Cordelteca Arievaldo Viana em Quixeramobim recebe o Cariri Cangaço

Ricardo Beliel, Bruno Paulino e Manoel Severo

Arievaldo Viana foi um dos maiores expoentes da Cultura Popular do Sertão, diante de tantos talentos e de um trabalho notável na direção da perpetuação dessa mesma cultura, esse grande publicitário, se notabilizou no campo das letras, da  literatura de cordel, da poesia, da ilustração, e tantas outras manifestações da arte de seu povo. Em maio de 2020 Arievaldo partiu deste mundo para cantar nosso sertão lá dos céus, mas sua trajetória e legado permanecerão sempre conosco.

Arievaldo Viana foi um dos maiores expoentes da Cultura Popular do Sertão

Na noite do ultimo dia 26 de maio, quinta-feira, Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, ao lado do jornalista Heldemar Garcia, do fotografo, jornalista e escritor Ricardo Beliel, da escritora Luciana Nabuco, anfitrionados por Bruno Paulino , estiveram em visita a um dos mais preciosos equipamentos da cultura popular do sertão central, no SESC Quixeramobim temos a Cordelteca Arievaldo Viana.

A Cordelteca que já nasceu grande, com um acervo de mais de 3 mil exemplares, foi inaugurada no dia 12 de março de 2022;dentro da programação do evento Conselheiro Vivo; na cidade de Quixeramobim instalada na unidade do SESC, onde também vamos encontrar a Biblioteca Antônio Conselheiro. O equipamento recebe o nome de um dos mais destacados filhos da cidade; Arievaldo Viana nasceu na zona rural de Quixeramobim e dali passou a retratar através das artes populares toda a força de nossos sertão. 


"Visitar a Cordelteca Arievaldo Viana é um grande privilégio, não só pelo espetacular acervo; e aqui ressalto a iniciativa do escritor Bruno Paulino, que fez a doação de seu próprio acervo na direção de homenagear o grande poeta; mas também a oportunidade de contatar com a essência da arte que norteou toda a vida do inesquecível Arievaldo, estão de parabéns Quixeramobim, o SESC e toda família da cultura popular do sertão" reforça Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Cordelteca Arievaldo Viana, SESC Quixeramobim - 26 de Maio de 2022

Nenhum comentário: