No Centenário da Casa de Juvenal Galeno, a Posse do Poeta Bráulio Bessa


Uma manhã marcada pela emoção e grande significado para a literatura cearense aconteceu dentro dos festejos do centenário da Casa Juvenal Galeno, um dos mais tradicionais endereços da literatura brasileira. A solenidade da manha deste dia 12 de setembro, marcou a posse como Sócio Honorário do prestigiado Sodalício, do poeta cearense, nascido na cidade de Alto Santo e de reconhecimento nacional,Bráulio Bessa.

Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Bráulio Bessa

A solenidade que contou com a mestre de cerimônias Fátima Lemos; presidente da Academia de Letras Maria Ester; teve à frente a presidente da Academia de Letras Juvenal Galeno - ALJUG , escritora Linda Lemos, o presidente da ALMECE, escritor Nicodemos Napoleão, o presidente do Instituto dos Advogados, João de Lemos, o mantenedor do Memorial Luiz Gonzaga, Marcelo Leal,o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, que na oportunidade representava também a Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço, Dr Galeno e Dr . Rodrigo Rebouças, diretor do SESC.

Mesa Solene na ALJUG

As boas vindas aos convidados ficou a cargo da Orquestra de Realejos da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará - Aafec e pelos cantores líricos Álvarus Moreno e Auzeneide Cândido, da ACLA. Em suas palavras de acolhimento,  a presidente Linda Lemos ressaltou a importância das celebrações do centenário da Casa de Juvenal Galeno como também do aniversário de seis anos da ALJUG e as homenagens ao poeta Bráulio Besssa, novel da Arcádia, e ao dr. Rodrigo Rebouças, diretor do SESC; parceiro na edição do prestigiado jornal Galenus. 

Bráulio Bessa e os agradecimentos...

Manoel Severo e Bráulio Bessa

Depois de ser saudado pelo conterrâneo Alto-santense, escritor Nicodemos Napoleão, um emocionado Bráulio Bessa falou da importância de receber o título de sócio honorário da ALJUG e do reconhecimento a seu trabalho: "Estou mesmo feliz e grato por esse momento e por  tudo que está acontecendo em minha vida, na verdade nunca imaginei ser famoso, ir para a televisão, enfim, meu sonho era escrever um livro..." ressalta o festejado poeta cearense.

 Manoel Severo e Bráulio Bessa
 Fátima Lemos, João de Lemos e Manoel Severo
Ingrid Rebouças e Marcelo Leal

Para o Curador do Cariri Cangaço e representante da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço, Manoel Severo: "Não se tem dúvidas do extraordinário talento de Bráulio, sua poesia fala aos nossos corações e está ganhando o Brasil a cada dia, levando a alma nordestina a todo o território nacional, trata-se de um verdadeiro embaixador de nosso sertão. Linda Lemos e todos da ALJUG estão de parabéns por esta justa condecoração".

Presidente Linda Lemos
 Paulo Tadeu
Ingrid Rebouças, Linda Lemos e Fátima Lemos
Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Osia Carvalho

Já o presidente da ACLA, escritor Paulo Roberto Neves, também presente à solenidade confirma: " Ícone da poesia popular Bráulio Bessa , enobrece ainda mais a CONFRARIA CULTURAL CEARENSE com sua posse na Academia de Letras Juvenal Galeno - ALJUG com Linda Lemos; consolidando o reconhecimento iniciado como Acadêmico Correspondente da Almece ainda em 2008. como bem lembrou Nicodemos Napoleão em sua saudação. Avante CULTURA BRASILEIRA com autenticidade nordestina e sertaneja, com muito orgulho !!!"

 Mesa Solene
Auditório da ALJUG
 Maria José Esmeraldo e Bráulio Bessa
 Nice Arruda e Bráulio Bessa

A solenidade contou com expressivo número de acadêmicos da ALJUG como confrades e confreiras de várias outras instituições literárias, como Dr Antonio Galeno, as escritoras; Nice Arruda, Maria José Esmeraldo Rolim, Osia Carvalho, Ofelia Gomes de Matos; Paulo Tadeu, Luiz Edson, Pio Barbosa, Rejane Costa Barros, Auriberto Vidal Cavalcante, dentre outros.

Centenário da Casa de Juvenal Galeno
Posse do poeta Bráulio Bessa
12 de Setembro de 2019
Fortaleza, Ceara

Nenhum comentário: