E o Sentimento do Padre... Por: Chagas Nascimento


Enquanto as autoridades pernambucanas se preocupavam com o Padre Cícero, que estava em Salgueiro, se ia ou não apoiar a guerra do Conselheiro em Canudos-BA. O velho padre estava com o pensamento voltado para sua família e o seu amado Cariri. Vejamos uma correspondência do Padre para sua irmã Angélica, em pleno auge da Guerra de Canudos:

 "Salgueiro, 2 de agosto de 1897 Angélica Deus lhe abençoe. Quando estava pensando em não me demorar, a necessidade obrigou-me que já passei mais tempo de que não queria; estou esperando uma resposta de um negócio de necessidade que já estando aqui devo esperar, pretendo, se Deus for servido, ir nesta semana até a outra. Tenho tido muito cuidado de minha mãe e de você como de todos dahi. N.S. das Dores é quem tomará cuidado e os guardará como Mãe e Dona de vocês todos. Já soube que as nossas canas nada deram. Aqui tem sempre gente dahi de modo que estou sabendo sempre notícias de vocês. Minha Mãe me abençoe e a console e anime sempre para que ela saiba sofrer tantos golpes. A Santíssima Virgem a abençoe a ela a voce, a Joanna, Maria Candida, Isabel, Dina, Teresa, Jeronima, Anna e todos dahi. Até breve. Faça-me recomendado a Pastora e a toda família. De seu irmão que muito lhe estima Pe. Cícero Romão Baptista P.S. - 
Vai para vocês 10$000rs."

Chagas Nascimento
Mossoró - RN

Nenhum comentário: