Porque Santinha? Por:Sabino Bassetti

Sabino Bassetti

Já a vários anos, diversos pesquisadores, historiadores e, principalmente a imprensa escrita, falada e televisada, vem chamando Maria Bonita por SANTINHA. Aqueles que realmente pesquisaram o assunto, sabem que isso não é verdade. O pesquisador Antonio Amaury, com certeza foi o estudioso no assunto que conversou com o maior número de ex cangaceiros, chegando o total por volta de 38 criaturas. Todos eles quando perguntados, disseram que jamais ouviram  qualquer pessoa chamar Maria por esse apelido. Disseram que Maria Bonita era chamada  por  Lampião, e por aqueles elementos mais chegados, simplesmente por MARIA. Que quando alguém da cabroeira se dirigia a ela a chamavam por D. MARIA, e quando se referiam a ela a chamavam por MARIA DO CAPITÃO. Quando dos acontecimentos de Angico que culminou com a morte de onze cangaceiros, foi encontrado num dos dedos de Maria, um pequeno anel que trazia gravado o nome SANTINHA. Isso não quer dizer que ela era chamada por esse vulgo, pois,  esse anel pode ter sido presente de pessoa amiga ou provavelmente  foi tomado de alguém, porém, foi o suficiente para que muitos entendessem que ela assim era chamada. Se na realidade Maria fosse chamada por Santinha, certamente aqueles que conviveram com ela no cangaço teriam tomado conhecimento. 
 
Abraço a todos.
 
Sabino Bassetti
Salto - SP

3 comentários:

Anônimo disse...

Baseado em pesquisa do mestre Antonio Amaury, o pesquisador e escritor Sabino Bassetti oferece um resumo claro e definitivo sobre mais um dos cognomes de Maria. Ainda está fresco o debate sobre o porque de Maria "Bonita" e Sabino já dá um destino a ambos - "Bonita" e "Santinha" - já que os próprios cangaceiros se utilizavam apenas de D. Maria ou Maria do Capitão. Nem Bonita nem Santinha! Como sugerido no texto, a legítima Santinha pode ter sido a mulher de um comerciante, por exemplo, obrigada a ofertar a jóia a um cabra qualquer.

William White

Anônimo disse...

O cangaço é repleto de datalhes intrigantes, como se trata de uma História recente, muito ainda há de se se descobrir. Sabino com seu faro de grande pesquisador, no meu modo de ver sintetiza muito bem essa questão "dos nomes" de Maria do Capitão, curto e direto.
Abraço a todos.

Angelo Osmiro
Fortaleza_CE

IVANILDO SILVEIRA disse...

O ARTIGO DO PESQUISADOR SABINO, EXPOSTO, LOGO ACIMA, ESTÁ NA MINHA ÓTICA, ABSOLUTAMENTE COERENTE, E, COM ALTO GRAU DE BOM SENSO...

NÃO É POR TER UM ANEL COM O NOME GRAVADO DE "SANTINHA", QUE MARIA BONITA, TENHA SIDO CONHECIDA POR ESSA ALCUNHA...

ORA, COMO SE SABE, AS JÓIAS DOS CANGACEIROS, ERAM ARRECADADAS / SURRUPIADAS DE PESSOAS DE POSSE, NAS FAZENDAS/VILAS/RINCÕES DO NORDESTE..

ACOMPANHO O AMIGO SABINO, NESSE SEU LÚCIDO PONTO DE VISTA...

Abraço a todos
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC e CARIRI-CANGAÇO
NATAL/RN