Fazenda Pitombeira do Barão do Pajeú recebe Comenda de "Lugar de Memória" no Cariri Cangaço Serra Talhada


O primeiro dia de atividades do Cariri Cangaço reservou para a caravana de pesquisadores de todo o Brasil a visita histórica à Fazenda Pitombeira; a emblemática e significativa propriedade pertenceu ao Barão do Pajeú, coronel Andrelino Pereira da Silva; "daqui o Barão comandava toda a política de Serra Talhada e região, na segunda metade do século XIX e início do século XX. Foi aqui que dentre outros importantes momentos, o Barão hospedou várias autoridades e personalidades sertanejas, tais como o Padre Cícero Romão Batista na viagem que fez para Roma-ITA e o juiz de direito paraibano, Augusto Santa Cruz, realmente um dos cenários mais importantes de toda região" reforça Luiz Ferraz Filho, Conselheiro Cariri Cangaço.

Eram por volta das 11h da manha quando a Caravana Cariri Cangaço chegou às terras da Pitombeira. Cerca de 250 convidados foram recepcionados pelos atuais proprietários da fazenda; o casal, Antônio Alves Filho, seu Antônio Caiçara; empresário serra-talhadense do  grupo Pajeú Nordeste ; e sua esposa dona Zélia Pereira, neta e herdeira do major Isidoro Conrado de Lorena e Sá; ex-prefeito de São José do Belmonte e que comprou a Fazenda Pitombeira em 1911 ao coronel Antônio Andrelino Pereira da Silva, filho do Barão do Pajeú. 

Conselheiro Ivanildo Silveira e a espetacular visita do Cariri Cangaço a Fazenda Pitombeira

Júnior Almeida, Yasmin, Sr Antônio Caiçara, Dona Zélia, Ranaíse e Eveline
Júnior Almeida e Mário Victor
João Costa, Julierme do Nascimento, Ivanildo Silveira e José Tavares
José Bezerra
A exuberância da Fazenda Pitombeira por Magno Araújo
Conselheiro Joaquim Pereira e Antônio Caiçara
José Francisco e Conselheiro Ivanildo Silveira
Conselheiro Luiz Ferraz Filho e o talento cantador do sertão
Anita Paixão
Manoel Severo entre Manoel Belarmino e Rose Souza

O emblemático cenário da Pitombeira se vestiu de festa para receber o Cariri Cangaço nessa manhã histórica. "Realmente é um grande prazer voltar a Fazenda Pitombeira do Barão do Pajeú, olhando a casa grande, a capela, os arredores dessa fazenda extraordinária ficamos a imaginar, quantas decisões importantes e decisivas para os destinos de todo Pajeú pernambucano passaram por aqui, sem dúvidas uma visita de primeira grandeza, parabéns a Serra Talhada, parabéns ao casal Antônio Caiçara e dona Zélia e parabéns ao grande Cariri Cangaço por essa manhã simplesmente histórica" confessa o Conselheiro Cariri Cangaço Vilson da Piçarra.

As linhas tradicionais com o requinte da modernidade, equilíbrio 
encontrado por dona Zélia

Logo após a saudação à familia dos anfitriões e aos convidados do Cariri Cangaço, feita por Manoel Severo Barbosa, curador do evento, seguiram-se os  momentos mais importantes da visita quando tivemos as apresentações do contexto histórico e principais acontecimentos que tiveram como cenário a Fazenda Pitombeira, apresentação realizada pelos Conselheiros Cariri Cangaço; Valdir Nogueira e Luiz Ferraz Filho, além de Zenon Pereira.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e as boas vindas aos convidados 
na Fazenda Pitombeira
"Hoje é um dia histórico. Nesta manha instituímos a Fazenda Pitombeira como o primeiro Lugar de Memória Cariri Cangaço..." Manoel Severo
Manoel Severo curador do Cariri Cangaço
A fazenda Pitombeira testemunhou o encontro da Alma Nordestina
Julierme Vanderlei, José Tavares, Cícero Aguiar, Junior Almeida, Rubelvan Lira

Os Conselheiros Cariri Cangaço, Luiz Ferraz Filho e Valdir Nogueira apresentaram aos presentes o contexto histórico, a força e a tradição da Fazenda Pitombeira para todo o Pajeú e também Pernambuco. "Hoje o Cariri Cangaço Serra Talhada realiza um marco verdadeiramente histórico com essa visita, quase 300 pesquisadores pisando aqui o chão da fazenda Pitombeira, momento realmente de uma grandeza histórica imensa" fala Luiz Ferraz Filho. "Quantas decisões, quantos episódios, o quanto do destino de todo o Pajeú foi traçado aqui por entre as paredes da fazenda Pitombeira, aqui realmente temos um verdadeiro templo da memoria de toda região" confirma Valdir Nogueira.

Luiz Ferraz Filho, Sr Antônio Caiçara e dona Zélia
"Momento Histórico essa Visita do Cariri Cangaço à Fazenda Pitombeira"
Zenon Pereira e o relato da historia da Fazenda Pitombeira
Valdir Nogueira e o contexto histórico
"A Fazenda Pitombeira era um grande latifúndio de 12 mil hectares, que compreendia as Fazendas Caiçara, Ipueira, Cedro e Belém, essa última; herança que o Barão do Pajeú recebeu do seu pai, o comandante-superior Manoel Pereira da Silva, o mesmo, responsável pelo ataque aos fanáticos da Pedra do Reino em maio de 1838..."

Conselheiros Cariri Cangaço , Calixto Júnior e Jorge Remígio
Conselheiros Cariri Cangaço , Jorge Figueiredo e Moustafa Veras


Conselheiro Cariri Cangaço Valdir Nogueira
Luiz Antônio e Conselheiros Cariri Cangaço: Junior Almeida e Vilson da Piçarra
Jose Francisco e equipe: Pedro Henrique e Rafael 
Conselheiro Cariri Cangaço Júnior Almeida
Manoel Belarmino e Rose Souza
Onofre Lacerda e Adriano Carvalho
Flávio e Conselheiros, João de Sousa e Flávio Motta
Conselheiro José Tavares entre Julierme Vanderlei e Cícero Aguiar

"O Coronel Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú, nasceu em 1823. Proprietário fundador da fazenda Pitombeira, em Serra Talhada, era filho do Comandante Superior Manuel   Pereira. A Fazenda Pitombeira foi destaque na história do Pajeú, aclamado Barão em dezembro de 1888, substituiu o pai no comando político local, foi primeiro Prefeito de Vila Bela, entre os anos de 1892 a 1895, faleceu no ano 1901...."

Primeira Comenda "Lugar de Memória Cariri Cangaço" consagrada a Fazenda Pitombeira

Em seguida o ponto alto da programação: A concessão pelo Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço da Comenda "Lugar de Memória Para Perpetuação das Tradições do Sertão" a Fazenda Pitombeira. A solenidade de entrega da comenda acontecida diante da majestosa Casa Grande da Pitombeira contou com a apresentação do conceito e respaldo cientifico dos "Lugares de Memórias" pela pesquisadora e escritora, Conselheira Cariri Cangaço, Luma Holanda, filha de Serra Talhada radicada em João Pessoa.

Conselheira Cariri Cangaço Luma Holanda e os Lugares de Memórias 
ao lado do Conselheiro Vilson da Piçarra
 
Luma Holanda e os "Lugares de Memória"
Padre Agostinho, capelão do Cariri Cangaço, consagrando a fazenda Pitombeira como Lugar de Memória Cariri Cangaço
Padre Agostinho, capelão do Cariri Cangaço, e as bênçãos sacerdotais ao primeiro 
"Lugar de Memória" Cariri Cangaço
Rossi Magne, Antônio Caiçara, Clênio Novaes e Eveline 
Ana Gleide, Betinho Numeriano, Antônio Caiçara, Dona Zélia, Eveline e Nivaldo Pereira
Conselheiro Cariri Cangaço Clênio Novaes e Rossi Magne

"Acompanho o Cariri Cangaço já há 10 anos e com muita honra recebi o titulo de Capelão do Cariri Cangaço, o que muito me orgulha. Através do Cariri Cangaço tive a oportunidade de conhecer os mais importantes cenários do cangaço e o privilégio de fazer parte dessa grande família que me acolheu com tanta generosidade. Muito obrigado ao nosso líder Manoel Severo e a todos os Conselheiros" revela Padre Agostinho.

Padre Agostinho, Capelão do Cariri Cangaço
Conselheiro Valdir Nogueira: O Barão do Cariri Cangaço
Kauã Silva: o talento e a arte do povo sertanejo do Pajeú

"Esta é minha primeira experiência em um Cariri Cangaço. Via as fotos, as filmagens, os programas , tudo pelas redes sociais e conversava com os amigos mais próximos sobre o evento. Hoje eu entendo porque dizemos que o Cariri Cangaço é "mais que um evento, é um sentimento" , simplesmente sensacional entrar e fazer parte dessa familia Cariri Cangaço, não pretendo perder mais nenhuma edição" diz o jovem poeta e sanfoneiro da cidade de Tabira, Kauã Silva.

Fazenda Pitombeira, Morada do Barão do Pajeú; 
"Lugar de Memória Cariri Cangaço" 
primeira visita técnica em Serra Talhada 2022
Conselheiros: Jorge Figueiredo, Luma Holanda, Luiz Ferraz Filho 
e  Antônio Caiçara, dona Zélia
Manoel Severo, Joao Andrade, Vilson da Piçarra e Darlan
Conselheiro João de Sousa Lima
Conselheiro Valdir Nogueira,  Onofre Lacerda e Adriano Carvalho
Divanildo, Rubia Lóssio e Conselheiro Josué Macedo

Na oportunidade da agenda Cariri Cangaço em Serra Talhada, o Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço concederá à Fazenda Pitombeira a Comenda "Lugar de Memória Para Perpetuação das Tradições do Sertão". Quem explica é o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "neste Cariri Cangaço Serra Talhada inovamos e instituímos a concessão da Comenda "Lugar de Memória Para Perpetuação das Tradições do Sertão", relevando a decisiva importância de cenários preciosos e decisivos para a perpetuação da memória do sertão e a Fazenda Pitombeira será o primeiro cenário a receber esta comenda". 

Conselheiro Valdir Nogueira e Fábio Vila
Conselheiro Ângelo Osmiro entre Fernando Ferraz e Luiz Gonzaga
Conselheiros Ana Gleide, Jair Tavares e ainda; Luiz Antônio, Nierson Ferraz e Ciço do Pife
Conselheiros Luiz Ruben, Valdir Nogueira e Manoel Severo

Jair Tavares, José Tavares, Joaquim Pereira, Calixto Junior, João de Sousa Lima, Ivanildo Silveira, Julierme Vanderlei, Jorge Remígio e Célia Maria
A fé do sertão e o Cariri Cangaço: Bispo André Nunes e Padre Agostinho

"Muitos imaginam que o Cariri Cangaço funciona como uma varinha de condão; ou seja; de um momento para o outro se define uma sede, uma programação, reúne os pesquisadores e pronto...Qual o segredo? Ora, o Cariri Cangaço é o resultado de muito trabalho, trabalho exaustivo de muitos e talentosos amigos, dedicação integral, sensibilidade e o mais absoluto compromisso com a ética e o respeito mútuo e às diferenças, assim tem sido desde sempre, em Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome não foi diferente, e nunca será...Avante!" Manoel Severo



Cariri Cangaço na Fazenda Pitombeira por José Francisco
Canal Lampião Cangaço e Sertão - YouTube

 
PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

Cariri Cangaço na Fazenda Pitombeira
YouTube Canal: Lampião Cangaço e Sertão
Pesquisador José Francisco


Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome................................................................ 12 de novembro de 2022 - Fazenda Pitombeira do Barão do Pajeú .............................   Primeira Comenda Lugar de Memória

Nenhum comentário: