O que achei no atestado de óbito da Beata Maria de Araújo.Por Hesdras Souto


Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo, conhecida como Beata Maria de Araújo, foi pivô de um fenômeno que até hoje causa calafrios à Igreja Romana, o famoso milagre da hóstia que se transfigurou em sangue. Esse incrível fenômeno, ocorrido mais de 80 vezes, aconteceu pela primeira vez em março de 1889, e foi matéria em dezenas de jornais por todo o país, inclusive no jornal The Rio News, publicado em Inglês, no Rio de Janeiro. A história da Beata está umbilicalmente ligada a história do Padre Cícero Romão Batista e à cidade do Juazeiro do Norte. Sua passagem pela Terra poderia ter sido igual a de muitas outras mulheres sertanejas, pobres, pretas e analfabetas, mas O Criador, em sua Divina Sabedoria, tinha algo profundo e misterioso reservado para a essa Maria Magdalena cearense.

As primeiras romarias ao Juazeiro foram motivadas pelos milagres da Beata Maria de Araújo, o que faz dela a “mãe” de todos os romeiros do Padre Cícero, apesar dele ter recebido o crédito de alguns milagres atribuídos a ela. Após várias visões, profecias, estigmas e por fim consagrar uma hóstia em sangue, a vida da Beata Maria (Magdalena) de Araújo nunca mais seria a mesma, sofrendo atribulações até depois de sua morte. Em vida, a Beata sofreu perseguições, calúnias, foi examinada, investigada, execrada publicamente e por fim enclausurada. A Igreja forçou-a de todas as formas a negar a existência do milagre da hóstia, mas ela se manteve irredutível, impávida, pois os probos nada tem a temer. Recebeu o castigo eclesiástico do silêncio perpétuo, morreu sem falar nada. Todavia, transformou sua cidade na Jerusalém do Brasil.


Sua morte, ocorrida em 17 de janeiro de 1914, durante a Sedição do Juazeiro, não foi suficiente para extinguir a cólera despertada nos corações dos ímpios, muitos deles de batina e solidéu. O Padre Cícero, cuja a admiração pela Beata era notória, inclusive sempre afirmando acreditar no milagre da hóstia, organizou um enterro digno, sepultando seus restos mortais dentro da Capelo do Socorro. Desejava ele que a Beata Maria de Araújo repousasse eternamente num local sagrado, algo que infelizmente não durou muito tempo.

Em 22 de outubro de 1930, o túmulo da Beata foi completamente destruído, possivelmente por ordem do Bispo de Crato, seus restos mortais foram sepultados em local até hoje ignorado. Quando eu achei que todos os tipos de torpezas já tinham sido cometidos contra a nossa Maria Magdalena cearense, descobri no Livro de Óbito nº 28, página 77, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Crato, que constam apenas três linhas, três simples linhas descrevendo a morte de Maria de Araújo. Uma completa sonegação de informações, algo não observado nos outros assentos de óbito. Até nisso violaram à Beata!

Não lhe deram paz em vida, tomaram-lhe sua sepultura na morte, sumiram com seu corpo e não tiveram a humanidade para registrar sua morte de forma devida. Tentaram apagar até os mais sutis sinais de sua existência. Foram tantas as perversidades que alguns fiéis e membros da Igreja cometeram contra Maria de Araújo que causariam inveja a Azazel e a Lúcifer.

Desconhecem, esses pulhas, que Deus ama as Marias Magdalenas, desde aquela da cidadezinha de Magdala, na Galiléia, até a do Juazeiro, no Cariri. Deus parece usar as Marias para pôr à prova a fé dos homens. Hoje sabemos que Jesus se fez presente para essas duas Marias Magdalenas, primeiramente em imagem, posteriormente em sangue. E enquanto a alma da Beata Maria de Araújo - que traz o “Espirito Santo” no próprio nome - ilumina os pobres, indefesos e perseguidos do cariri cearense, os seus detratores e perseguidores vagueiam perdidamente pelas trevas dos umbrais. A história dela é como seu assento de óbito, não tem ponto final.  

Sigamos cantando junto ao mestre Ednardo:“Não temas minha donzela, Nossa sorte nessa guerra, Eles são muitos, Mas não podem voar...”
Por fim, não custa nada perguntar: ONDE ESTÁ O CORPO DA BEATA?

Por Hesdras Souto, Sociólogo, Pesquisador e membro-fundador do Centro de Estudos e Documentação do Pajeú – (CPDoc-Pajeú).

3 comentários:

Paulo disse...

Deve ser muito custoso, mas seria interessante ter amostras de DNA de parentes ainda da beata... Quem sabe no futuro se descubra os restos mortais?

Anônimo disse...

Tive a curiosidade de pesquisa, quem é a biata, Maria De Araújo? Tô impressionada com sua história, e acredito em seu milagre .fiquei triste com o que fizeram com seu corpo.que triste ela não tá sendo reconhecida, tanto como o padre Cícero.

Unknown disse...


IMPRESSIONADA E MUITO CURIOSA SOBRE A HISTORIA DE MARIA ARAÚJO. INFELIZMENTE É MUITO TRISTE SABER QUE NÃO LHE FOI DADA A DEVIDA IMPORTÂNCIA A SUA HISTÓRIA.
MARA DE SALVADOR BAHIA.