Vem ai o Gecape-Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco


Acreditamos existir momentos que  precisam ser celebrados. A vida é cheia de encontros que nos proporcionam experiencias para toda uma vida. Em nossas andanças pelos últimos 10 anos com nosso Cariri Cangaço, muitas histórias ouvidas e para contar; a cada dia, a cada nova jornada; novos cenários, personagens , fragmentos da verdade histórica e amigos, muitos amigos; dessa forma celebrar a dedicação e o empenho de todos os que fazem os valorosos Vaqueiros da Historia, para mim é uma obrigação.
Em nossa grande Festa que foi o Cariri Cangaço 10 Anos, no último mês de Julho de 2019, no cariri cearense, quando reunimos o maior numero de pesquisadores de todos os tempos, já vistos em um único evento de cangaço, tivemos o privilégio de compartilhar a fabulosa criação da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; uma nova empreitada que nasce com o apoio do Cariri Cangaço e de todos os grupos de estudos relacionados, certamente muitos desafios aproximam-se, mas todos encantadores e que serão assumidos por todos nós com muito entusiasmo.


Arte de Carybé

Neste mês de setembro de 2019, mais um espetacular lançamento. Com o apoio decisivo do Cariri Cangaço, da ABLAC, da SBEC, do GECC e do GPEC, além de outros ilustres grupos de discussão sobre o cangaço de todo o Brasil, nasce o GECAPE: Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco; um sonho ha muito acalentado por pesquisadores e apreciadores da temática do querido estado pernambucano, berço inconteste deste que se trata de um dos mais fortes fenômenos sociais do Brasil.

Tendo a frente um quarteto de ouro; pesquisadores; Luiz Ruben Bonfim, Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC; o pesquisador e professor Itamar Baracho;  o pesquisador Wasterland Ferreira,membro  da SBEC e Geraldo Ferraz; Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC ; além de outros ilustres pesquisadores,escritores e admiradores da temática, o GECAPE nasce com a força do estado pernambucano; um dos mais ricos em memória, tradição e cultura, de todo nosso Nordeste. 


Wasterland Ferreira, Geraldo Ferraz, Itamar Baracho e Luiz Rubem Bonfim

Com a palavra Wasterland Ferreira: "Desde há muito sonhava com a formação de um grupo de estudos do fenômeno do Cangaço que fosse sério, imparcial e imbuído no propósito de, além de estudá-lo, promover análises e reflexões sobre o assunto proposto, como também valorizar e enaltecer cada vez mais a nossa rica história regional e pujante cultura nordestina. Portanto, compartilho com os amigos a criação do GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco." Na oportunidade, um dos mais festejados pesquisadores da temática  cangaço, Dr. Frederico Pernambucano de Mello, proferirá importante e pertinente palestra sobre o ciclo histórico do Cangaço. 


O GECAPE nasce com o apoio decisivo do Cariri Cangaço; 
da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; 
da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; 
do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará 
e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço.

Já o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo ressalta:"A chegada do GECAPE nos enche de entusiasmo, sem dúvidas um grupo que já nasce grande, tamanho o talento de seus integrantes como também pela força da querida terra pernambucana, isso é maravilhoso. O Cariri Cangaço se sente muito feliz em ser Patrono desse espetacular grupo, juntos haveremos de continuar construindo momentos importantes no resgate da historia do cangaço." E conclui: "O Cariri Cangaço estará em peso prestigiando o lançamento do GECAPE, teremos além de mim, mais 11 Conselheiros, os fundadores; Luiz Ruben e Geraldo Ferraz; além de Manoel Serafim, Louro Teles, Junior Almeida, Antônio Vilela, Quirino Silva, Professor Pereira, Emmanuel Arruda, Jorge Remigio e Narciso Dias; que representam também o GPEC, como também estaremos representando oficialmente a ABLAC e nosso presidente Archimedes Marques e o GECC, de nosso presidente Ângelo Osmiro, ambos também Conselheiros Cariri Cangaço; e as presenças mais que honrosas de tantos amigos, vaqueiros da historia, como o Doutor Frederico Pernambucano de Melo e o querido amigo Paulo Britto, Paulo Dunga, Mabel Nogueira, Aninha Ferraz, Waguinho Ferraz, dentre tantos e tantos outros, por fim aos amigos Luiz Ruben, Baracho, Wasterland, Ferraz e todos os demais, avante!"


O lançamento oficial do GECAPE acontece neste próximo dia 21 de setembro de 2019, a partir das 13 horas no auditório da Biblioteca Estadual de Pernambuco, rua João Lira s/n , 
no bairro Santo Amaro,
Recife-Pernambuco.

2 comentários:

Ailton Mattos disse...

Parabéns por essa iniciativa. Muito orgulho minha cidade abrir esses evento

paulo gaivota um disse...

https://www.youtube.com/watch?v=j8xX5hSw9XM
sou reencarnação de lampião q foi krisna tecumseh eagora paulo gaivota um