Vaqueiros da História nas trilhas do Cangaço Por:Narciso Dias

Narciso Dias e Senhor Atanásio

Amigo Severo, em viagem no mês de junho a Sergipe onde tenho parentes e também onde mora o amigo Kiko Monteiro, fomos convidados por um professor da cidade de Adustina-BA, Salomão Santos, quando o mesmo nos falou da existência de dois senhores remanescentes da época do cangaço. Chegando lá, no dia 02 de julho de 2013, fomos à procura dos mesmos e localizamos os cidadãos. 

Os senhores são: Sr. Atanásio Gregório dos Santos, de 111 anos, nascido no dia  05 de fevereiro de 1902, em Cel. João Sá - BA; muito lúcido e o único problema é com a visão, o mesmo está cego há seis anos mas a memória é extraordinária, lembra com riqueza de detalhes dos contatos que teve com os cangaceiros na década de 30. O outro é o Sr. Diomédio Martins dos Santos de 93 anos, que sofreu violência física do bando de Ângelo Roque; o Labareda; e nos conta o episódio com riqueza de detalhes.


 Kiko Monteiro e os remanescentes de uma época...

Fizemos uma entrevista com ambos, em áudio e vídeo que devido ao tamanho não tem como enviar por e-mail lhe repassarei pessoalmente para publicarmos em nosso blog do Cariri Cangaço. Também localizamos uma cunhada do cangaceiro Saracura e uma foto inédita do seu casamento. E tem mais; localizamos o local onde o cangaceiro Sabonete ll foi morto quase na divisa de Sergipe e Bahia, segue algumas fotos que tiramos no local.

Grande abraço a toda família Cariri Cangaço
Narciso Dias
Presidente do GPEC - Conselheiro Cariri Cangaço

5 comentários:

Rostand Medeiros disse...

Muito bom Kiko e Narciso.
Parabéns pelo trabalho.
Rostand Medeiros

Rostand Medeiros disse...

Parabéns Kiko e Narciso.
Felicitação pelo grande trabalho.
Rostand Medeiros

Paulo Davi disse...

E onde está esse material, áudio, vídeo e fotografia???

IVANILDO SILVEIRA disse...

PARABÉNS AOS AMIGOS KIKO E NASCISO, VAQUEIROS DA HISTÓRIA, INDO A FUNDO NA PESQUISA DOS FATOS DO CANGAÇO..
VALEU AMIGOS....SIGAM EM FRENTE..

ABRAÇO
IVANILDO SILVEIRA
COLECIONADOR DO CANGAÇO
NATAL/RN

Narciso disse...

Obrigado aos amigos, e informando que dá trabalho esse garimpo, mais estaremos sempre atrás das raríssimas pepitas. Grande abraço à todos.

Narciso Dias