São José de Princesa Recebe o Cariri Cangaço para Seminário História, Memória e Cultura


A cidade de São José de Princesa, no estado da Paraíba, está em festa, é o São João Matuteiro. Num dos períodos mais tradicionais e emblemáticos de todo o calendário nordestino; as festas juninas; coube a São José de Princesa realizar o maior festa de São João da região da Serra do Teixeira. São 30 dias de festa, entre os dias 31 de maio a 02 de julho, a cidade revive os grandes encontros do povo sertanejo, numa festa de cores, sabores, sons, arte, cultura e muita alegria.

Para o curador Manoel Severo "é uma enorme honra para o Cariri Cangaço ao lado da APLA-Academia Princesense de Letras e Artes, realizar a convite do amigo; Prefeito Juliano Matuto e da querida Rúbia Matuto; realizar esse espetacular Seminário "São José de Princesa - Memória, História e Cultura" dentro do São João Matuteiro. Sem dúvidas uma oportunidade preciosa para trazermos e aprofundarmos ainda mais o debate sobre a história e a tradição dessa cidade tão acolhedora e que possui tanta força em sua memória. Estamos trazendo alguns dos mais qualificados pesquisadores da temática, envolvendo a guerra de Princesa, o cerco do Casarão de Patos, a força e o conflito entre os coronéis da época, o papel da cidade nesse contexto politico e histórico, enfim. Será um momento único e o mais legal, será em praça pública, quando estaremos juntos com os professores, os alunos, a família de São José de Princesa. Será um dia inesquecível. Os queridos Juliano e Rubia Matuto, como toda gestão, estão de parabéns pelo resgate e fortalecimento de sua história".

Já o Conselheiro Cariri Cangaço, presidente da APLA - Academia Princesense de Letras e Artes, pesquisador Emanuel Arruda, "a honra é muito grande, sabemos da força e da tradição da história de São José de Princesa, notadamente no episodio de 1930, com o cerco do Casarão de Patos, dai o Cariri Cangaço e a APLA trazem para um grande debate em praça pública nomes qualificados para a programação; estaremos eu além de Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, também os Conselheiros Cariri Cangaço; pesquisadores Luiz Ferraz Filho e José Tavares de Araújo Neto; e os grandes; Thiago Pereira, bisneto de um dos principais protagonistas desse episodio, Cel. José Pereira de Princesa e o grande pesquisador Dominguinhos Maximiano, será um momento excepcional. Juliano e Rubia estão de parabéns".

O Seminário "Cariri Cangaço São José de Princesa - Memória, História e Cultura" acontece no domingo, 25 de junho de 2023 em praça pública a partir das 15 horas, na cidade de São José de Princesa.

Realização:
Prefeitura Municipal de São José de Princesa
Cariri Cangaço
APLA Academia Princesense de Letras e Artes

Nenhum comentário: