O Cariri Cangaço já está Acontecendo nas Escolas de Poço Redondo Por:Rangel Alves da Costa


Orgulhoso, feliz e realizado, afirmo: O Cariri Cangaço já é realidade em Poço Redondo, pois já está acontecendo nas escolas municipais. O grandioso evento que terá início oficial no dia 14 de junho e se estenderá até o dia 17, já foi antecipado na rotina escolar de milhares de estudantes e professores. Com efeito, a rede municipal de ensino já levou o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018 para os seus espaços e estão desenvolvendo os temas com presteza e perfeição. Elaboraram projetos e passaram a desenvolver atividades internas, e mais adiante, durante a realização do evento, todas as atividades propostas serão apresentadas à população.
Jamais houve tamanho envolvimento da comunidade escolar com um evento histórico-cultural como o que agora se observa. São alunos cada vez mais interessados pelo real significado do Cariri Cangaço, quais suas propostas de estudo e como realiza seus eventos. Alunos que a todo instante querem saber o porquê de ter o nome Cariri Cangaço e quais os seus reais objetivos de estudo. 



Os professores então, que chamaram para si a prazerosa responsabilidade de não apenas conhecer em profundidade como será o evento em Poço Redondo como pesquisar sobre tudo que envolva o Cariri Cangaço, o que é, seus objetivos, desde quando existe, quais as cidades e estados que já sediaram, os textos escritos, absolutamente tudo que diga respeito ao seminário permanente de estudo histórico, cultural, religioso, sociológico, etc.

O interesse é tamanho que a maioria dos professores já acessou - e por diversas vezes - o site oficial do Cariri Cangaço  (http://cariricangaco.blogspot.com.br/). O mesmo ocorre com relação aos alunos. Tanto assim que quando sou convidado a proferir palestras ou apenas dialogar sobre o que será o evento em Poço Redondo, logo encontro uma comunidade escolar já conhecedora de quase tudo. Fácil observar isso nas perguntas sempre pertinentes e instigantes que fazem.

E mais. Turmas escolares já apresentaram projetos cujas ações deram vida ao cangaço em Poço Redondo, já mostraram Alcino como o grande expoente da saga sertaneja, já se vestiram daquelas pessoas em luta debaixo do sol e da lua, já teatralizaram essa mesma luta, já mostraram as belezas históricas e incentivaram a compreensão dos demais sobre tão importante contexto do passado sertanejo e de Poço Redondo.


As demais escolas farão o mesmo, pois trarão aos olhos da população local e de todos aqueles que estiverem em Poço Redondo durante o evento, a demonstração da força de nossa saga. Hoje ainda estão se apresentando e se preparando no ambiente escolar, mas depois sairão às ruas, tomarão as praças, tornarão todo o Poço Redondo num grande livro aberto. Chamamos a isso de pleno envolvimento com os objetivos do evento Cariri Cangaço: Celebrar o Chão Sagrado de Alcino através de suas riquezas históricas, culturais, geográficas, etc.

De vez em quando aparecem as fotografias dos projetos apresentados nas escolas e dos trabalhos já realizados. E por todo o Poço Redondo há esse clima de compartilhamento e comunhão entre a escola e o evento em si. Como dito, o evento já está acontecendo, o Cariri Cangaço já está produzindo efeitos indescritíveis. Nunca se estudou tanto a história de Poço Redondo como agora, nunca a comunidade escolar se envolveu tanto com suas riquezas históricas e culturais como agora. 

Por consequência, a sensação de pertencimento a esse mundo-sertão, a autoestima de ser e fazer parte desse mundo-sertão, certamente enraizará em cada um o prazer de dizer: Tenho orgulho de ser de Poço Redondo, de ser filho deste chão guerreiro, de fazer parte do seu passado e do seu destino. Tais portas já foram abertas. E que se imagine quando o evento chegar: a festa maior de um povo!

Rangel Alves da Costa
Pesquisador e escritor, Poço Redondo
Conselheiro Cariri Cangaço

Nenhum comentário: