Jenipapo: Primeira Parada do Cariri Cangaço em Terras Nazarenas !


A tarde do último dia de Cariri Cangaço Princesa 2015, sábado - dia 21 de março, marcou a extraordinária visita da Caravana Cariri Cangaço ao distrito de Nazaré do Pico, município de Floresta no vizinho estado de Pernambuco. Terra dos valentes e valorosos Nazarenos, maiores perseguidores de Lampião, da história e marcaria um dos momentos mais emocionantes do Cariri Cangaço Princesa 2015.

A Caravana Cariri Cangaço saiu de Princesa Isabel por volta das 15 horas, debaixo de uma chuva fina desceu a serra, passando por Flores, Calumbi e Serra Talhada, seguindo rumo a Floresta encontrou com os anfitriões tendo a frente um dos descendentes dos irmãos Flor: Hildebrando Nogueira Neto, Netinho Flor. Da entrada de Nazaré a Caravana partiu para a primeira visita da tarde: Fazenda Jenipapo.


Netinho Flor e a memória dos acontecimentos da Fazenda Jenipapo
Rubelvan Lira explanando como tudo aconteceu no Jenipapo

No Jenipapo, o Cariri Cangaço foi recepcionado pelos proprietários da fazenda; senhor Francisco de Assis, neto de Gomes Jurubeba e seus filhos; Mabel e Moabe Nogueira, tendo ainda Netinho Flor e Rubelvan Lira, que fizeram uma espetacular explanação sobre os principais fatos ocorridos no lugar, ainda no inicio da vida fora-da-lei de Virgulino Ferreira. Segundo Mabel Nogueira "até agosto estaremos inciando a restauração da casa grande da fazenda do Jenipapo".

 Casal Lamartine Lima e Manoel Severo no Jenipapo
Narciso Dias, Jair Tavares, Jorge Remigio, Jose Cícero e Sousa Neto
 Pedro Barbosa, Manoel Severo, Sousa Neto, Jair Tavares, Narciso Dias, Netinho Flor, Rostand Medeiros e Jorge Remigio no Janipapo
Ana Lúcia Souza e a visão da Serra do Pico

Na fazenda Jenipapo, a cerca de 5 km do centro da vila de Nazaré, na estrada que liga Nazaré a Betânia aconteceu o célebre desafio de Virgulino e seus irmãos a João e Antônio Gomes Jurubeba. Eram idos de 1919 e Virgulino, juntamente com seus irmãos, Antônio e Levino, acompanhado de outros cabras se aproximaram da fazenda Jenipapo onde estavam retelhando a casa João e Antonio Gomes Jurubeba, ao que Virgulino falou: "Benção meu padrinho !" se dirigindo a João que se encontrava em cima da casa, que respondeu imediatamente: 

"Não sou padrinho de cangaceiro..." 

Ao que provocou a ira dos irmãos, principalmente de Antônio Ferreira que queria matá-los ali mesmo, mas foi contido por Virgulino. Naquele dia era escrito mais um capítulo da novela de ódio e sangue entre os Ferreira e o povo de Nazaré, ódio esse que se recrudesceria e teria repercussões anos a fio, inclusive com o incêndio e a depredação das propriedades do jenipapo e redondezas em 1926.

Antônio Gomes Jurubeba, pai de João Gomes de Lira, se encontrava ao lado de João Gomes Jurubeba; retelhando a casa do Jenipapo (foto abaixo).

"Naquela época a maioria das famílias moravam por estas bandas, em Betânia, Ipueiras, Ema, e aqui no Jenipapo. Tinha casa aqui o Gomes Jurubeba e alguns membros dos Flor. Em 26 (1926) no ataque frustado de Lampião a Nazaré ele saiu incendiando tudo que encontrava pela frente, aqui no Jenipapo tocou fogo na casa de Gomes Jurubeba, de Euclides e Afonso Flor, não sobrou nada, animal, cerca, casa, tudo foi destruído pelo fogo." diz Netinho Flor.

Neli Conceição na Fazenda Jenipapo
 José Cícero Silva
João de Sousa Lima e Geraldo Ferraz
Maria Amélia Souza e dona Gildete
Jair Tavares, Jorge Remigio, Ivanildo Silveira e Narciso Dias

"É a união da seriedade, responsabilidade, alegria e emoção... O Cariri Cangaço Princesa-2015, demonstrou que este Encontro é o melhor espaço para se discutir o universo do Cangaço, essa é uma ação inesgotável!!!! " Ressalta Maria Amélia de Souza.

Cariri Cangaço Princesa 2015
Dia 21 de Março de 2015
Fazenda Jenipapo - Nazaré do Pico, Floresta - Pernambuco

2 comentários:

Lúcio disse...

Passaram por Nazaré, berço de Manoel Neto e nenhuma palavra sobre este herói.Nem depoimento, nem parentes, nem estórias. Já pedi isso 2 vezes e não toco mais nesse assunto.

marco pollo disse...

Minha avó tinha sobre nome Gomes(Maria Gomes Leite) ! Mas nascida na antiga cidade de Itacuruba, a qual meu bisavô, seu pai(Manoel Quirino Leite) fundou no século 19. Minha avó foi diretora do Júlio de Melo.