Cariri Cangaço e Fundação Padre João Câncio
Por mais de duas horas o grupo definiu os últimos detalhes da parceria entre o Cariri Cangaço e a Fundação Padre João Câncio com o apoio das prefeituras de Exu e de Serrita, por ocasião da realização do Cariri Cangaço Exu-Serrita 2017 e a 47ª Edição da Missa do Vaqueiro de Serrita.Em princípio o grupo visitou as instalações do Centro Cultural do Vaqueiro, a oficina, o atelie, a sala de exposições, onde sob a orientação dos mestres artesãos, Giovani, Felipe e Zé Ivan, conheceram o passo a passo de todo o processo de criação e produção das inúmeras peças artesanalmente fabricadas pelo centro. "Aqui formamos as novas gerações de artesãos, meninos com talento nato que vão aprimorando a técnica e fazem verdadeiras obras de arte" revela Antonio Giovani.
O encontro que marcou a primeira reunião entre os secretários de cultura dos dois municípios, também definiu, além da parceria na realização do Cariri Cangaço, outras iniciativas onde as duas cidades iram trabalhar juntas. "Sem dúvidas o Cariri Cangaço propiciou essa aproximação entre Exu e Serrita no quesito do desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas da cultura e turismo entre nossas cidades, isso é verdadeiramente muito importante" comenta Rodrigo Honorato, secretário de cultura e turismo de Exu.
Manoel Severo e Rodrigo Honorato em visita a Fundação Padre João Câncio
Mestres artesãos, José Ivan, Luiz Felipe e Antônio Giovane
Ingrid Rebouças
Manoel Severo e Mestre José Ivan: Catálogo mostra a arte em couro de Serrita
A reunião definiu as principais ações coordenadas entre os eventos Cariri Cangaço e Missa do Vaqueiro de Serrita, ambos acontecendo simultaneamente na mesma época. "Nunca havíamos estado diante desse desafio, desenvolver uma agenda conjunta onde pudéssemos aliar o Cariri Cangaço a outro grande evento, no caso, a espetacular Missa do Vaqueiro de Serrita, e aqui com sensibilidade e profissionalismo, juntamente com Helena Câncio e os secretários Thiago e Rodrigo, conseguimos encontrar muitos denominadores comuns, dessa forma, o sertão sai ganhando e vamos ter um evento realmente inesquecível" diz Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.
Cariri Cangaço e Missa do Vaqueiro de Serrita, juntos...
Ingrid Rebouças, Manoel Severo, Rodrigo Honorato, Helena Câncio e Thiago Câncio
A presidente da Fundação Padre João Câncio; Helena Câncio, adianta: "Teremos dois momentos juntos; na sexta-feira pela manhã o Cariri Cangaço estará encontrando os vaqueiros que estão se deslocando de Granito, Exu e Moreilândia, em uma estação de parada quando estarão se dirigindo ao parque; depois nos reencontraremos na manha de domingo, na Missa do Vaqueiro, será uma verdadeira festa por somar forças e discutir ideias... isso é de um valor imensurável!". Manoel Severo completa:"Teremos um momento marcante na manha de domingo quando o Cariri Cangaço estará prestando homenagens dentro da Missa do Vaqueiro,a um de seus idealizadores, o padre João Câncio, in memoriam, um momento único e imperdível".
Laina Ramos, Manoel Severo e Helena Câncio
Documentário a ser lançado no Cariri Cangaço Exu
Laina Ramos e Ingrid Rebouças
Também ficou acertado a confirmação do lançamento no Cariri Cangaço Exu do documentário "O vaqueiro, a missa e o couro" da jornalista Laina Ramos que confessa: "Para mim chega a ser suspeito falar alguma coisa, porque sonhei com ele desde o primeiro momento que adentrei a Universidade. Então se quiser assistir e conhecer um pouco da Minha Amada Missa do Vaqueiro de Serrita - Pernambuco. Vamos falar sobre sertão, missa, vaqueiro, jornalismo, cultura". Manoel Severo conclui: "Passo a passo estamos construindo um grande empreendimento, as várias faces da cultura do sertão se unem neste momento do Cariri Cangaço Exu, e sem dúvidas estamos só começando, esperamos que os amigos, apaixonados pela historia e cultura do nordeste possam estar conosco no Cariri Cangaço Exu 2017."
Cariri Cangaço
Centro Cultural do Vaqueiro, Serrita-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário