A Cavalhada de Poço Redondo Por:Manoel Belarmino


pppp
Estive na noite de hoje, 04 de junho, na residência de um dos grandes mestres da Cavalhada de Poço Redondo. Seu Tita mora ali quase pertinho da Praça de Eventos, onde morava outro grande Mestre da Cavalhada, o saudoso Dionísio Cruz.
A Cavalhada de Poço Redondo é um dos mais bonitos autos já visto no Brasil que na forma de encenação reconta uma batalha entre os mouros e os cristãos. Na tradição, não se permite que os mouros vençam, Mas na versão nordestina vence quem tirar mais argolinhas. Os enfeites na sua originalidade, o azul e o encarnado, a melodia, tipicamente nordestina, ao som dos pífanos e dos zabumbas, torna a Cavalhada de Poço Redondo a mais linda do mundo.
Tudo é feito em Poço Redondo pelas mãos dos homens e mulheres do lugar. Os enfeites, as ornamentações e até os pífanos.
O DVD produzido pelo Quinteto Violado em Poço Redondo exibe o que há de mais belo, encantador e bonito no mundo: Os Vito e a Cavalhada de Poço Redondo. Viva os mestres de Cavalhada de Poço Redondo.
Na tarde do dia 16, na Programação do Cariri Cangaço Poço Redondo, a Cavalhada estará no grande cortejo na Av. Alcino Alves Costa. Será uma tarde da cultura popular, de encantamento!
Obrigado, seu Tita! Lembranças do saudoso mestre Dionísio Cruz.
Manoel Belarmino
Pesquisador e Escritor
Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Poço Redondo

Nenhum comentário: