Totonho Laprovítera é o convidado de hoje do Cariri Cangaço Personalidade ao Vivo no Instagram

 

Francisco Antonio Laprovitera Teixeira, ou apenas Totonho Laprovitera, este espetacular artista múltiplo, arquiteto e urbanista brasileiro, nascido na capital do Ceará, Fortaleza, é o convidado especial de Manoel Severo no Cariri Cangaço Personalidade, ao vivo no Instagram, nesta segunda-feira, 17 de maio de 2021, mas, quem é Totonho Laprovitera ?

Na arquitetura – formado pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC – seus principais projetos edificados são:  Sede do Tribunal de Contas do Ceará – TCE, em Fortaleza-CE; Aeroporto Internacional de Aracati, em Aracati-CE; Aeroporto Internacional de Jericoacoara, em Cruz-CE; Sede da Ordem Brasileira de Advogados – OAB-CE, Fortaleza-CE.

Nas artes visuais, fez-se notar desde 1974, quando participou de sua primeira exposição na Casa de Cultura Raimundo Cela, em Fortaleza-CE. No início de sua trajetória tomou parte de prestigiadas exposições coletivas. Ilustrou importantes publicações literárias na imprensa nordestina. Em 1977 como aluno do Curso de Arquitetura e Urbanismo foi bolsista por quatro anos da Bolsa/Trabalho/Arte da Funarte/UFC. No circuito artístico universitário, recebeu seu primeiro prêmio em salão e realizou sua primeira exposição individual.


Obras de Totonho Laprovítera

Após 1982 desenvolveu-se na técnica da pintura e desde então realiza exposições individualmente ou em parcerias pelo Brasil. Em 2001 fez, a convite da Embaixada do Brasil na França, a exposição individual Laprovitera à Paris, no Espaço Cultural Jorge Amado na sede da embaixada em Paris. Em 2005 conquistou o primeiro prêmio da XIII Unifor Plástica 2005, na Universidade de Fortaleza, na categoria gravura. Em 2006 foi homenageado pelo Centro Cultural Oboé, como um dos artistas que mais se destacou nas Artes Plásticas do Ceará, em 2005, realizou a exposição individual Laprovitera em Lisboa, na Casa da América Latina e representou o Ceará na coletiva Artistas Brasileiros 2006, no Salão Negro do Senado Federal, em Brasília.

Em 2018, integrou a curadoria do Museu Orgânico Fortaleza, da Prefeitura Municipal de Fortaleza; participa do catálogo da coleção da Fundação Edson Queiroz, em Fortaleza-CE. Em 2019, recriou novo design da campanha Doe de Coração, realizada pela Fundação Edson Queiroz, Fortaleza-CE; Participou da exposição coletiva Grandes Coleções – Projeto Felicidade, Salão Marc Chagall, Associação Brasileira a Hebraica de São Paulo, em São Paulo-SP. Em 2020 é incluído no acervo do MAUC – Museu da Universidade Federal do Ceará.

Na literatura, tem três livros publicados: “Valder Césio – histórias de um boêmio”, 1995 – pequenos contos sobre um personagem da vida boemia de Fortaleza; “Causos”, 2015 – conta histórias sem a preocupação de apartar a verdade da mentira. Com narrativa leve e bem humorada, o livro é uma coletânea de textos escritos, pelo menos, durante uma década. Nesse alfarrábio o autor conta episódios que vivenciou – alguns com um certo exagero – e outros que inventou – com grande moderação – ocorridas em diversos lugares; e “De Primeiro”, 2016 – sem a menor pretensão de contexto historiográfico, o livro conta um pouco de seu autor, em acontecimentos registrados nas guardadas recordações de tantas histórias que viveu e a que assistiu, ou escutou, ou leu ao longo do seu itinerário de vida. Desde 2019 publica semanalmente crônicas no jornal “O Otimista”, em Fortaleza-CE.

Na música, Totonho Laprovitera é parceiro de Amaro Penna, Chico Pio, Herman Torres, Humberto Pinho, Jabuti Fonteles, Macedo Barbosa, Manassés de Sousa, Nonato Luiz, Romeu Duarte, Sérgio Sá, Tarcísio Sardinha, Wagner Castro e Zivaldo Maia, dentre outros.

Participou como letrista nos CDs: BEIRA DO MUNDO, Chico Pio (Solitudine, em parceria com Chico Pio; Beira do mundo, em parceria com Chico Pio; e Estradas, em parceria com Manassés de Sousa e Herlon Robson); ZIVALDO CANTA, Zivaldo Maia (Violando, em parceria com Zivaldo Maia); e CEARÁ, GRANDES INTÉRPRETES E COMPOSITORES, CD+ (Solitudine, em parceria com Chico Pio); TOQUES E TEMAS, GRANDES NOMES DA MUSICA CEARENSE, Modo Maior (Solitudine, em parceria com Chico Pio); CAIS BAR 18 ANOS DE PRAIA, Joaquim Ernesto e parceiros (O biriteiro, em parceria com Joaquim Ernesto e Pardal); CANÇÕES, Nonato Luiz (Enfim perto de mim, em parceria com Nonato Luiz).

Na televisão, em 2005, apresentou o programa de entrevistas “Pense!”, na TV União, em Fortaleza-CE. Desde 2020 apresenta o programa “Mosaico por Totonho Laprovitera” na TV Otimista. No teatro, em 2012, participou da peça "O Gólgota - A Paixão de Cristo", da Casa da Comédia Cearense, na Praça Verde do Dragão do Mar, em Fortaleza-CE. No cinema, em 2018, participou do filme “O Filho Único do Meu Pai!”, produzido por D1 Realizações (Danilo Carvalho) e dirigido por Dado Fernandes. Desde 2011, escreve o “Blog do Laprovitera”.

Totonho Laprovitera ocupa a cadeira de No. 16 da Academia Cearense de Artes – ACA (desde 2012); e a cadeira de No. 38 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo – ACLJ (desde 2015). 

Totonho Laprovitera no Cariri Cangaço Personalidade , nesta segunda, 17 de maio de 2021, ao vivo às 20 horas no Instagram do Cariri Cangaço.

Nenhum comentário: