O Maior Combate do Cangaço: Serra Grande no Cariri Cangaço Calumbi 2022

Cariri Cangaço na Serra Grande

A segunda-feira, 14 de novembro de 2022, marcou o quarto dia do grande Cariri Cangaço Serra Talhada. A caravana composta de pesquisadores, escritores e entusiastas da temática, de 14 estados do Brasil, partiram para a cidade de Calumbi, ali a programação reservava a visita técnica seguida de conferência, ao cenário da maior batalha do cangaço: Serra Grande.

Luiz Antônio
Yasmim, Junior e Ranayse Almeida

Serra Grande, pedaço de chão encravado no sertão pernambucano de Virgulino Ferreira, serra enigmática com seus mais de 900 metros de altitude situada entre os municípios de Calumbi, Flores e Serra Talhada, no famoso Vale do Pajeú. Serra Grande, palco do maior combate que o cangaço de Lampião protagonizou ao longo de seus 20 anos de reinado.

Manoel Severo e as boas vindas no distrito de Varzinha

Os convidados vindos de toda a região começavam a chegar ao ponto de encontro na rodovia que interliga os municípios de Serra Talhada e Calumbi, na localidade de Monte Alegre em Varzinha, quando a municipalidade de Calumbi aguardava a todos para o credenciamento, sob o comando do Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor Louro Teles. A recepção ficou a cargo do prefeito municipal de Calumbi, Joelson ,da Secretária Jacielma Silva e de equipe da gestão municipal. As boas vindas foram dadas pelo curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa e pelo Prefeito Joelson. 

Caravana  Cariri Cangaço chega ao distrito de Varzinha

Bismarck Oliveira, Otavio Cardoso, Ivanildo Silveira e Fagner Lopes
Vilson da Piçarra, Francisca Ferraz e Isalete
Manoel Severo, Joaquim Pereira, Erivelton e Silva, José Alberto
João Costa, Rosélia e Zé Tavares
Marcus Vinícius, Luma Holanda e João de Sousa Lima
José Alberto, Zé Bezerra, Valdir Nogueira, Zé Tavares e Luiz Antônio
Junior Almeida e Anita Paixão

Os números são impressionantes até para aqueles que são afeitos ao estudo do fenômeno: 10 mortos, 14 feridos, quase 300 militares numa sanha desesperada em busca de dar fim a Virgulino com seus mais de 115 cangaceiros; foram cerca de 3 mil tiros em quase 10 horas de combate naquele longínquo 26 de novembro de 1926.

Fred Santos, Clênio Novaes, Vilson da Piçarra, Luiz Antonio, Zé Bezerra, Francisca Ferraz, Isalete, Risonete e Bismarck Oliveira e Amélia Araujo 
Quirino Silva e Célia Maria
Fagner Lopes, Roberto Batista, Otavio Cardoso, Clênio Novaes, Ivanildo Silveira, Nivaldo Pereira e Divanildo
Bismarck Oliveira e familia Siqueira: Família do Cangaceiro Luiz Pedro, do Retiro
Zé Bezerra, Clênio Novaes, Vilson da Piçarra e Bismarck Oliveira
Luiz Antônio e Rubelvan Lira
Gláucia Feitosa e Joseane Teles
João de Sousa Lima, Luma Holanda, Renata, Ivanildo Silveira, Bismarck e Risonete, Flávio, Célia e Quirino
Flávio, Vilson e Renata
Zé Bezerra, Joaquim Pereira e José Alberto
Manoel Severo e Simone 
Marcus Vinicius, Luma Holanda, João de Sousa e Manoel Severo

Eram cerca de 10 horas da manha quando o Cariri Cangaço chegou ao local onde seria apresentada a epopeia do Combate de Serra Grande. No palco central da programação o Conselheiro Cariri Cangaço, Louro Teles, certamente uma das maiores autoridades quando o assunto é o referido combate, capitaneou a conferencia que trouxe a todos os presentes os detalhes da trama; conferencia que contou ainda com as participações dos Conselheiros Cariri Cangaço, Ivanildo Silveira e Vilson da Piçarra.

Com a palavra Louro Teles: "aqui nesse distrito de Varzinha foi o local onde Lampião exigiu a entrega do resgate de 20 contos pelo sequestrado Pedro Paulo Magalhães Dias; inspetor da Standard Oil Company; ali também localizava-se a residência de Silvino Liberalino; que tinha sido subdelegado de Vila Bela, em 1911; local onde Lampião estacionou com seu bando antes do fogo e acabou levando o mesmo como refém."

Manoel Severo e prefeito Joilson
Manoel Severo e as boas vindas na Serra Grande
Secretária Jacielma, Rosinete e Bismarck, Manoel Severo, Prefeito Joelson, 
Felipe Teles, Vilson da Piçarra e Louro Teles
Manoel Severo e o Cariri Cangaço na Serra Grande

"O combate de Serra Grande vem situar-se entre duas das mais polêmicas passagens da saga do filho de seu Zé Ferreira, vulgo Lampião, a saber; em março do mesmo ano o rei dos cangaceiros visita Juazeiro do Norte para se integrar às forças dos Batalhões Patrióticos e receber fardamento e armas na Meca de padre Cícero Romão Batista e logo em seguida ao combate que ocorreu em novembro, escreveria a ousada carta ao governador de Pernambuco, Júlio de Melo, sugerindo a divisão do território pernambucano entre os dois."

Louro Teles e o maior combate do Cangaço
Conselheiro Cariri Cangaço Louro Teles e a visita a Serra Grande

"Serra Grande com quase dez horas de fogo serrado; com o combate iniciando depois das oito da manha e estendendo-se até o anoitecer, o que se viu foi a ampla vantagem numérica das forças volantes; que somavam quase 300 homens; ser pulverizada pela estratégia cangaceira, boa parte dela referente à extraordinária posição assumida pelo bando. As forças volantes sob o comando de Higino Belarmino e ainda contando com Arlindo Rocha, Manoel Neto e Euclides Flor acabaram sendo submetidas a um revés histórico com quase 30 soldados entre mortos e feridos. Entre as "vítimas morais" o destaque para o valoroso Arlindo Rocha; que teria comentado que os cangaceiros almoçariam bala e acabou recebendo um balaço no rosto que lhe fraturou o maxilar inferior; e o bravo nazareno Manoel Neto, que recebeu balaço nas duas pernas, além do episódio onde Euclides Flor recolocou ainda em combate as vísceras abdominais de Vicente Ferreira, ou Vicente Grande, baleado no estômago; desastre total para as forças volantes, enquanto no bando cangaceiro, nenhuma vítima registrada."

Conselheiro Cariri Cangaço Vilson da Piçarra e a presença de 
Arlindo Rocha no fogo da Serra Grande
Conselheiro Cariri Cangaço Ivanildo Silveira e os volantes mortos 
no fogo da Serra Grande
Padre Agostinho, capelão do Cariri Cangaço, e as bênçãos sacerdotais na Serra Grande

O Brasil de Alma Nordestina tinha um encontro com a maior batalha do cangaço de Virgulino Ferreira: O Fogo de Serra Grande

Geovanna Carneiro
Zé Tavares
Renata, Gláucia e Felipe
Padre Agostinho e Ana Gleide
Simone e a obra prima de Louro Teles
João Costa
Getúlio Bezerra
Anita, Rossi Magne e Niécio Ferraz
João Andrade, Joaquim Pereira e Manoel Severo
Gilmar Teixeira


.Cariri Cangaço Calumbi 2022 - O Combate de Serra Grande 
Canal YouTube: Lampião Cangaço e Sertão
Pesquisador José Francisco

TAMBORIL

Cariri Cangaço Calumbi 2022 em Tamborilvisita à casa do Senhor Francisco Braz no Sitío Tamboril, para onde foram levados os soldados baleados na Serra Grande

Depois da visita ao primeiro cenário da maior batalha do cangaço de todos os tempos, a caravana Cariri Cangaço seguiu para a localidade de Tamboril. "Aqui em Tamboril, Severo, foi justamente onde Lampião dormiu com seus cabras na véspera do combate, dormiu num engenho do outro lado da estrada de onde estamos e aqui nesta casa, chegaram ao amanhecer, as tropas volantes; por pouco não pegaram os cangaceiros aqui mesmo, daqui saíram no encalço do grupo e no final do dia, para esse alpendre, trouxeram os 14 soldados baleados no fogo da Serra Grande, foi um desmantelo..." completa Louro Teles.

Localidade de Tamboril, em Calumbi
Tamboril: nestas baixas Lampião dormiu na véspera do fogo da Serra Grande 

O Pilão
Pilão usado pelas forças volantes para atender aos feridos da Serra Grande;
O pilão onde foram preparada a beberagem remédio para os soldados feridos, "Não sobrou nenhum pintos desse terreiro, todos foram pisados com água no pilão e dai os soldados tomaram para vomitar e colocar tudo o que não prestava para fora..."

A casa do Senhor Francisco Braz no Sitio Tamboril, para onde foram levados os 14 soldados baleados na Serra Grande acabou se tornando um grande hospital. Entre os baleados levados ao lugar estavam Arlindo Rocha; colocado deitado em um banco de madeira e Mané Neto, que acabou deitando no chão junto ao banco. Dali enviam comunicado ao comando em Vila Bela. De Vila Bela parte o  major Theófhanes Ferraz Torres, que chega ao Tamboril com um comboio de cinco caminhões para transportar as volantes e os feridos para Vila Bela.

 
Cariri Cangaço Calumbi 2022 - Tamboril e o Combate de Serra Grande 
Canal YouTube: Lampião Cangaço e Sertão
Pesquisador José Francisco

...de Tamboril o Cariri Cangaço parte para a sede de Calumbi


Depois das visitas técnicas ao cenário do maior combate do cangaço; Serra Grande; e da passagem pelo emblemático sítio Tamboril: A Casa dos Baleados; a caravana Cariri Cangaço chega à sede do município de Calumbi, recebidos em grande estilo pelo Conselheiro Cariri Cangaço Louro Teles, o prefeito Joílson e pela secretária Jacielma, em mais uma grande festa da alma nordestina.

Banda Marcial municipal em desfile pelas ruas de Calumbi ao lado da 
caravana Cariri Cangaço

Em Calumbi, recepcionados pela Banda Marcial municipal, a caravana Cariri Cangaço percorreu as principais ruas do centro em direção ao Museu do Cangaço de Calumbi; antigo sonho do pesquisador Louro Teles, inaugurado justamente nesta tarde histórica do Cariri Cangaço em Calumbi. "Testemunharmos a realização de um sonho há tanto tempo acalentado pelo querido irmão Louro Teles, sonho esse ao qual dedicou boa parte de sua vida e recursos próprios, ver a inauguração do Museu do Cangaço de Calumbi, propriedade de Louro Teles, dentro da Programação do Cariri Cangaço, é uma honra sem tamanho", confessa Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Joao de Sousa, Louro Teles, Manoel Severo e Jacielma na inauguração do 
Museu do Cangaço de Calumbi
Joaquim Pereira, Ivanildo Silveira, Manoel Severo, Louro Teles, Roberto, João de Sousa, Francisca , Niecio Ferraz e Zé Bezerra
Manoel Severo e Louro Teles , discurso na inauguração do Museu do Cangaço de Calumbi
Caravana Cariri Cangaço na Festa de Inauguração do Museu do Cangaço de Calumbi

A grande jornada do Cariri Cangaço em  Calumbi ainda reservava uma recepção seguida de almoço e solenidade de entrega de Diplomas na quadra esportiva da escola Edmilson Cordeiro, seguida de apresentações culturais tradicionais .

Rita Pinheiro a Garimpeira da Cultura
Conselheiros Cariri Cangaço, Valdir Nogueira e Jorge Remígio
Rita Pinheiro, Prefeito Joilson e Secretária Jacielma
Poeta Rossi Magne
Manoel Severo
Manoel Severo e prefeito Joílson

Cariri Cangaço Calumbi 2022 - Festa na Recepção em Calumbi
Canal YouTube: Lampião Cangaço e Sertão
Pesquisador José Francisco

Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome  .                                                       .....
14 de novembro de 2022 - Município de Calumbi
Visita ao Cenário da Batalha de Serra Grande
Visita ao Sítio Tamboril
Recepção na sede da cidade -  Museu do Cangaço de Calumbi
Quadra Esportiva Escola Edmilson Cordeiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todos os envolvidos nesse brilhante evento que ocorreu em novembro de 2022, em Aerra Talhada, Calúmbi, Bom Nome de São José do Belmonte e lá nas localidades Serra Vermelha no município de Floresta, também em Fazenda São Miguel de Serra Talhada. Mas principalmente em Serra Talhada, Colúmbia e Bom Nome.

Fernando Cunha disse...

Parabéns à todos os envolvidos nesta maravilha cultural que é o Cariri Cangaço.