Uma Tarde Saudosa... Por:João de Sousa Lima


João de Sousa Lima, Alcino Costa e Ivanildo Silveira

Alcino Alves Costa foi um dos grandes pesquisadores do cangaço. seus livros são referenciais para quem estuda a parte sergipana sobre o cangaceirismo. Estivemos juntos em várias oportunidades, participando de seminários, palestras e eventos sobre o cangaço. Sempre viajávamos juntos e o acompanhei em sua primeira viagem de avião,  viagem tensa por seu medo de avião,  uma aventura vivida pelo "Decano de Poço Redondo" e que nos proporcionou muitos risos.

Um dos momentos mais marcantes ao lado desse saudoso amigo foi uma visita que eu e Ivanildo Silveira o fizemos em Poço Redondo e que finalizou em uma visita a Maranduba, local de um dos grandes combates entre cangaceiros e volantes. Seguimos os caminhos onde os moradores da região encontram centenas de balas do combate e Alcino chegou a ferir um dos braços. Depois seguimos até a casa de Alcino onde nos serviram um verdadeiro banquete.

Aquela foi uma tarde memorável ao lado do grande e hoje, saudoso amigo. Alcino era uma figura ímpar, daquelas que nunca esqueceremos e que no final da vida, lembraremos com saudade e declarando que a vida valeu ser vivida só pela qualidade de alguns amigos.

João de Sousa Lima, pesquisador e escritor - Paulo Afonso, BA
Sócio da SBEC , sócio do GECC
Conselheiro do Cariri Cangaço

Nenhum comentário: