A Saga de Virgulino Lampião Por:Sarah Brasil


Fascinada pelas  histórias de cangaceiros  que revolucionaram o Nordeste Brasileiro, a cantora e compositora Sarah Brasil decidiu falar, em forma de música, sobre os casos mais conhecidos envolvendo o famoso cangaceiro Lampião, seu bando e seu grande amor 'Maria Bonita'. 

Durante cerca de 10 anos de pesquisa, a cantora Sarah Brasil ouviu conhecidos de Lampião e Maria Bonita, Leu alguns livros conceituados, além de visitar museus e cidades históricas, como Piranhas, onde, de acordo com historiadores, as cabeças do cangaceiro e integrantes do bando foram expostas em praça pública.

O saldo dessa pesquisa: O Cd “SAGA DE VIRGULINO FERREIRA O LAMPIÃO”. São 14 músicas com riqueza de detalhes sobre a época, enfocando a entrada de Virgulino Ferreira no cangaço, passando por suas pelejas, os dialetos, costumes, romances, momentos festivos e por fim sua morte na Grota de Angico. No CD, há a participação de vários artistas, entre eles, o músico Chambinho do Acordeon, que foi o protagonista do filme "Gonzaga, de pai pra filho", na música FORRÓ NO CANGAÇO É FUÁ retratando os momento de descontração e festa dos cangaceiros.

Sarah Brasil neste CD cultural rima com fidelidade em verso e prosa, a vida e morte de Virgulino Ferreira ,Lampião, e seu bando, que reinou no cangaço por vinte anos, tornando-se o maior cangaceiro de todos os tempos. Inspirando até os dias atuais, artesãos, repentistas, cordelistas, poetas, compositores, romancistas, cineastas e etc. Na viagem da história do Rei do Cangaço  Sarah Brasil relata a participação da mulher e sua influência, as cangaceiras mais famosas,  Cila, Dadá, Enedina, Inacinha e por fim Maria Bonita. 

A Saga de Virgulino Ferreira o Lampião por Sarah Brasil visa transformar essa história do cangaço num musical didático e de entretenimento cultural: “SAGA DE VIRGULINO FERREIRA O LAMPIÃO” Um cordel cantado.

Contatos:
(81) 8354-4237 /  9673-7021 / 3039-5361
Email: sarah_donabrasil@hotmail.com

Nenhum comentário: