Opinião:As Fases do Cangaço Por:Geraldo Antônio


A chamada primeira fase do cangaço lampiônico foi a mais importante em termos de combates e lutas envolvendo cangaceiros e Forças civis e militares. Após Lampião entrar na Bahia, acompanhado de outros cinco cangaceiros em agosto de 1928, os combates foram gradativamente diminuindo, embora a violência tenha sido intensificada. Um dos fatores que contribuiu para a diminuição dos confrontos foi a entrada das mulheres no cangaço, fato que aconteceu a a partir do ano de 1930 quando Maria Bonita e Mariquinha resolveram acompanhar seus companheiros, respectivamente Lampião e Ângelo Roque "Labareda".
Tendo em vista a segurança do bando e das mulheres os cangaceiros modificaram seus modos de atuação, passando a utilizar a extorsão e os pequenos assaltos como principais formas de obtenção de dinheiro, ouro e outros bens materiais. Passou a utilizar os famosos bilhetes para conseguir o que queria, pois seu nome e sua fama em determinadas situações, resolviam as questões sem o derramamento de sangue e o gasto de munições.
Na realidade na segunda fase, Lampião trocou o campo de batalha pela comodidade e tranquilidade nos coitos seguros entre os estados da Bahia e Sergipe. Uma tranquilidade e acomodação que fez com que a segurança do bando fosse relaxada, ocasionando a sua morte no dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, em Sergipe.
Pesquisador Geraldo Antônio de Souza Júnior
13 de Setembro de 2019

Nenhum comentário: