Noite Solene Marca a Grande Festa de Abertura do Cariri Cangaço 2023 em Princesa Isabel


Era a noite de quinta-feira,  dia 23 de março de 2023, uma Noite de Abertura marcante, para não esquecer. O Cariri Cangaço aportava na tradicional cidade paraibana de Princesa Isabel pela segunda vez, consolidando a presença forte do empreendimento na região. Convidados de todo o Brasil lotaram as dependências da Quadra Poliesportiva Ministro Alcides Vieira Carneiro, numa autentica festa da integração da alma nordestina. "Eu já vi muitas solenidades de abertura do Cariri Cangaço, solenidades marcantes, grandes em numero e em representatividade, mas a desta noite aqui em Princesa Isabel , impressionou!" revela o Conselheiro Cariri Cangaço Professor Pereira, da cidade de Cajazeiras.

Talento, beleza e arte do Grupo de Cultura Abolição na noite de abertura 
do Cariri Cangaço Princesa Isabel 2023

Os convidados do Cariri Cangaço foram recepcionados pela Banda Marcial da Policia Militar da Paraíba, do 3° Batalhão de Patos para em seguida pela Banda Municipal Manoel Marrocos e, na sequência, o grupo de Cultura Abolição e o artista princesense Zé Roxinho, formando uma autentica festa do talento e da arte do sertão.
Banda Marcial da Policia Militar da Paraíba, do 3° Batalhão de Patos
Banda Municipal Manoel Marrocos

Os Conselheiros Cariri Cangaço, Capitão Quirino e Célia Cangaceira, da cidade de João Pessoa, mais uma vez conduziram a entrada do Estandarte do Cariri Cangaço, seguidos por representantes dos três municípios realizadores do encontro com suas respectivas bandeiras; Princesa Isabel e São José de Princesa, na Paraíba e Triunfo em Pernambuco. "O Cariri Cangaço se fortalece a cada edição como um  indutor da integração regional, haja visto hoje aqui em Princesa com esse consorcio entre a Paraíba e Pernambuco para a realização do evento" lembra o Conselheiro Cariri Cangaço Luiz Ferraz Filho, de Serra Talhada.

Capitão Quirino e Célia Cangaceira, conduziram a entrada do Estandarte do Cariri Cangaço
As Bandeiras dos três municípios representados na noite de abertura

A Mesa composta por autoridades dos três municípios; representantes dos executivos municipais, legislativos, representantes da Policia Militar, de grupos de estudos e academias, além de pesquisadores e historiadores, conduziram a solenidade que constou de várias homenagens; entrega de comendas e diplomas; além das falas dando boas vindas aos convidados de todo o Brasil. "Hoje ficamos impressionados com essa festa aqui em Princesa, mais uma vez o Cariri Cangaço consegue reunir um numero extraordinário de pesquisadores e participantes de todo o Brasil, já se constata na noite de hoje, representantes de 14 estados da federação, isso é espetacular" comenta o Conselheiro Cariri Cangaço João de Sousa Lima da cidade de Paulo Afonso.

Mesa Solene da Abertura do Cariri Cangaço Princesa Isabel 2023
José Casusa e Manoel Severo
André Vasconcelos e Emanuel Arruda
José Casusa de Almeida, Manoel Severo e Lucinaldo Feitosa

Em suas falas ,o prefeito de Princesa Isabel Ricardo Pereira, ressaltou "a importância do município receber um evento de tanta magnitude e credibilidade em todo o Brasil que é o Cariri Cangaço, sendo uma grande honra para Princesa Isabel", já Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço fortaleceu a essência do evento e do encontro: "consolidar ainda mais a força e tradição da memória e da espetacular história de Princesa Isabel dentro dos próprios destinos do Brasil".

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço: "consolidar ainda mais a força e tradição da memória e da espetacular história de Princesa Isabel"
Emanuel Arruda e "o trabalho em equipe e a harmonia entre as várias instituições na direção de promover mais um grande Cariri Cangaço"
Prefeito Ricardo Pereira e "a importância de receber um evento de tanta magnitude e credibilidade em todo o Brasil que é o Cariri Cangaço"
Thiago Pereira

O Conselheiro Cariri Cangaço e presidente da Academia Princesense de Letras e Artes, Emanuel Arruda ressaltou "o trabalho em equipe e a harmonia entre as várias instituições na direção de promover mais um grande Cariri Cangaço: Prefeitura Municipal, APLA, Palacete dos Pereiras, Memorial Pereira Lima, Policia Militar da Paraíba e o IFPB Campus Princesa Isabel, mostraram a força da ação conjunta". Já o diretor de cultura Lucinaldo Feitosa agradeceu "a todos que colaboraram para a realização do Cariri Cangaço Princesa , São José e Triunfo, que hoje se torna realidade". Ainda compondo a Mesa Solene tivemos a presença do Prefeito de São José de Triunfo, Juliano Matuto, da secretária de finanças, Rubia Matuto e do Secretário de Turismo e Cultura de Triunfo, André Vasconcelos.

Empossados os dois novos Conselheiros Cariri Cangaço, Célia Maria e Dantas Suassuna
Conselheiros, Celsinho Rodrigues, Luma Holanda, Célia Maria e Quirino
Conselheiros Dantas Suassuna e Clênio Novaes
Conselheiros Dantas Suassuna, Clênio Novaes e Professor Pereira

Na sequencia tomaram posse dois novos Conselheiros Cariri Cangaço que irão formar ao lado de outros 46 componentes, o Conselho Consultivo Alcino Alves Costa. Foram empossados, a escritora, cordelista e artesão Célia Maria, de João Pessoa e o pesquisador e multiartista Manuel Dantas Suassuna; filho do inesquecível Ariano Suassuna.
 
Conselheiro João de Sousa Lima e Prefeito Ricardo Pereira
Conselheiros, Luma Holanda, João de Sousa Lima, Louro Teles, 
Celsinho Rodrigues e Bismarck Martins
Conselheiros, Ana Gleide, Bismarck Martins, Celsinho Rodrigues, Louro Teles, 
João de Sousa Lima e Célia Maria
Conselheiros, Junior Almeida, Raul Meneleu, Josué Santana, Manoel Belarmino, Jair Tavares, Professor Pereira, Joaquim Pereira, Clenio Novaes, Luiz Ferraz e Zé Tavares
Conselheiros, Elane Marques, Luma Holanda, João de Sousa, Louro Teles, Celsinho Rodrigues, Bismarck Martins, Raul Meneleu, Joaquim Pereira, , Professor Pereira, 
Joaquim Pereira, Jair Tavares, Wescley Rodrigues, Junior Almeida e Josué Santana
Conselheiros, João de Sousa Lima, Celsinho Rodrigues, Manoel Severo, 
Luma Holanda e pesquisador poeta Rossi Magne
Celsinho Rodrigues e Manoel Severo
Manoel Severo, Ana Gleide e Betinho Numeriano
Ana Gleide, Betinho Numeriano, Bismarck Martins e Risonete
Conselheiros, João de Sousa Lima, Louro Teles, Raul Meneleu, 
Narciso Dias e Emanuel Arruda
Conselheiro Wescley Rodrigues

O evento foi sequenciado pela entrega de comendas do Mérito Cultural Cariri Cangaço. Receberam a comenda as instituições: Prefeitura Municipal de Princesa Isabel, a Academia Princesense de Letras e Artes, o Grêmio Literário Joaquim Inojosa , o Memorial Pereira Lima e o Grupo de Cultura Abolição.

Um dos momentos altos do evento foi a homenagem prestada a um dos mais ilustres filhos de Princesa Isabel, o coronel José Pereira Lima, protagonista de um dos episódios mais emblemáticos do nordeste, a Guerra de Princesa e a Declaração de "Território Livre" em 1930. O Cariri Cangaço concedeu a Comenda Personalidade Eterna do Sertão, in  memoriam, ao coronel Zé Pereira, que foi entregue a família, representada pelos netos; Rosane Pereira e José Pereira Neto e por seu bisneto, Thiago Pereira.

Conselheiros Cariri Cangaço, Raul Meneleu e Wescley Rodrigues entregam a Comenda Personalidade Eterna do Sertão, in  memoriam, ao coronel Zé Pereira, entregue a Rosane Pereira, José Pereira Neto e Thiago Pereira.

"Eu já vi muitas solenidades de abertura do Cariri Cangaço, solenidades marcantes, grandes em numero e em representatividade, mas a desta noite aqui em Princesa Isabel , impressionou!" revela o Conselheiro Cariri Cangaço Professor Pereira.
Fagner Lopes e João de Sousa Lima
Conselheiros Celsinho Rodrigues e Luma Holanda e Thiago Pereira
Agraciados com o Diplomas de "Amigo do Cariri Cangaço" aos destacados pesquisadores Luiz Antônio da cidade de Cajazeiras e Otavio Cardoso da cidade de Garanhuns.

Em seguida o Conselho Alcino Alves Costa concederia a comenda do Mérito Cultural Cariri Cangaço, in memoriam, um dos mais autênticos representantes da literatura princesense; escritor Paulo Mariano; comenda recebida por seus familiares, como também foram entregues os Diplomas de "Amigo do Cariri Cangaço" aos destacados pesquisadores Luiz Antônio da cidade de Cajazeiras e Otavio Cardoso da cidade de Garanhuns.

Pesquisador e escritor Hesdras Souto; de Tuparetama, presidente do CPDOC, Conferencista da noite: com o titulo "O Impacto da Guerra de Princesa na Mídia Internacional", na foto ao lado de Betinho Numeriano
Padre Agostinho, Capelão do Cariri Cangaço
Conselheiro Cariri Cangaço, José Tavares de Araujo Neto
Conselheiro Cariri Cangaço, Luiz Ferraz Filho

A solenidade de abertura foi  encerrada com a Conferência do pesquisador e escritor de Tuparetama, Pernambuco, Hesdras Souto, presidente do CPDOC, com o titulo "O Impacto da Guerra de Princesa na Mídia Internacional" trazendo os detalhes de sua pesquisa no jornal The New York Times , quando em uma série de reportagens apresentou ao mundo o conflito que foi a guerra de Princesa.

FOTOS ERIK CLEMENTINO
Cariri Cangaço Princesa Isabel  .                                                       .....
23 de março de 2023
Noite Solene de Abertura
Ginásio Poliesportivo Ministro Alcides Vieira Carneiro

Um comentário:

POETA VERÍ disse...

Lindíssimo uma das mais belas exposição de fotos jamais vistas no Cariri Cangaço !
SENSACIONAL !