Vem aí Lampião Aceso no Cariri Cangaço 2010...

.
Kiko Monteiro, o Lampião sempre Aceso...
.
Não preciso dizer que o Cariri Cangaço 2010 além de se consolidar como maior evento do gênero foi mais uma excelente oportunidade para rever amigos, atualizar conhecimento, coleções e matar as minhas saudades do Crato (ai, como eu me sinto bem naquela atmosfera. Danielle não se esqueça do meu titulo de cidadão). Eu ainda não sei como expressar a intensidade da minha paixão por esta cidade.

Descendo das nuvens: Levei comigo nosso eficiente gravador de bolso, selecionamos alguns dos grandes pesquisadores presentes no evento para que estes abordassem um pouco de suas obras, preferencias e concepções sobre esta história tão instigante. E hoje um mês exato após o evento vamos confeirir estas conversas de pé de ouvido.

Kiko Monteiro e Lívio Ferraz

Leo, Luiz Ruben e Kiko Monteiro

Do tipo que: Quando pensamos que não há mais nada para surgir nem a acrescentar... uma bomba estoura, um novo ou um velho personagem é descoberto, teorias, tramas e mistérios infinitos saltam da obscuridão. Alguns destes segredos foram para o além junto com seus guardiões. Já outras são postas em questão. Iniciamos ano passado com Antonio Amaury e Ângelo Osmiro. 

Gostariamos de ter abordado a todos. Colegas vão se perguntar: por que fiquei de fora?, ops é só por enquanto, não foi por preferencia, jamáis, foi questão de planejamento e desencontros mesmo. O processo deu e ainda está dando uma trabalheira tremenda. Viemos nas últimas semanas dedicando horas para repassar "fielmente" os áudios para o PC, mas vai valer a pena. Se eu arquivasse mais três só ia publicar em Dezembro. Enquanto a maioria está mais interessada no que planejam nossos pretensos governantes que tal descontrair um pouco com estes textos e descobrir o que planejam nossos pesquisadores?

As perguntas são basicamente as mesmas. Tento repassar o interesse dos leitores e consumidores. Haverá uma "quase unanimidade" em determinadas recomendações e cada um deixa uma prévia de seus projetos em andamento ou quase finalizados. Desta vez o desafio foi maior cruzamos a peixeira com sete distintos cavalheiros que já puseram no papel, no DVD e na rota do cangaço o resultado de sua paixão pela história do Cangaço. Durante as próximas semanas entre um artigo e outro vamos publicar estes momentos de aprendizagem e admiração por estes confrades. Nossos questionamentos tem caracteristica de "feijão com arroz", mas aqui e acolá os entrevistados adicionam um tempero mais extravagante e se encarregaram de colocar uma pimenta, abrem o coração e desfilam suas convicções.

Os leitores e até mesmo o entrevistado poderá se surpreender ou não com repercussão de determinada resposta. Afirmo que as declarações contidas nestas são de inteira responsabilidade do entrevistado. Não foram inventadas nem sequer alteradas pelo Lampião aceso. Foram transcritas apartir de entrevista gravada com respectivo arquivo dispónível para dirimir quaisquer dúvidas. Palavras poderão gerar algum mal entendido. Porém não aceitaremos comentários de cunho agressivo estes deverão ser dirigidos aos emails de seus responsáveis. Leiam, comentem!

Kiko Monteiro

NOTA CARIRI CANGAÇO: Quem conhece este excelente carater que é Kiko Monteiro sabe que visitando o maravilhoso "lampião aceso" é ter a certeza de se manter sempre bem informado sobre o que acontece no meio "cangaceiro", com responsabilidade, seriedade e uma sensibilidade ímpar, daqueles de bom coração. Ao querido companheiro e amigo Kiko, a nossa homenagem, nosso respeito e admiração.

AGORA É SÓ AGUARDAR E CONFERIR, VISITANDO http://www.lampiaoaceso.blogspot.com/
.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lampião Aceso e Cariri Cangaço, blogs irmãos, o melhor do cangaço no Brasil. Parabéns mestre Severo e mestre Kiko. Todos nós agradecemos.

Professor Alberto Lima

Marilia e Rui disse...

Concordo, Cariri Cangaço e Lampião Aceso conseguiram com inteligencia e dinamismo tornar o cangaço um produto extremamente atraente. Parabens aos dois melhores sites sobre cangaço no nosso Brasil.

Marilia

Juliana Ischiara disse...

Grande Kiko,

Sua postagem mostra não só seu compromisso para com os fatos históricos, mas sua preocupação em preservá-los. Estes registros são maravilhosos e perspicazes, pois será de estrema valia para os pesquisadores atuais e os futuros.

Excelente trabalho!!!

Parabéns meu amigo. Assim como o blog Cariri Cangaço, Lampião aceso tem sido um excelente espaço utilizado para divulgação e debates acerca da história e da cultura nordestina.

Saudações cangaceiras

Juliana Ischiara

Julio Cesar disse...

Amigo Kiko

Encontrar pessoas com o talento e perspicácia como voce num seminário tão importante é uma grata satisfação.
Principalmente por constatar que nosso sertão está tão bem servido de mentes inquietas como a sua, de Vilela, de Alcino Costa, além de Severo, João de Sousa, enfim, esses cabras que inundam o sertão com sabedoria e semeando conhecimento.
Tenho certeza que esse trabalho vai agradar a todos que tiverem a oportunidade de apreciá-lo.

Grande abraço

Mendes e Mendes disse...

Confrade Kiko Monteiro:
Outro dia encontrei uma informação sua, onde você fala que o exame de DNA de Ananias Gomes de Oliveira já havia saído. Infelizmente eu não pequei o título da informação, e sem menos esperar houve um corte elétrico. Voltei a procurar, mas não o encontrei. Será que o amigo há condição de me dizer onde eu posso encontrá-lo? Se houver condição de me informar, coloque nesta mesma página, pois eu muito lhe agradeço.
Felicidade para você e todos os seus familiares.

José Mendes Pereira - Mossoró-Rn.