Academia Cearense de Cinema Recebe Cariri Cangaço

Régis Frota e Manoel Severo

A sede da Academia Cearense de Letras; Palácio da Luz; no centro histórico de Fortaleza acolheu a reunião mensal da Academia Cearense de Cinema na manha do último dia 20 de maio. Sob a presidência de Regis Frota a academia recebeu componentes do Cariri Cangaço. Na oportunidade o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, apresentou aos presentes o projeto do Cariri Cangaço, "é uma honra o Cariri Cangaço participar desta reunião solene da Academia Cearense de Cinema, penso que esse momento não é ocasional, sem dúvidas estaremos juntos em muitas iniciativas" revela Severo.

A apresentação do Cariri Cangaço para os membros da Academia Cearense de Cinema, a partir do contato do Conselheiro Aderbal Nogueira, foi pontuado pela palavra de seu curador Manoel Severo que dissertou sobre as origens do empreendimento, seu caráter histórico, científico e de integração regional; já presente em mais de 20 municípios em cinco estados nordestinos; os desafios e avanços que o Cariri Cangaço ao longo de seus oito anos de realização como também foi apresentada a agenda 2017, com os eventos em Exu e Serrita em Julho, em Piranhas, Água Branca e Delmiro Gouveia em Setembro e Floresta e Nazaré do Pico em Outubro.

Antônio Tomaz, Marcus Fernandes, Rodrigo Honorato, Manoel Severo, Alberto Teixeira, Ingrid Rebouças e Gentil Barreto
Rodrigo Honorato, José Gilson, Alberto Teixeira, Marcus Fernandes e Manoel Severo

A Academia Cearense de Cinema foi criada no último mês de janeiro, em reunião presidida pelo professor Régis Frota; reconhecidamente um expert em cinematografia; quando foi aprovado por unanimidade o estatuto da entidade que vai congregar cineastas, estudiosos e pesquisadores da Sétima Arte no Estado. A Academia conta com 40 membros e sua primeira diretoria está assim formada:Presidente – Régis Frota;Vice-presidente – Eduardo Rennó;1° Secretário – Marcus Fernandes;2° Secretário – Messias Adriano;1° Tesoureiro – Luís Fernando Pessoa de Andrade;2° Tesoureiro – José Gilson Bezerra de Menezes;Diretor de Relações Públicas – José Wilson Baltazar; Diretora Cultural – Fernanda Quinderé; Diretor de Publicações e Comunicação – Barros Alves.
Mesa solene da Academia Cearense de Cinema sob a presidência de Regis Frota
 Manoel Severo apresenta o Cariri Cangaço na Academia Cearense de Cinema

 Antônio Tomaz, Afranio Gomes e Manoel Severo
Marcus Fernandes autografando sua obra "Vinte e Dois contos de Severino"

Ao encontro estiveram presentes dentre outros, Regis Frota,  Eduardo Rennó, Marcus Fernandes, José Gilson, da diretoria da ACC, Manoel Severo, Ingrid Rebouças, Rodrigo Honorato, Alberto Teixeira, Antonio Tomaz, Afrânio Gomes, todos do Cariri Cangaço, além de Gentil Barreira, Alder Teixeira, dentre outros convidados.

Em nome da diretoria da Academia Cearense de Cinema, falou seu presidente, professor Regis Frota que ressaltou a importância de iniciativas como o Cariri Cangaço e provocou: "É necessário nos reunirmos, inclusive com a própria Academia Cearense de Letras, através do ministro Ubiratan Aguiar e fazermos uma parceria entre a Academia Cearense de Cinema, o Cariri Cangaço e a Academia Cearense de Letras na direção da interiorização de nossas ações".

 Gentil Barreira e Rodrigo Honorato
Ingrid Rebouças, Antonio Tomaz e Afranio Gomes
Antônio Tomaz, Marcus Fernandes, Rodrigo Honorato, Manoel Severo, Gentil Barreira e Ingrid Rebouças
Gentil Barreira e Manoel Severo

Para o Economista Alberto Teixeira "o Cariri Cangaço esta consolidado como uma das mais exitosas iniciativas do gênero, já coroado de sucesso nesses oito anos de existência, partindo de seu berço que é o Ceará e já presente em quase todo nordeste" . Já o renomado fotografo Gentil Barreira completa: "Acompanho o Cariri Cangaço, sou seu seguidor e agora só falta participar de um de seus encontros". Para o Secretário da Academia Cearense de Cinema, professor, pesquisador, poeta, compositor e músico Marcus Fernandes: "As palavras de Manoel Severo foram muito importantes na manha de hoje, só confirmam o que já conhecemos, o tamanho da preciosidade de nosso nordeste, maravilhoso, espetacular o trabalho do Cariri Cangaço".

Para o curador do Cariri Cangaço "a honra foi imensa em ter a oportunidade de estar presente e ser tão elegantemente acolhido pela Academia Cearense de Cinema, principalmente nas pessoas de seu presidente Regis Frota e do secretário Marcus Fernandes, foi uma manha realmente especial para nós do Cariri Cangaço"

Acompanhe tudo sobre a Academia Cearense de Cinema através de sua página na internet: http://accfortalezace.blogspot.com.br/

Cariri Cangaço
Academia Cearense de Cinema
Palacio da Luz, Fortaleza CE
20 de Maio de 2017

Nenhum comentário: