Recife, Capital Pernambucana, entra no Radar do Cariri Cangaço para 2025

Jorge Remígio, Ailton Matos, Joaquim Pereira, 
Erivelton e Silva, Manoel Severo, no radar: Cariri Cangaço Recife

Depois das edições exitosas do Cariri Cangaço em três das capitais nordestinas; Fortaleza em 2018, Natal em 2023 e João Pessoa em 2024, o Cariri Cangaço volta seu olhar para Recife a bela capital pernambucana, a Veneza brasileira. "Nosso DNA nasceu debaixo do barro do chão, bem no meio da caatinga e dos tabuleiros sertanejos, mas não podemos deixar de levar a experiência Cariri Cangaço para as capitais. As inciativas de sucesso em Fortaleza, Natal e João Pessoas nos encorajam a enfrentar novos desafios e para nossa satisfação estamos dando os primeiros passos nessa direção, se tudo der certo, no segundo semestre de 2025 realizarmos o sonhado Cariri Cangaço Recife 2025" afirma Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço.

"sentaram à mesa representantes do Conselho do Cariri Cangaço do Recife, membros do GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco e ainda do Centro de Estudos de História Municipal - CEHM."

O sonho vem de muito tempo, mas foi a partir de conversas com representantes de grupos de estudos e instituições literárias e culturais do Recife; durante a agenda Cariri Cangaço em João Pessoa; em novembro ultimo, que o cenário começou a descortinar. "Já há algum tempo que Severo nos fala em realizarmos um Cariri Cangaço em Recife, penso que agora chegou a hora, reunindo parceiros importantes e montando uma programação factível e que possa proporcionar a todos, um evento de qualidade" revela o Conselheiro Cariri Cangaço Jorge Remígio, radicado no Recife.

Tailene Barros e Manoel Severo

A ideia é reunir parceiros dentre as instituições locais e estaduais para trabalhar um primeiro esboço do que poderia ser o Cariri Cangaço Recife ainda no segundo semestre de 2025. "Acho que temos tudo para realizar um grande encontro, à exemplo das outras capitais, é verdade que o formato de um evento realizado em capitais é totalmente diferente daquilo que o Cariri Cangaço realiza nos sertões, mas também essa expertise já estamos desenvolvendo há algum tempo, como no caso de Fortaleza, Natal e mais recentemente em João Pessoa,  com certeza Severo pode contar com todos os membros do Conselho Cariri Cangaço que moram no sertão pernambucano" revela Hesdras Souto, Conselheiro Cariri Cangaço de Tuparetama, sertão do Pajeú.

Miguel Meira de Vasconcelos, Erivelton e Silva, Manoel Severo e Joaquim Pereira
Miguel Meira de Vasconcelos, professora Josemery, Manoel Severo, Severino Vicente , Erivelton e Silva, Dr Mauricio e Joaquim Pereira
Manoel Severo e Ailton Matos
Severino Vicente; presidente do IAHGP;  e Manoel Severo
Manoel Severo, Valéria Barbalho e Joaquim Pereira

Em mais uma viagem de trabalho Manoel Severo esteve nos últimos dias 12 e 13 de janeiro de 2025 no Recife para iniciar um conjunto articulado de conversas na direção da construção do Cariri Cangaço 2025. Na noite do domingo, dia 12 , sentaram à mesa representantes do Conselho do Cariri Cangaço do Recife, membros do GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco e ainda do Centro de Estudos de História Municipal - CEHM. Na oportunidade Manoel Severo, Joaquim Pereira, Erivelton e Silva , Jorge Remígio, Ailton Matos e Tailene Barros, traçaram os primeiros passos na construção de uma possível agenda do Cariri Cangaço em Recife.

"Nosso desejo é, ao lado do GECAPE, do CEHM e das demais instituições parceiras, proporcionar um evento diferenciado, destacando temáticas e conferencistas do Recife, de renome nacional e internacional, trazendo mesas de debates preciosas para o aprofundamento e discussão da história de nosso Brasil, muitos desses episódios nascidos aqui mesmo em Recife. Ou seja, será um evento extraordinário sob vários aspectos" confirma Manoel Severo.

Itamar Baracho, Manoel Severo e Wasterland Ferreira; ilustre presidente do 
GECAPE- Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco
Hesdras Souto, Manoel Severo e Yoni Sampaio
Roberto Cavalcante , Gilmar Teixeira, Manoel Severo e Felix

Na manhã seguinte a convite do CEHM , os representantes do Cariri Cangaço estiveram participando da celebração em memória dos 200 anos do martírio de Frei Caneca, no largo que recebe seu nome e local de seu fuzilamento. Na oportunidade mais conversas e articulações com agentes da área da cultura e da literatura, ensejando promissores resultados para a realização do Cariri Cangaço Recife. "Agora e arregaçar as mangas e trabalhar, trabalhar com lucidez e responsabilidade, com certeza haveremos de construir um excelente Cariri Cangaço aqui no Recife" fala Joaquim Pereira, Conselheiro Cariri Cangaço.

Manoel Severo e Erivelton e Silva
Israel Pereira, Joaquim Pereira, Miguel Meira de Vasconcelos, Geraldo Ferraz, Yoni Sampaio, Erivelton e Silva, Reinaldo Carneiro Leão.
"O Cariri Cangaço pretende unir instituições do Recife em torno de um grande encontro, então Carga" reforça Geraldo Ferraz
Joaquim Pereira, Luiz Ruben, Roberto Cavalcante, Felix, Severo e Ailton Matos
Cariri Cangaço, Território de Grandes Encontros

"Amigo Severo, a bola começou a rolar, muita coisa ainda precisa ser formatada, mas a primeira coisa é o compromisso e nessa reunião de hoje a noite esse compromisso foi assumido, agora é trabalhar para reunir as condições necessárias para realizar mais essa grande agenda do Cariri Cangaço, desta vez aqui no Recife" confirma o pesquisador Erivelton e Silva. "Sem dúvidas temos tudo para realizar mais um grande Cariri Cangaço, desta vez em Recife, vamos em frente" ressalta Luiz Ruben, Conselheiro Cariri Cangaço do Recife.

"A chegada do Cariri Cangaço ao Recife é um compromisso de todos nós que somos Conselheiros Cariri Cangaço Pernambucanos; temos exatos 18 conselheiros aqui de Pernambuco, todos comprometidos com esse grande projeto. Então com diz Severo: Avante !!!" confirma Luiz Ferraz Filho, Conselheiro Cariri Cangaço de Serra Talhada.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Conselheiros Cariri Cangaço do estado de Pernambuco: Ana Gleide Leal -Floresta ; Ana Lúcia Granja - Petrolina; André Vasconcelos - Triunfo; Augusto Martins- Afogados da Ingazeira; Clênio Novaes - São José de Belmonte; Geraldo Ferraz - Recife; Joaquim Pereira - Recife; Jorge Remígio - Recife; Junior Almeida - Capoeiras; Leonardo Gominho - Floresta; Louro Teles - Calumbi; Luiz Ferraz Filho - Serra Talhada; Luiz Ruben - Recife; Manuel Dantas Suassuna - Recife; Valdir Nogueira - São José de Belmonte; Moustafá Veras - Afogados de Ingazeira; Hesdras Souto - Tuparetama; Rodrigo Honorato - Exu.

Nenhum comentário: