As Novidades das Pias das Panelas Por:Manoel Belarmino

Renato Bandeira e Manoel Belarmino ao lado João Dedé
Foi verdadeiramente emocionante ao chegarmos, na tarde do domingo, 29 de julho, na Fazenda São João, no histórico Riacho do Quatarvo, e encontrarmos ali seu João Dedé, o João de Belinha, com 99 anos de idade (restando poucos meses para completar os 100 anos) e dona Belinha Soares. Ambos cheios de tantas informações sobre a fazenda Paus Pretos, as Pias das Panelas e o Riacho do Quatarvo. Dali visualizamos a paisagem da histórica fazenda Santo Antônio e o Serrote da lendária fazenda Mandassaia.
o
Manoel Belarmino entre João Dedé e dona Belinha
Ali, nas proximidades das Pias da Panelas, estão enterrados os corpos de três mulheres e dois homens, todos barbaramente assassinados no tempo do Cangaço. Ali estão enterrados os corpos de: Rosinha Soares, a Rosinha do cangaceiro Mariano, assassinada pelos cangaceiros, com a ordem de Lampião; Zé Vaqueiro, aquele mesmo vaqueiro que tentou matar para roubar o cangaceiro Novo Tempo; Lídia, a cangaceira mais bonita do grupo de Lampião, assassinada pelo próprio companheiro Zé Baiano; e Preta, filha adotiva de Dona Maria das Virgens do Alto Bonito, aquela mesma Maria das Virgens que foi ferrada e teve seus dois filhos marcados pelo ferro do cangaceiro Zé Baiano, cruelmente assassinada pelo seu marido chamado Zé Paulo. 
o
Ali também foi morto pelos cangaceiros o cangaceiro Coqueiro, o delator da traição de Lídia. O que ainda não se sabe é se o corpo de Coqueiro também foi enterrado ou deixado exposto em tempo aberto para que os urubus o devorassem. Além do que já sabemos sobre o que ocorreu nesse lugar e que a maioria dos escritores já relataram em livros, na tarde de hoje, eu e o escritor e jornalista Renato Bandeira ficamos surpresos com as novas informações que obtivemos ali. Quiçá, em breve essas informações aparecerão nas páginas de livros.
o
Manoel Belarmino
Pesquisador e escritor
Poço Redondo, Sergipe 

Um comentário:

Unknown disse...

A história se renova ao encontramos aqueles que fizeram parte daquele momento....Em velhecer é fazer parte da sua história em vida e trazer para a geração presente a verdade daqueles que a seu modo construíram o seu passado.