Adrião: Em Respeito a História Por:Manoel Severo

Antônio Vilela ao lado dos netos de Adrião: Cícera e Décio Canuto

Aconteceu na manha deste último sábado 29 de outubro, na Grota do Angico, município de Poço Redondo, em Sergipe; cenário do ultimo ato de Virgulino Ferreira; a fixação da Placa em homenagem ao soldado volante Adrião Pedro de Sousa, único representante das forças públicas, tombado e morto no local. A inciativa teve a frente o Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor de Garanhuns, Antônio Vilela, reeditando o ato que perpetuou ainda em 2012, quando no mesmo local, havia fixado pela primeira vez, cruz e placa com o mesmo objetivo, objetos de furto vândalo ainda em julho deste ano de 2016.

Novamente, com o apoio do Conselho Cariri Cangaço e dos principais Grupos de Pesquisa de cangaço, como SBEC ; GECC; GPEC e GFEC; e ainda do Programa "A Hora do Rei do Baião", a manhã deste sábado marcou novamente o resgate da memória da verdadeira historia. O grupo tendo a frente Antônio Vilela, partiu do porto fluvial de Piranhas em Alagoas, percorrendo os quase 11 km de rio abaixo, seguindo até a margem direita do Velho Chico, no município de Poço Redondo, adentrando na trilha percorrida pela volante de João Bezerra até a fatídica Grota.

 Antônio Vilela comanda a fixação da nova Placa em homenagem a Adrião, no Angico
Luiz Ruben, Ana Lúcia, Antonio Vilela, Junior Almeida e Marcos de Carmelita

O ato contou com a presença de vários pesquisadores de todo o Brasil, representados pelos Conselheiros do Cariri Cangaço; Antonio Vilela, mentor da homenagem, Ana Lúcia Souza, Luiz Ruben e Aderbal Nogueira; além de Junior e Ranaise Almeida, Marcos de Carmelita, e ainda do pesquisador e turismólogo Jairo Luiz de Oliveira. O evento contou ainda com a presença dos netos do soldado Adrião; Décio Canuto e Cícera."Temos a consciência que este ato não representava a elevação de meu avô ao patamar de herói, mas corrige uma injustiça da história. É uma satisfação de nossa mãe em ver o nome de nosso avô Adrião Pedro. Nosso avô possui agora dois pais: O de sangue e o de memória, o professor e escritor Vilela." Ressalta Décio Canuto, neto de Adrião.

Neta de Adrião, Cícera e um breve histórico do militar

No mesmo ato, na Grota do Angico por ocasião da fixação da Placa, a neta do soldado Adrião Pedro de Souza, Cícera, fez a leitura de um breve histórico do avô, quando também ressaltou da satisfação daquele ato, "que teve todo o apoio de entidades ligadas ao estudo do cangaço, como a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC, Cariri Cangaço, Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço - GPEC, Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará – GECC e Grupo Florestano de Estudos do Cangaço – GFEC".

Manoel Severo - Cariri Cangaço
Colaboração:Junior Almeida
Fotos:Junior Almeida e Luiz Ruben

Nenhum comentário: