Serra Talhada e a Noite de Festa da Abertura do Cariri Cangaço


"Chegamos a Serra Talhada com no mínimo uma década de atraso !" Com essas palavras Manoel Severo Barbosa, curador do Cariri Cangaço deu as boas vindas aos convidados da edição do Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome, na noite do dia 11 de novembro de 2022, nos salões do plenário da Câmara Municipal de Serra Talhada, região do Pajeú pernambucano. Os convidados do Cariri Cangaço foram recepcionados pela Filarmônica Vilabelense.

Tendo como mestre de cerimônia o poeta e escritor Rossi Magne, o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo de Dja, presidiu a mesa solene de abertura ao lado de Manoel Severo Barbosa e de Luiz Ferraz Filho, presidente da Comissão Organizadora Local. A mesa foi composta ainda por autoridades e representantes de instituições acadêmicas de toda região, dentre elas a Prefeita em exercício de Floresta, Bia Numeriano, os presidentes da ABLAC, Archimedes Marques; do GECC, Ângelo Osmiro; vice-presidente do GPEC, Bismarck Oliveira; Dierson Ribeiro da Academia Serra Talhadense de Letras; Augusto Martins do IHGP; Erivelton Silva do CEHM; Hesdras Souto do CPDOC; Valdir Nogueira da Associação Pedra do Reino; Allan de Sá da OAB; além de Cilene Pereira representando o distrito de Bom Nome e Jacielma Silva, representante de Calumbi.

Jacielma Silva, Luiz Ferraz, Manoel Severo, Ronaldo de Dja, 
Bia Numeriano e Bismarck Martins
Quirino e Célia Maria: entrada do Estandarte do Cariri Cangaço
Bandeiras de Serra Talhada com a Cangaceira Dorotéia, de Calumbi com Felipe Teles e de Bom Nome com Bruna Vaqueira
Apresentação de Célia Maria e Capitão Quirino
Acolhida aos convidados com o aboio de Bruna Vaqueira de Bom Nome

Tradicionalmente como em edições anteriores, a solenidade contou com a entrada do Estandarte Comemorativo do Cariri Cangaço com o casal Quirino Silva e Célia Maria, em seguida as bandeiras dos municípios de Serra Talhada, Calumbi e do distrito de Bom Nome, de São José de Belmonte foram solenemente a apresentadas aos mais de 400 convidados que lotavam o auditório da Câmara Municipal.

Os Conselheiros Cariri Cangaço; Bismarck Oliveira e Elane Marques; foram responsáveis pela apresentação do Cariri Cangaço aos convidados da noite, com destaque para os expressivos números apresentados pelo empreendimento nesses 13 anos de existência. Bismarck Oliveira lembra,"o Cariri Cangaço atualmente se configura como o maior e mais respeitado fórum de debates e aprofundamento sobre temas ligados ao Cangaço e temáticas capilares ligadas ao fenômeno, como: Messianismo, Coronelismo, Religiosidade, Tradição, Cultura, Musica , Culinária e Estética, unidos a partir de um evento único no Brasil e no mundo que chega hoje a querida Serra Talhada", já Elane Marques ressalta "foram 275 Conferência e Debates, 321 Visitas Técnicas, 81 Lançamentos de Livros, dentre outras realizações, são verdadeiramente números mais que expressivos que mostram o nosso compromisso, enquanto Cariri Cangaço, com o fomento e o resgate de nossa memória e historia, estamos todos de parabéns".

Rossi Magne
Filarmônica Vilabelense
Conselheiro Bismarck Oliveira e a apresentação do Cariri Cangaço
Conselheira Elane Marques e a apresentação do Cariri Cangaço
Conselheiro Cariri Cangaço e presidente da ABLAC, Archimedes Marques

Em suas palavras, o presidente da Comissão Organizadora local, Luiz Ferraz Filho, ressaltou a honra de Serra Talhada esta recebendo pesquisadores de todo o Brasil para a festa do Cariri Cangaço e ressaltou o grande trabalho de toda Comissão; "Valdir Nogueira, Clênio Novaes, Louro Teles, Vilson da Piçarra e Joaquim Pereira, que junto a uma grande equipe de colaboradores tornaram possível a realização deste grande evento", Luiz Ferraz ainda ressaltou "o espetacular trabalho de Cilene Pereira em Bom Nome e de Jacielma Silva ao lado de Louro Teles em Calumbi, coroando a edição do Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome". Em seguida o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo de Dja, falou da alegria de receber na casa do povo "um evento com a força e a credibilidade do Cariri Cangaço, reunindo historiadores de 14 estados de todo o Brasil, o que é uma honra".

Mestre Folheteiro Jurivaldo e Filarmonica Vilabelense
Bismarck Oliveira, Erivelton Silva, Valdir Nogueira, Cilene Pereira, 
Hesdras Souto e Allan de Sá
Renato Santana, Augusto Martins, Dierson Ribeiro, Ângelo Osmiro e Archimedes Marques
Luiz Ferraz Filho e as boas vindas aos convidados do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022

"É uma grande honra para Serra Talhada receber o Cariri Cangaço pela primeira vez, agradecemos a toda a Comissão Organizadora e a toda equipe que tornaram possível esse grande evento. Hoje temos em Serra neste Cariri Cangaço quase 300 pesquisadores de 15 estados brasileiros, sejam todos muito bem vindos"

Ronaldo de Dja, presidente da Câmara Municipal
Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço
"Reunir a partir de hoje, alguns dos mais destacados pesquisadores e escritores das coisas de nosso sertão aqui no solo sagrado de Serra Talhada é uma grande honra, esse auditório possui 420 cadeiras e vê-lo totalmente lotado agiganta nossa felicidade e na mesmo dimensão aumenta nossa responsabilidade..."
"Não poderíamos deixar de agradecer e reconhecer o esforço hercúleo de toda essa Comissão que tem a frente o querido irmão Luiz Ferraz Filho; o grande Valdir Nogueira, os amigos queridos Clênio Novas, Vilson da Piçarra, Joaquim Pereira e meu irmãozinho Louro Teles, sem falar de Joelson e Jacielma em Calumbi e essa gigante Cilene Pereira e todo o pessoal da Napoleão Araújo, em Bom Nome, muito, muito, muito obrigado em nome da enorme família Cariri Cangaço de todo o Brasil por essa grande festa"

Manoel Severo Barbosa curador do Cariri Cangaço deu prosseguimento a solenidade com as homenagens da noite. Em princípio houve a posse de personalidades do universo da pesquisa e estudo do cangaço e do sertão, como novos Conselheiros do Cariri Cangaço. 


Em Serra Talhada tomaram posse no Conselho Alcino Alves Costa; Luiz Ferraz Filho de Serra Talhada, Clênio Novaes de São José de Belmonte, Ana Gleide Leal da cidade de Floresta, Vilson da Piçarra de Brejo Santo, Josué Santana de Saquarema, Zé Tavares de Pombal, Moustafa Veras de Afogados da Ingazeira, Leonardo Gominho de Floresta e Joaquim Pereira de Recife. "Essa noite extraordinária, com esse auditório totalmente lotado marca a chegada de mais 9 novos Conselheiros do Cariri Cangaço, personalidades de destaque em todo o nordeste e que em muito irão engrandecer nosso Conselho Alcino Alves Costa" confirma o Conselheiro Júnior Almeida, da cidade de pernambucana de Capoeiras.

Novos Conselheiros Cariri Cangaço e seus respectivos padrinhos de quem receberam o Diploma e Estola do Conselho:
Joaquim Pereira recebe de Jorge Remígio
Leonardo Gominho recebe de Luiz Ruben
Ana Gleide recebe de Professor Pereira
Josué Macedo recebe de João de Sousa Lima
José Tavares recebe de Carlos Alberto
Clênio Novaes recebe de Junior Almeida
Moustafa Veras recebe de Flávio Motta
Luiz Ferraz Filho recebe de Celsinho Rodrigues
Vilson da Piçarra recebe de Gilmar Teixeira

Luiz Ferraz Filho recebe do Conselheiro Celsinho Rodrigues seu Diploma 
e Estola de Conselheiro Cariri Cangaço
Clênio Novaes recebe do Conselheiro Junior Almeida seu Diploma 
e Estola de Conselheiro Cariri Cangaço
Ana Gleide Leal recebe do Conselheiro Professor Pereira seu Diploma 
e Estola de Conselheira Cariri Cangaço
Joaquim Pereira recebe do Conselheiro Jorge Remígio seu Diploma 
e Estola de Conselheiro Cariri Cangaço
José Tavares recebe do Conselheiro Carlos Alberto seu Diploma 
e Estola de Conselheiro Cariri Cangaço
Moustafá Veras empossado Conselheiro Cariri Cangaço pelo Conselheiro Flávio Motta

Em seguida o próprio Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço concedeu Comendas de Mérito Cultural à prefeitura municipal de Serra Talhada, à Câmara Municipal, à Academia Serra-Talhadense de Letras, ao Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú - IHGP, ao Centro de Estudos de História Municipal e à Filarmônica Vilabelense. "Já é praxe nas edições do Cariri Cangaço, prestarmos essa homenagem à instituições de destaque no município e na região e nessa grande festa aqui em Serra Talhada não poderia ser diferente" diz João de Sousa Lima, Conselheiro Cariri Cangaço da cidade de Paulo Afonso.

Conselheira Elane Marques entrega Comenda para Prefeitura Municipal de Serra Talhada, representado pelo presidente da Câmara, Ronaldo de Dja

"A noite de hoje reforça o que todos já sabemos e testemunhamos ao longo dos anos, o Cariri Cangaço é sem dúvidas um dos maiores indutores de integração da alma nordestina em nosso país. Hoje esse auditório totalmente lotado com as mais significativas representações não só do sertão pernambucano, mas de todo o Brasil, é uma prova inconteste disso" confirma o Conselheiro Cariri Cangaço, Vilson da Piçarra, de Brejo Santo.

Conselheiro Ivanildo Silveira entrega  Comenda para 
Câmara Municipal de Serra Talhada
Conselheiro João de Sousa Lima entrega Comenda para 
Academia de Letras de Serra Talhada
Conselheiro Louro Teles entrega Comenda para Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú, representado pelo presidente Augusto Martins
Conselheiro Joaquim Pereira  entrega Comenda para Centro de Estudos Municipais, representado por Geraldo Ferraz
Conselheiro Luiz Ferraz Filho entrega Comenda para Filarmônica Vilabelense

Um dos momentos emocionantes da noite foi a homenagem; in memoriam; prestada pelo Cariri Cangaço a três das mais destacadas personalidades do sertão e que possuíam fortes ligações com o Cariri Cangaço: Manoel Serafim, da cidade de Floresta, Mabel Nogueira e Ulisses Flor, do distrito de Nazaré do Pico. "Realmente as homenagens aos queridos Manoel Serafim; nosso Conselheiro; Mabel Nogueira e seu Ulisses; os três que já não se encontram entre nós, nos enche de saudade, pela grande ligação que sempre possuíram com nosso Cariri Cangaço, pelo exemplo de retidão e de pessoas honradas que sempre foram e pelo grande legado que deixaram, uma homenagem mais que justa e que nos honra a todos" revela o Conselheiro Cariri Cangaço Ivanildo Silveira da cidade de Natal.

Prefeita de Floresta, Bia Numeriano entrega a Comenda em memória do grande Nazareno Ulisses flor, a seu filho, Euclides Neto
Amélia Araújo e a homenagem ao inesquecível Manoel Serafim
Zinho Flor e Amélia Araújo; representam o Cariri Cangaço nas 
homenagens a Manoel Serafim e Mabel Nogueira

"Agradecemos a família Cariri Cangaço, na pessoa do Curador Manoel Severo, a homenagem a nossa adorável irmā Mabel Nogueira.Ela que tanto se esforçou para que os nazarenos que combateram Lampião tivesse também seu reconhecimento na história." Marcia Nogueira

Os vultos históricos com ligação com a região também foram homenageados. O grande comandante das tropas volantes, Theophanes Ferraz Torres, recebeu a Comenda de "Personalidade Eterna do Sertão" quando na oportunidade a comenda foi recebida por seu neto, pesquisador e escritor, Conselheiro do Cariri Cangaço, Geraldo Ferraz. Em seguida receberam Comendas; Luiz Andrelino Nogueira representado pelo Conselheiro Cariri Cangaço Valdir Nogueira; Luiz Wilson de Sá Ferraz, representado pelo Conselheiro Cariri Cangaço Joaquim Pereira; recebendo ainda comenda de mérito cultural in memoriam, o grande pesquisador e escritor, um dos políticos mais destacados de Serra Talhada, Luiz Conrado de Lorena e Sá e Manoel Martins, um dos precursores do grupos de xaxado da região.

Luiz Ferraz Filho recebe de Rita Pinheiro a comenda em homenagem a
 Luiz Wilson de Sá Ferraz
Joaquim Pereira recebe de Luiz Ferraz Filho a comenda em homenagem a
 Luiz Conrado de Lorena e Sá
 O grande comandante das tropas volantes, Theophanes Ferraz Torres, recebeu a Comenda de "Personalidade Eterna do Sertão" , na oportunidade a homenagem foi recebida por seu neto, pesquisador e escritor, Conselheiro do Cariri Cangaço, Geraldo Ferraz,
Comenda entregue pelos Conselheiros, Ivanildo Silveira e Professor Pereira.

A noite de abertura do Cariri Cangaço ainda contou com o lançamento de um dos livros mais aguardados do ano. Com a apresentação do autor; pesquisador e escritor, Conselheiro Cariri Cangaço da cidade de São José de Belmonte, Valdir Nogueira; foi lançado em grande estilo  "Lampião e a Aliança de Gonzaga", obra que nos trouxe os pormenores e toda a trama que envolveu o ataque a Belmonte pelo bando de Lampião e o assassinato de Luiz Gonzaga Ferraz, empreendedor e comerciante destacado da cidade, no ano de 1922.


 Pesquisador e escritor, Conselheiro Cariri Cangaço da cidade de São José de Belmonte, Valdir Nogueira; fez o lançado em grande estilo "Lampião e a Aliança de Gonzaga" na noite de Abertura do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022.

O encerramento da solenidade em Serra Talhada marcou também um momento valioso; inaugurado justamente no Pajeú Pernambucano. Foi apresentada solenemente a próxima sede da agenda Cariri Cangaço que acontecerá em março de 2023: Cariri Cangaço Princesa Isabel - Triunfo - Patos de Irerê; em mais uma grande festa da Alma Nordestina, desta vez num consórcio ousado e inédito, reunindo os estados da Paraíba, com Princesa e Patos de Irerê e, Pernambuco com Triunfo.

Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada - Calumbi - Bom Nome
Diretor de Cultura de Princesa Isabel, Lucinaldo Feitosa recebe 
o Estandarte do Cariri Cangaço 2023

Manoel Severo e o Diretor de Cultura de Princesa Isabel e a festa do 
Cariri Cangaço Princesa Isabel - Triunfo - Patos de Irerê 2023

Na oportunidade o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo ao lado da Comissão Organizadora de Serra Talhada passou às mãos do Diretor de Cultura de Princesa Isabel o Estandarte do Cariri Cangaço, que marca oficialmente a próxima edição do evento que acontece em março de 2023 em mais uma extraordinária edição do encontro da Alma Nordestina.

Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome................................................................ 11 de novembro de 2022 - Noite de Abertura, Câmara Municipal

Créditos da Fotos: Magno Araújo e outros

Um comentário:

João Andrade disse...

Atrasados "no mínimo uma década". No, entanto, conseguiu resgatar uma história de longa data, satisfazendo todos os convidados. Viva o Cariri Cangaco.