Juazeiro do Norte e a festa de Abertura do Cariri Cangaço 2013 !

Mesa de Abertura das Conferências Cariri Cangaço 2013

O Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte recebeu a primeira noite de Conferências do Cariri Cangaço 2013. Para um público atento e qualificado, onde despontavam mais de 140 pesquisadores de todo o Brasil, a antropóloga e professora Luitgard Cavalcanti Barros proporcionou aos presentes uma verdadeira aula de nordestinidade e de amor ao sentimento e à alma da cultura nordestina.

A noite teve seu início com as homenagens e entrega de Certificados aos municípios de Lavras da Mangabeira, representado por sua Secretária de Cultura, Cristina Couto e Nazarezinho, na Paraiba, como "Cidades Sedes do Cariri Cangaço". Em suas palavras o curador do evento Manoel Severo, ressaltava o papel importante desses municípios no desenvolvimento de uma nova "feição do Cariri Cangaço, que são as Avante-première na consolidação deste que é um dos maiores eventos, do gênero, no Brasil".


A mesa de abertura solene contou com as presenças da SBEC, através do diretor Rubinho Lima, do GECC através de seu presidente, Ângelo Osmiro e do GPEC, com Narciso Dias, numa autêntica demonstração de união entre as entidades que pesquisam a temática. Para o Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Shessman Alencar "Ter o Cariri Cangaço em sua abertura no nosso Memorial é uma grande honra para todos nós, e a conferência da professora Luitgarde foi simplesmente sensacional".

Presenças de 17 estados da federação marcarão a abertura do Cariri Cangaço 2013, numa autêntica festa do Brasil de Alma Nordestina. Nos próximos dias todas as informações, os links das conferências e tudo o que aconteceu e acontece em seu Cariri Cangaço 2013.

Este segundo dia de Cariri Cangaço 2013, terá Barro como cidade anfitriã, a programação inicia com as visitas; logo mais à fazenda do padre Lacerda em Mauriti, de Cel Domingos Furtado em Milagres, a Casa das André em Barro, as fazendas onde estiveram a família Pereira e Sinhô Pereira, o santuário de Santo Antônio, onde foi sepultada Dona Chiquinha Pereira e termina com a noite solene na fazenda do Major Zé Inácio.

Bem vindos ao Cariri Cangaço 2013 !
17 de Setembro
Juazeiro do Norte, Ceará

Nenhum comentário: