A Visita de Candeeiro a Fortaleza Por:Aderbal Nogueira

Candeeiro, Aderbal Nogueira e dona Linda, esposa de Candeeiro

Amigos, em 2001, Manoel Dantas de Loyola, ou o Candeeiro, ex-cangaceiro do grupo de Lampião quis retornar a Fortaleza. Eliza , sua filha, me ligou às 8 h da noite dizendo que o pai queria rever os locais que aqui ele esteve na época que seguiu para o Amazonas para ser soldado da borracha, em 1943.

No outro dia às 15h eu estava em Buique junto com Paulo Gastão para atender a seu pedido. Visitou os lugares onde ficou alojado para seguir como soldado da borracha e conheceu um pouco de Fortaleza. Passou 5 dias aqui em minha casa onde pude levá-lo para conhecer Christiano Câmara, outro amigo querido.

Abaixo segue o link de um pequeno vídeo com imagens dessa visita que junto com outros personagens vai fazer parte de um grande projeto que está em andamento.


Abraço 
Aderbal Nogueira
Documentarista, sócio da SBEC
Diretor do GECC e Conselheiro Cariri Cangaço

NOTA CARIRI CANGAÇO: Aproveitando o recado e a memória de nosso estimado amigo Aderbal Nogueira, convidamos a todos para também acompanhar um pouco da visita que a Caravana Cariri Cangaço realizou a Buique e a Candeeiro em Fevereiro de 2012, vale a pena conferir clicando no link abaixo: 

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2012/02/candeeiro-e-caravana-cariri-cangaco.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Boas vindas ao amigo Aderbal. Fazia tempos que não tinhamos a satisafção de ver mais um dos seus trabalhos. Mas acho que o link está com algum problema. Não estou conseguindo acessar o filme.

Um abraço,

C Eduardo