Lampião e o Combate de Serra Grande Por:João de Sousa Lima

João de Sousa Lima, Lourinaldo Teles e Joventino em Serra Grande

A Serra Grande corta as cidades de Calumbi, Flores e Serra Talhada. Muitos escritores e pesquisadores citaram o grande combate da Serra Grande como sendo em Serra Talhada ( nessa época Vila Bela) ou Triunfo, porém a parte onde houve o combate acontecido em 26 de novembro de 1926 pertencia a Flores e hoje pertence à Calumbi, Pernambuco.O policial reformado Lourinaldo Teles, também artesão na confecção das mais belas réplicas de punhais do cangaço, hoje é quem trava essa batalha para provar que geograficamente o combate da Serra Grande aconteceu em Calumbí.  Por diversas vezes Lourinaldo andou mapeando os pontos onde os cangaceiros emboscaram os soldados das volantes e ele conseguiu encontrar, com a ajuda de um detector de metais, mais de trezentas cápsulas, além de carregadores, ogivas e um punhal.

O combate da Serra Grande foi um dos maiores fogos entre policiais e cangaceiros e uma das maiores estratégias de combate armada por Lampião. O número exato de participantes nunca foi totalmente contabilizado, fala-se em torno de 80 cangaceiros e 320 soldados.

As marcas de bala ainda sobrevivem em Serra Grande

Vários “Nazarenos” participaram desse ferrenho combate que foi comandado pelo major Theóphanes Ferraz Torres. Entre os grandes comandantes dos diversos grupos estavam o capitão Higino Belarmino, Manuel de Souza Neto, sargento Arlindo Rocha e Euclides Flor. O combate começou entre oito e nove horas e terminou às dezessete e trinta. Manuel Neto acabou sendo baleado nas duas pernas e por muito pouco não morreu. Calcula-se que mais de vinte soldados morreram nesse confronto. Da parte dos cangaceiros não houve baixas. O rastejador da polícia chamado Ângelo Caboclo foi baleado e posteriormente morto pelos cangaceiros.

Mesmo a polícia contando com um grande contingente e ainda com o suporte de duas metralhadoras e mais ainda com grandes nomes que comandaram as volantes, esse foi o combate que mais desmoralizou as tropas no estado pernambucano. No dia 03 de março de 2014, eu, Antônio Lira e Joventino nos dirigimos para Calumbí onde fomos encontrar com Lourinaldo Teles para que ele nos levasse ao local exato onde houve o combate. Só estando lá para entendermos as estratégias armados pelo Rei do Cangaço e as dificuldades encontradas pela polícia. No lugar conhecido como a “Trincheira de Lampião” ainda pudemos encontrar vários cartuchos com a inscrição DWM, datados de 1910, 1911, 1912, 1913 e 1914.

Cartuchos encontrados pelos pesquisadores em Serra Grande

Todos os méritos dessa pesquisa cabem ao pesquisador Lourinaldo Teles que muito solícito nos transportou  até a Serra Grande e pacientemente nos mostrou durante horas, escalando subidas quase intransponíveis, com pedras soltas, galhos arbustivos, cactáceas espinhosas e calor, os pontos estratégicos onde cangaceiros enfrentaram valentes e famosos comandantes e seus comandados e aonde eles sofreram uma das maiores derrotas na perseguição ao cangaço.

Oitenta e oito anos depois, aquele local ainda guarda as marcas desse confronto, a história perpetua-se feito som propagado na imensidão. Aquela região silenciosa parece trazer os sons da batalha quando nos deparamos com a visão que temos ao olhar o horizonte, estando em seus cumes.......

João de Sousa Lima
Escitor e Hitoriador.
Conselheiro Cariri Cangaço
Fonte:http://www.joaodesousalima.com

4 comentários:

João Andrade disse...

Parabéns a todo pessoal, pelo trabalho histórico. Trabalho este, que nos faz reportar com entusiasmo ao imaginário de um passado remoto e fascinante.

Unknown disse...

Demais. Batalha feroz! Incrível ainda acharem tantos vestígios. Parabéns a todos! Incansável João de Sousa! Poderia fazer um vídeo na Serra Grande com Thiago Menezes do Odisséia Cangaço! Abraço.

Maria da S N dos Santos disse...

Parabéns a essa gente tão forte e corajosa, por não medir esforço e nem pensar em conscequências para fazer esse trabalho tão bonito e importante para nossa cultura do sertão, mais uma vês parabéns. Maria da S N dos Santos 19/04/2020

Unknown disse...

Fico muito agradecido por essa equipe que conseguiu nós transportar até Calumbim Pe,através desse documento audiovisual, Assim ajuda a perpetuar essa história espetacular e única que e a do cangaço .