga neste ano, das mil atividades que desenvolvemos , na verdade não temos como agradecer a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a grandiosidade daquele Seminário. Temos algumas sugestões para o próximo que com certeza virá em 2010, mas gostaria que fosse pessoalmente, não vai faltar oportunidade, com certeza. Nós ficamos abismado com a organização, parabéns. Quero convidar Severo e Daniele para nos visitar, aqui em Cajazeiras, será um grande prazer. Um abraço." 
Professor Pereira e Fátima Cruz, Cajazeiras-PB


 CALDEIRÃO

Sandro Leonel
Sala de Vídeo IMAGO/URCA


Na visita ocorrida na tarde do dia 25 de setembro ao Sítio Caldeirão do Deserto, os convidados do Cariri Cangaço foram recepcionados pelo grupo tradicional dos “Bacamarteiros da Paz” da cidade de Juazeiro do Norte. Os Bacamarteiros se configuram como uma das mais originais e tradicionais manifestações do folclore nordestino, tradição essa que tem sua origem ainda no século XIX, por ocasião da Guerra do Paraguai. A tradição dos Bacamarteiros passa de pai para filho, através dos Mestres da Cultura, essa manifestação tem sua presença forte notadamente no cariri cearense e no agreste pernambucano. A apresentação chama a atenção pelo forte apelo à disciplina militar imprimido pelos componentes do grupo, pelo festival de movimentos e dança e pelo estampido forte de seus disparos envoltos nas mais densas nuvens de fumaça.

"Cariri cangaço, A confraternização!Amigos, tentarei expressar com muita satisfação e orgulho a atenção e hospitalidade com que fomos recebidos e tratados até o ultimo instante pelos que realizaram o 1º Cariri cangaço. Atenção e respeito não só para com os interessados, mas principalmente com o tema em si. Minha alegria não ficou apenas em poder estar entre aquela gente distinta e especializada, mas em saber da audiência e atenção que muitos dos principais pesquisadores dispensam a nosso blog, só não é mais, pois ainda há quem resista à necessidade da internet na pesquisa. Como confessou nosso amigo Antonio Vilela “o cangaceiro evangélico”, autor do livro “O incrível mundo do cangaço” “AINDA SOU UM ANALFACIBERNÉTICO”. Na oportunidade recebemos nosso diploma de sócio da SBEC - Sociedade brasileira de estudos do cangaço - das mãos do atual presidente Ângelo Osmiro Barreto. Este aguardado documento já se encontra devidamente emoldurado em um lugar de honra de nossa casa. Muito obrigado ao reverendo Ivanildo Silveira pela iniciativa e pelos que apoiaram nossa indicação. Ao ilustre presidente e aos demais amigos da SBEC não preciso nem dizer que agora “oficialmente” vocês têm um veículo de divulgação a vossa inteira disposição, foi uma honra conhecê-los. Claro que sentimos a falta, digamos o desfalque de alguns possíveis participantes que formariam de “cabo a rabo” o “dream team” (time dos sonhos) do estudo na atualidade. Soubemos das dificuldades que inviabilizaram a vinda destes. Porem, evidente que este foi o primeiro e não será o único, todos depositaram lá suas sugestões. Eu como “tiete” fico torcendo e aguardando que estas novidades se confirmem para o próximo. No mais? O vale vislumbrou a todos nós... Que saudade. Não percam a próxima edição! Se este ano o trabalho não os permitiu, transfiram ou negociem suas férias para “Agosto” do ano que vem. Em meu nome e em nome do Lampião Aceso e das comunidades do Orkut: Cangaço, Discussão Técnica e Lampião Grande rei do cangaço quero agradecer e mais uma vez parabenizar os que proporcionaram tamanha recepção, organização, programação... Enfim o resultado natural que foi sucesso absoluto deste primeiro Cariri Cangaço.
Nossa singela homenagem ao casal de amigos Manoel Severo curador do evento e sua esposa Daniele Esmeraldo secretária de Cultura de Crato e os que fazem a SBEC como já disse muito nos honra fazer parte deste UNIVERSO DE AMIGOS. Perdoem-nos determinada falta de conjuntura e organização na escrita, sou um mero curioso, fiz questão de deixar meu recado para todos vocês leitores do blog Cariri Cangaço. Abraçando" 
Kiko Monteiro, Lagarto-SE


25 de Setembro de 2009
CRATO-CE

Salão de Atos da URCA

Ângelo Osmiro e as boas vindas na URCA

O Salão de Atos da URCA – Universidade Regional do Cariri ficou pequeno para receber a noite solene do Cariri Cangaço. Em mesa presidida pela Pró-Reitora de Extensão, professora Arlene Pessoa, foi realizada homenagem especial do evento à memória do escritor Hilário Luceti. Em seguida foi iniciado o ciclo de palestras da noite que contou com a participação dos pesquisadores Honório de Medeiros com a palestra sobre Massilon; João de Sousa Lima, as Mulheres e o Cangaço e a professora Anna Christina com a palestra O Cangaço na Teoria Sociológica. A noite contou ainda com a entrega através do Presidente da SBEC Ângelo Osmiro e do pesquisador Paulo Gastão de Placas de Gratidão ao Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo. 

Andréia Luceti
Dona Mary Luceti

Um dos momentos marcantes da noite do dia 25 de setembro, no Salão de Atos da URCA foi sem dúvidas a homenagem "In memorian", prestada pelo Cariri Cangaço e pela SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço ao grande escritor Hilário Luceti. Em princípio foi apresensado um vídeo clip com momentos da vida do grande pesquisador radicado em Crato; em seguida, falando em nome da família os agradecimentos vieram através da filha Andréa e da viúva, dona Mary Luceti, que recebeu das mãos da Pró-Reitora de Extensão da URCA, professora Arlene Pessoa e do Presidente da SBEC, escritor Ângelo Osmiro, o troféu "Cariri Cangaço" pelo conjunto da obra do inesquecível Hilário. Ainda dentro da programação do Cariri Cangaço, a URCA realizou em parceria com ICC -Instituto Cultural do Cariri, uma exposição contendo todo o acervo de Hilário Luceti.

Manoel Severo, Arlene Pessoa, Kiko Monteiro, João de Sousa Lima e Magérbio Lucena

"Caríssimo Severo,Como lhe disse, não sou bom de despedidas.Mas aqui, já em Natal, posso lhe enviar o testemunho acerca do Cariri Cangaço. Penso que foi algo inesquecível ter participado desse evento histórico. E, claro, em todo ele se pode perceber sua assinatura.Parabenizo você, caro amigo, pela inteligência, denodo, e senso estratégico. Parabenizo pela gestão: tanto de pessoas, quanto da logística.Eu me senti honrado em ter vivido essa experiência fantástica, essa semente. É assim que homens como eu gostariam de ser lembrados, como participantes de algo importante e definitivo.Conte comigo, um grande abraço," Honório de Medeiros, Natal-RN

Honório de Medeiros
João de Sousa, Magérbio de Lucena e Honório de Medeiros

16h - Mostra de Vídeo Documentário
Salão de Atos da URCA
19 h - Palestras
MASSILON
Honório de Medeiros
AS MULHERES E O CANGAÇO
João de Sousa Lima
O CANGAÇO NA TEORIA SOCIOLÓGICA
Anna Christina Carvalho

Veja na Íntegra a Conferência "Massilon" 
de Honório de Medeiros

Fonte: YouTube Canal: Aderbal Nogueira


"A Representação Social do Cangaço" da escritora Rosa Bezerra 

Manoel Severo, Rosa Bezerra , Tomaz Cisne , Dra Francisquinha e Lili

Aconteceu ainda nesta mesma noite do dia 25 de setembro, dentro da programação do Cariri Cangaço, no Salão de Atos da URCA, o lançamento do livro "A Representação Social do Cangaço" da escritora Rosa Bezerra. A obra evidencia a forma com que os conflitos entre as forças constituídas e o Cangaço foram transmitidos pela mídia a serviço da classe dominante. O fenômeno social do Cangaço é analisado através de símbolos da cultura, casos de campo e relatos de personagens remanescentes entre eles, Generino Bezerra da Silva, pai da autora.

Rosa Bezerra é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e fez especialização em Psicologia Social pela FAFIRE. É parapsicóloga e membro atuante do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas e da União Brasileira de Escritores. É presidente da APPDORT - Associação dos Portadores de Doenças Relativas ao Trabalho-PE, estando, portando ligada às causas sociais, é ainda fotógrafa amadora e pesquisadora social. Acompanhando a autora, esteve no Cariri Cangaço a editora, Salete Rego.
.
"No inicio do ano de 2009 fui apresentado ao confrade Manoel Severo, através do meu grande mestre Paulo Gastão, o idealizador da nossa SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço). Fizemos alguns contatos por email e finalmente nos encontramos em Serra Talhada, no Encontro Nordestino do Xaxado, onde estive para participar de mesa de debates. Lá, fui convidado por Severo para participar da programação, proferindo palestra sobre A Estética e a Arte no Cangaço. No caminho de ida para o Cariri, minhas expectativas eram das melhores possíveis, pois iria ter a honra de encontrar a nata de pesquisadores do cangaço e temas correlacionados. Alguns dos quais eram então escritores nos quais eu baseei minhas pesquisas para confeccionar o meu ultimo livro Lampião, a Trajetória de Um Rei sem Castelo, lançado ano passado. Em lá chegando fiquei surpreso com a quantidade (mais de 70) personalidades envolvidas com o tema e o projeto. Passamos momentos maravilhosos andando pelas caatingas da fazenda Piçarra, no Sitio dos penitentes, na fazenda do Padre Cícero, entre outros. Este evento foi uma iniciativa muito feliz do nosso, agora e sempre, amigo Manoel Severo, que juntamente com as prefeituras das cidades parceiras e a URCA nos proporcionou esses momentos impagáveis. Voltando de lá, deixei e levei saudades, aprendizado, conhecimento e um grande sentimento de fraternidade, pois que parecíamos todos irmãos, movidos por uma mesma causa, a pesquisa, a investigação e a manutenção da história e da cultura de nossa terra. Estamos todos de parabéns, pois cada participante foi uma célula importante que ajudou a abrilhantar o Cariri Cangaço. Esperamos, contando os dias, que logo estejamos mais uma vez juntos no mesmo evento e defendendo as mesmas causas. De lá, trouxemos nos embornais, uma gama valiosa de informação. Na mente, a fotografia das belezas do sertão caririense. O corpo, renovado. No coração, a saudade que teima em não se descolar do nosso peito. Hoje, só temos que agradecer ao grande mentor disso tudo. Obrigado Severo!" 
Paulo Moura, Recife-PE

26 de Setembro de 2009 - Sábado
Crato - Ceará

Teatro Municipal Salviano Arraes

9 h - Palestras
DADÁ, A PRINCESA DO CANGAÇO
Ivanildo Silveira
LAMPIÃO, CANGAÇO E O CORDEL
Rubinho Lima
POÇO REDONDO E O CANGAÇO DE LAMPIÃO
Alcino Alves Costa
LAMPIÃO NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Antônio Vilela


12 h - Apresentação
Associação de Cordelistas do Crato
14 h - Almoço e Reunião
Extraordinária da SBEC - Clube Recreativo Grangeiro
Salão de Atos da URCA - Crato
15 h - Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
Comissão Acadêmica URCA



26 de Setembro de 2009 - Sábado
Juazeiro do Norte - Ceará
Memorial Padre Cícero

Aderbal Nogueira, Dr Leandro Cardoso, Antônio Amaury, Paulo Britto e Alcino Alves Costa na ultima noite do Cariri Cangaço 2009

Angico foi e continuará sendo um dos episódios mais estudados e comentados do cangaço. Abaixo a lendária Conferência realizada em nosso Cariri Cangaço 2009, com o Mestre Antônio Amaury Correa de Araujo; na cidade de Juazeiro do Norte no Memorial Padre Cícero. Na mesa: Aderbal Nogueira, Paulo Britto e Paulo Gastão, além do Doutor Leandro Cardoso, contando ainda com a participação marcante de Alcino Alves Costa. As imagens são de Aderbal Nogueira.

Veja a Palestra do Dr. Amaury na Íntegra...


Fonte: YouTube Canal:Aderbal Nogueira

Volante do Ten João Bezerra na cidade de Piranhas, no ato do episodio de Angico
Paulo Britto, Leandro Cardoso, Amaury, Aderbal e Alcino Alves Costa

Seguindo com Angico trazemos a segunda conferencia da noite, o pesquisador e escritor, Leandro Cardoso; dentro da programação do Cariri Cangaço 2009, na cidade de Juazeiro do Norte no Memorial Padre Cícero. Continuam na mesa: Antônio Amaury, Aderbal Nogueira, Paulo Britto e Paulo Gastão, além da participação marcante de Alcino Alves Costa. As imagens são de Aderbal Nogueira e sua Laser Video.

Veja a Palestra do Dr. Leandro na Íntegra...


Fonte: You Tube
Canal: Aderbal Nogueira
Palestra de Dr Leandro Cardoso; Conselheiro Cariri Cangaço
Realizada no Cariri Cangaço 2009
Cidade de Juazeiro do Norte,CE
26 de Setembro de 2009


18 h - Lançamento Vídeo Documentário - Angico
Aderbal Nogueira
19h - Palestras
ANGICO
Antonio Amaury Corrêa de Araújo
DESVENDANDO ANGICO
Leandro Cardoso Fernandes 



 27 de Setembro de 2009 - Domingo
Missão Velha - Ceará
Salão Paroquial


9 h -Palestra
MISSÃO VELHA E O CANGAÇO
DE VIRGULINO FERREIRA
Bosco André

Galeria de Fotos 
Cariri Cangaço 2009