Espaços de Memória no Sul do Ceará Por:Emanuel Braz

O
O evento que participamos na região do Carirí foi peculiar por possibilitarmos encontrar e reencontrar pesquisadores que se dedicam estudando o cangaço.Ao reunir o maior número de pesquisadores durante uma semana, este evento pode ser considerado um dos mais importantes que já ocorreu no Brasil. O que me credencia revelar também a grandeza do evento, pois, proporcionou aos seus participantes conhecerem e demarcarem lugares históricos das andanças de Lampião e do seu bando, essas visitações foram determinantes pelo seu caráter pioneiro e por levar ao conhecimento de um público, ainda desconhecedor desses "espaços de memória", a oportunidade de registro e de localização pelas "plaquetas" que foram deixadas para o futuro . . . Pois bem, essa peculiaridade deve ainda ser salientada, principalmente pelas palestras e debates que marcaram as noites durante a semana do evento.
m
m
Interessante, mesmo cansados, para não dizer exaustros, nosso interesse em conhecer mais e mais a repeito do cangaço lá estávamos participando,: ouvindo e com disposição para o debate (reclamado por muitos quando de o tempo não o permitiu) isto fez muita diferença neste evento, mas, algo foi simplesmente espetacular. Refiro-me as apresentações artístco-culturais, essas criaram momentos emocionantes mexendo com os corações dos participante, como também com o que por demais valioso existe para um povo, para uma pessoa "a sua identidade", sim, porque a cada apresentação assistiamos a espetáculos que refletiram nossas raizes local, regional e nacional.

Foi assim o "Carrirí Cangaço" e como o Manoel Severo nos revela; a sua continuidade já é obrigatória, porque projetou para o futuro pesquisas e descobertas a respeito do cangaço as quais nos responsabilizam de sermos seus propagadores, e, somente em eventos da magnitude do que ocorreu no final do mês de setembro no Carirí, é que poderemos perpetuar a importancia desse tema/estudo.

Com saudades envio um fraterno abraço à todos.
Professor Emanuel Braz
m

Nenhum comentário: