Os Viriatos Por:Sousa Neto

Marquinélio Tavares, Manoel Severo e Sousa Neto

No meu modesto trabalho sobre "José Inácio, o Barro e o cangaceirismo no sul do Ceará" assim escrevi: “O cangaceirismo chegou ao Barro ainda no período do Brasil Império, a partir da segunda metade do século XVIII com “OS VIRIATOS” liderados por José Vicente Viriato, no povoado de Boa Esperança, hoje Iara no município do Barro, organizavam grupos de bandoleiros e aterrorizavam essa e outras comarcas de estados vizinhos. Assaltavam, saqueavam e extorquiam famílias mais abastadas da região do oeste paraibano e do Rio Grande do Norte, de Icó e Lavras no Ceará”.


Na esplêndida entrevista dos representantes do GPEC (Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço) Narciso Dias e Jorge Remígio referendaram o que publiquei. É fato que a grande maioria do povo nordestino e do Brasil desconhece esse episódio e acham que o movimento em destaque começa e termina com Lampião. É verdade que Lampião se tornou celebre e hoje é a figura mais biografada na América Latina, mas há décadas antes de seu nascimento, O CANGAÇO já era praticado no sertão do nordeste.Para ilustrar o meu enunciado vos apresento uma matéria jornalística de 1877. Um abraço a todos!

Sousa Neto
Pesquisador e escritor
Conselheiro Cariri Cangaço

2 comentários:

Anônimo disse...

CARO SOUSA NETO, ESSES VIRIATOS, TAMBÉM ANDARAM POR AQUI E ISSO AINDA NO IMPÉRIO, POR VOLTA DE 1880, POIS LIGADOS POR LAÇOS FAMILIARES COM O CEL. JOÃO THOMAZ NOBRE (ORIUNDO DA PARAÍBA) GENITOR DO NOSSO 5º VIGÁRIO COLADO PADRE FÉLIX, QUE ASSINAVA FÉLIX AURÉLIO ARNAUD FORMIGA E QUE APÓS ALGUMAS ESTREPOLIAS DOS SEUS PARENTES (OS VIRIATOS) AQUI EM MISSÃO NOVA, ONDE SAQUEARAM A CASA DE UM RICO CIDADÃO POR NOME JOAQUIM IGNÁCIO, E QUE A PARTIR DAÍ O RESPEITÁVEL VIGÁRIO DEIXOU DE ASSINAR COM O SOBRENOME FORMIGA.

Jeovaci disse...

Boa tarde amigo,
No livro república dá estrela tem relatos de combate com o grupo do coronel Zuza Lacerda x viriatos, nas divisas Paraíba/Ceará, próximo a Conceição-PB.