Barbalha dos Verdes Canaviais e do Cariri Cangaço

Prefeito José Leite recebe Caravana Cariri Cangaço 2013

A manhã do quinto dia de Cariri Cangaço, 21 de setembro, começou com a visita ao monumento dos Fuzilados do Leitão em Barbalha; ali, poucos quilômetros do centro de uma das mais acolhedoras cidades do cariri, "à beira da Estrada Real" que ligava Barbalha a Crato, aconteceu a covarde chacina do grupo do cangaceiro Lua Branca, último dos irmãos Marcelinos, pelo Sargento José Antônio da policia do Ceará.

Fomos recepcionados pelo Prefeito José Leite, primeira dama dona Izabel , Vice-prefeita Betilde, Secretário de Cultura Sitôe Luna e membros da equipe de Barbalha. Por mais de uma hora tivemos o privilégio de receber mais uma vez uma verdadeira aula sobre aquele episódio, com o médico e pesquisador Leandro Cardoso.

Leandro Cardoso e Manoel Severo: A história dos Fuzilados do Alto de Leitão 
Diego, Jairo Luiz, Ingrid Rebouças e Múcio Procópio

Do Alto do Leitão a caravana Cariri Cangaço partiu para a visita à sede da Secretaria de Cultura de Barbalha, encravada em um Casarão secular, ícone do maravilhoso patrimônio arquitetônico da cidade. Ali foi acompanhada a Exposição sobre a Festa do Pau da Bandeira, tradicional festejo de Barbalha, um dos maiores do nordeste. Novamente o Prefeito José Leite fez as honras da casa e apresentou as principais iniciativas da gestão, voltadas para a cultura.

 O magnifico patrimonio arquitetonico de Barbalha
Ângela Tavares e Juliana Ischiara e a Exposição da Festa de Santo Antônio

O espetacular Balneário do Caldas, na Chapada do Araripe recebeu as Conferências do quinto dia de Cariri Cangaço. João de Sousa Lima, de Paulo Afonso e Jairo Luiz de Piranhas, trouxeram as experiências exitosas de seus municípios no desenvolvimento do turismo histórico e de conhecimento com as Rotas do Cangaço, de Paulo Afonso e Xingó; logo após, as conferências da Professora da USP, Dra. Maria Thereza Camargo e do médico legista de Salvador, Lamartine Lima, encantaram a todos pela riqueza de detalhes e aprofundamento técnico e científico sobre a medicina da caatinga e a análise antropológica das cabeças dos cangaceiros.

 Balneário do Caldas, em Barbalha recebeu o Cariri Cangaço 2013.
Jonasluis DA SILVA, de Icapuí, Lamertine Lima e Luitgarde Barros

Barbalha marcou também a posse do novo Conselho Curador do Cariri Cangaço, agora tendo como Patrono: Alcino Alves Costa. Sobre o Conselho e seus novos membros, teremos uma postagem especial neste mesmo blog. Ao final ficou a certeza de Barbalha, cidade sede de nosso Cariri Cangaço em mais uma realização de sucesso.

Cariri Cangaço 2013
21 de Setembro
Barbalha, Ceará

Nenhum comentário: