Piranhas: O Desafio de Realizar mais um Grande Cariri Cangaço

Manoel Severo: O Cariri Cangaço chega novamente a Piranhas em Julho

Uma de nossas grandes preocupações à exemplo do inicio de todo planejamento para a realização das edições Cariri Cangaço, é com a qualidade e a responsabilidade com a programação, os temas e a recepção aos amigos de todo o Brasil que nos visitam. Em Piranhas a responsabilidade aumenta em função das espetaculares edições anteriores, principalmente ao inesquecível Cariri Cangaço Piranhas 2015. 

Para isso estivemos durante o período de carnaval, a exemplo de Floresta e Nazaré do Pico, envolvidos em vários encontros e conversas com os organizadores e apoiadores locais para a formatação de nosso esboço do Cariri Cangaço Piranhas 2016. Celsinho Rodrigues à frente da organização local ganhou o reforço de Edvaldo Feitosa pela chegada em grande estilo do tradicional e histórico município de Água Branca ao Cariri Cangaço. "Temos a responsabilidade e o desafio de fazer um Cariri Cangaço 2016 ainda melhor que o de 2015, esse é o desafio de todos nós" confirma Celsinho Rodrigues.

Celso Rodrigues, Manoel Severo, Celsinho, Jacqueline e o casal Edvaldo Feitosa em reunião de trabalho em Piranhas.

Nosso primeiro encontro foi uma reunião de trabalho onde estabelecemos as linhas mestras da programação do evento, com os principais temas, os locais a serem visitados, a linha das conferências a ser seguida, os conferencistas, todas as novidades e ousadia, e ainda um recorte especial para o dia do Cariri Cangaço Piranhas em Água Branca. Manoel Severo, Celsinho Rodrigues, Sonia Jaqueline, Celso Rodrigues, Reginaldo Rodrigues e o casal Edvaldo Feitosa, se entregaram por mais de duas horas a este primeiro momento para a construção do evento que já tem sua data definida: 28 a 30 de julho. "Teremos o inicio do Cariri Cangaço Piranhas 2016 exatamente no mesmo dia da Missa na Grota do Angico, aniversário de morte de Lampião, 28 de julho uma quinta-feira. A missa que deverá ser promovida pela Sociedade do Cangaço, da jornalista Vera Ferreira, deverá ser pela manha e nosso Cariri Cangaço terá sua abertura para o mesmo dia, no final da tarde ou a noite, por volta das 20 horas no Centro Histórico de Piranhas", revela Manoel Severo.

"Estamos tendo o cuidado de preparar uma programação que possa nesse primeiro momento trazer o que de mais significativo temos em Água Branca, até porque o tempo é curto, assim sem dúvidas vamos fazer tudo para que seja um espetacular evento e é um grande prazer para Água Branca receber pesquisadores de todo o Brasil que aceitaram o convite do Cariri Cangaço, sem dúvidas o maior evento do gênero do país" Fala Edvaldo Feitosa.

Celsinho Rodrigues, Patricia Brasil, Vereador Cacau, Manoel Severo, Dep Inácio Loiola e Chatia Lisboa

Depois de várias visitas ao sítio histórico de Piranhas, houveram mais dois encontros de trabalho, com a participação da Secretária de Cultura e Turismo de Piranhas, Patrícia Brasil,e ainda com o vereador e ex-secretário municipal José Claudio - Cacau e o pesquisador e deputado estadual Inácio Loiola que resumiu o sentimento da cidade de Piranhas: "É uma honra receber o Cariri Cangaço mais uma vez em Piranhas, evento que sem dúvida terá todo nosso apoio".

Ao final de dois dias de entendimentos e trabalho ficou acertado o cronograma final do Cariri Cangaço Piranhas 2016. Abertura no dia 28 de julho, uma quinta-feira, um dia inteiro em Água Branca que será a sexta-feira, dia 29 e o encerramento com um dia espetacular em Piranhas, dia 30. O cuidado dos organizadores com toda a programação e infraestrutura possuem a marca Cariri Cangaço, e sem dúvidas todos estamos comprometidos com fortalecimento de nossa memória, tradição e cultura, é por isso que dizemos que o Cariri Cangaço é Onde o Brasil de Alma Nordestina se Encontra.

O Cariri Cangaço Piranhas é uma realização do Instituto Cariri do Brasil, da Prefeitura Municipal de Piranhas com o apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço.

Cariri Cangaço

Nenhum comentário: