Coronel João Bezerra - Uma História que Vem Sendo Escrita por Muitas Mãos Por:Ane Ranzan

Ane Ranzan recebe comenda "Mulher Arretada Cariri Cangaço 2024"

Sempre tivemos um sonho, conhecer Afogados da Ingazeira – PE e, a oportunidade veio através de um convite inesperado, de forma inusitada, bem diferente da que sempre imaginamos, que fez nossos corações baterem mais forte e neste convite “tão especial” não caberia um Não, seria IR ou IR...

E lá fomos nós, descortinando o Pajeú, e a cada quilometro rodado a sensação de chegar a um porto seguro, no aconchego do abraço de muitos amigos queridos, impossível citar a todos, mas bem representados, na chegada ao hotel, no abraço carinhoso de Celsinho e Jacqueline Rodrigues e depois por Tailene e você Manoel Severo, nossos anfitriões, que nos aguardavam naquela cidade, foram poucas horas, mas muito intensas, horas de muitas emoções, alegrias, lágrimas contidas e derramadas.

Pena que alguns amigos saíram/viajaram antes da nossa chegada e nosso abraço não pode alcançá-los, sentimos a falta de cada um. Ao irmos ao encontro do passado, terra onde meu sogro, o Coronel João Bezerra nasceu, em busca de um elo perdido, nesse recanto de guerreiros, no caminho, só imaginávamos João Bezerra voltando às terras onde nasceu e a música “Velha Porteira” seria propícia naquele momento.

E o que dizer da surpresa em ser homenageada como “Mulher Arretada Cariri Cangaço”, que grande honra! Tenham a certeza de que, não ficará apenas numa moldura de um quadro, mas também, fortemente acalentada no meu coração. Obrigada por tanto carinho, saibam que a recíproca é verdadeira!

Sinceros agradecimentos aos que fizeram e fazem parte deste projeto chamado Cariri Cangaço, desenvolvido com todo cuidado, carinho, zelo e pautas interessantes, em que sempre aparecem novidades nesse vasto tema e tem se tornado de grande aprendizado para todos que participam... Meu forte e apertado abraço em Tailene e em você amigo Severo, extensivo a todos que lá estavam nesse especial reencontro e aos amigos que fazem parte da “Família Cariri Cangaço”, mas que não puderam ir. 

Ane Ranzan, Recife PE
Esposa do pesquisador Paulo Britto, nora do Coronel João Bezerra

Um comentário:

Anônimo disse...

Merecidamente. Essa família, a qual eu tive o prazer de conhecer, D. CYRA BRITTO, esposa do coronel João Bezerra, minha madrinha, o próprio Coronel contava suas memórias e PAULO E ANNE, estudiosos e divulgadores da verdadeira história do gangaço, preservando a verdade de quem esteve do lado de lá, o nosso saudoso Coronel João Bezerra.