O Ceará se prepara para receber o Brasil: Cariri Cangaço - Edição de Luxo - Ano V

O Cristo Rei, receba ao Cariri Cangaço em noite de abertura em Crato

De 23 a 27 de setembro estaremos realizando a quinta edição do Cariri Cangaço em terras cearenses. O evento que nasceu no triângulo "Crajubar" ; Crato - Juazeiro - Barbalha ; ainda em 2009, ganhou dimensão nacional e hoje já está presente em outros quatro estados nordestinos: Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

A programação dinâmica e plural, procura proporcionar a todos os participantes momentos inesquecíveis em visitas a cenários históricos importantes do cariri cearense; conferencias, painéis e debates de qualidade, polêmicos e responsáveis, além da melhor comida, musica e arte de nossa região. 

Ícones da historia do Brasil, do nordeste e do Ceará desfilarão ao longo do Cariri Cangaço - Edição de Luxo - Ano V. Vultos que marcaram a vida e os destinos destes lados do Brasil estarão em tela a partir de pesquisadores e escritores, cineastas e artistas de todas as matizes, numa autentica reunião da família do sertão.

Do alto da Colina do Horto o santo Padre, vela por todos...

A força e toda polêmica que envolve o santo do Juazeiro: Padre Cícero; suas ligações politicas, a Sedição, Floro Bartolomeu, Batalhões Patrióticos e a famosa patente de Virgulino Ferreira, Beato José Lourenço e o Caldeirão, o milagre da hóstia... Juazeiro do Norte, o maior milagre de Padre Cícero recebe o Cariri Cangaço - Edição de Luxo - Ano V, em dois dias de maravilhosa programação.

O cariri guarda mistérios e muita história, além de belezas próprias e proporcionadas por uma natureza exuberante. No vale caririense encontramos a majestosa Chapada do Araripe com  sua Floresta Nacional, tombada pelo Patrimônio Nacional. Aqui os verdes canaviais de Crato e Barbalha se confundem com a inigualável floresta de fósseis só encontrada no Geo Park Araripe. As cachoeiras de Missão Velha dão um toque especial a esta terra espetacular.

E o portal do cariri, Missão Velha, nos reserva muitas emoções em nosso Cariri Cangaço - Edição de Luxo - Ano V. Uma visita pela historia do cariri, desde seu inicio, quando os primeiros colonizadores se "abancaram" no Sítio Santa Teresa, a partir dali, os Terésios partiram para definir os destinos do cariri, do Ceará e nordeste...

A magia da moagem dos engenhos do cariri

O aroma inconfundível da moagem da cana de açúcar, o mel, o alfenim, a rapadura... Missão Velha, de Izaias Arruda e Coronel Santana, nos aguarda de portas e corações abertos reunindo a tradicional família dos Terésios para receber o Brasil de alma nordestina.

Como não conhecer a força e a grande influência das maiores matronas do sertão ? O Cariri Cangaço - Edição de Luxo - Ano V, te leva ao berço das duas maiores "coronelas de saia" do sertão: Marica Macedo, do Tipi da Aurora e Dona Fideralina Augusto Lima de Lavras da Mangabeira, escreveram com letras de suor, lagrimas e sangue a historia de todo o vale caririense e do salgado, mandando em boa parte desse chão por anos e anos a fio. Memória e tradição, historias e contos, tudo isso tendo como cenário: Aurora e Lavras da Mangabeira.

Cariri Cangaço - Edição de Luxo - Ano V: Memória e História...

Episódios marcantes como a tomada da prefeitura de Missão Velha "à bala" pelo "coronel menino" Izaias Arruda, a trama da invasão de Mossoró na fazenda Ipueiras em Aurora, o cerco e o ataque de Izaias ao comparsa Virgulino... A morte na estação da RVC em Aurora. As tramas do coronel Santana, coiteiro mor de Lampião no Ceará, a partir de sua fortaleza na Serra do Mato, os "causos" inconfessáveis... A invasão de Lavras da Mangabeira, casa do poderoso clã dos Augusto de dona Fideralina, por Quinco Vasques... 

O famoso e polêmico Pacto dos Coronéis em Juazeiro do Norte, as Minas do Coxá e a passagem de Frei Caneca em Aurora, o valado da Mãe de Deus na serra do Horto... Cariri, terra de muitas histórias e de um memória sem igual. Serão cinco dias de muita festa. Festa autentica onde o personagem principal será cada um de nossos convidados, os que estão chegando de todo o Brasil e os que ao nosso lado compartilham o dia a dia desta maravilhosa terra !

Então que venha o Cariri Cangaço - Edição de Luxo - Ano V !

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Cariri do Ceará , Brasil

Nenhum comentário: