João Peitudo por: Marcos Borges


João Ferreira da Silva; João Peitudo; suposto filho de Lampião. Aguçou-me de repente a vontade de escrever sobre esse personagem que ainda hoje assola o imaginário popular tendo em alguns caso uma defesa ferrenha a ponto de os argumentos não possuírem nenhum sentido. Lendo uma das melhores obras sobre o cangaço LAMPIÃO E O ESTADO MAIOR DO CANGAÇO; dos escritores cratenses Hilários Lucetti e Magerbio de Lucena, Pagina 182 que trata da morte de Ezequiel Ferreira e outros pormenores do irmão mais novo de Lampião, fala-se também da existência em Juazeiro do Norte da figura de João Peitudo.

No referido trabalho narra em suas linhas que o nosso personagem tinha realmente traços físicos com a família Ferreira do Pajeú das Flores com mais destaque ao suposto Pai. Porem, um pequeno fato tirou logo essa esperança do fato ser real; João Peitudo nasceu em 1942 nos Inhamus, no Ceara, quando se sabe que Virgulino teve seu encontro com a morte na madrugada de 28 de Julho de 1938.


Ivanildo Silveira, Marcos Borges e Lili Conceição

Mas ainda assim muitos dos defensores da paternidade se agarram a questão de que antigamente não se ligava em registrar o nascimento dos recém-nascidos com datas exatas, levando-se a crer que por descuido o mesmo teria sido registrado muito tempo após o nascimento. Os mitos são distorções de histórias verdadeira.


Então para terminar e acabar com as inúmeras manifestações daqueles que ainda se apegam a esse fato como um alicerce, foram realizados dois exames de DNA, onde se constatou que não era verdade. João Peitudo faleceu com 62 anos de idade, morte natural, no dia 26 de Junho de 2000, em Juazeiro do Norte.

Marcos Borges
Pesquisador, Caririaçu.CE

4 comentários:

Teresa Raquel ceara disse...

Conheço um filho de João Peitudo que trabalha no centro cultural banco do nordeste,ele me mostrou documentos sobre o pai e um exame de D.N.A com parentes de Lampião e com Expedita,os exames mostraram sim algum grau de parentesco.

Anônimo disse...

Se João Peitudo nasceu em 1942, como afirma a matéria, ele não tinha 62 anos, quando faleceu em Juazeiro do Norte, em 2000.

Rinaldo Morelli disse...

...ou Lampião não morreu em Angicos...

Alcione Amaral disse...

Filho de lampião depois de morto? Lampião fez ele depois que morreu em 28 de julho de 1938? Onde tá a lógica disso?