Tapera: O Presságio de uma Chacina... Por:Marcos de Carmelita

Mais uma Caravana das Trilhas do Cangaço em Floresta...

Essa semana, no último dia 26 de maio de 2017, completou exatamente 01 ano da realização de um sonho. O livro, As Cruzes do Cangaço - Os fatos e personagens de Floresta - PE, estava pronto para ser apresentado aos maiores pesquisadores e estudiosos da vida do maior guerrilheiro das caatingas, Virgulino Ferreira da Silva, o capitão Lampião. 
Com a divulgação da descoberta de fatos e fotografias inéditos, conseguimos atrair a atenção de todo o Brasil para a nossa terra e tivemos a honra de receber pela primeira vez no estado de Pernambuco e em Floresta, o Cariri Cangaço de Manoel Severo. O nosso trabalho teve reconhecimento e aprovação dos maiores mestres e hoje é referência no que tange aos grandes combates ocorridos em nossa terra natal. 
Para comemorar o aniversário de 01 ano da realização desse grande evento, realizamos visita a fazenda Tapera dos Gilo, onde aconteceu a maior chacina do Cangaço, em 28/08/1926. Resgatando  a memória do nosso heroico povo.
 Cristiano Ferraz e Marcos de Carmelita na sepultura do soldado João Ferreira de Paula...
Nas Trilhas do Cangaço
O bravo florestano Manoel Neto, o Mané Fumaça, mesmo sem o consentimento do Comandante do Batalhão de Floresta, o covarde Capitão Muniz de Farias, deslocou-se rapidamente na companhia de dez bravos soldados para tentar dar retaguarda a família de Manoel de Gilo, que desde o alvorecer, sofria renhido ataque de Lampião e Horácio Novaes, o Horácio Grande. Ao passar na fazenda Barra do fazendeiro Zé Calaça , recebe o reforço de cinco jagunços do fazendeiro e segue guiado por Cassimiro Gilo, de apenas quinze anos, que conseguiu escapar do cerco dos cangaceiros. 
 Escombros da Fazenda Barra de Zé Calaça 
 Fazendeiro Zé Calaça
Comandante do Batalhão de Floresta, Capitão Muniz de Farias
Ao chegar na Tapera, a volante de Manoel Neto foi atacada e o soldado João Ferreira de Paula, tombou aos seus pés, crivado de balas, próximo a uma quixabeira. Após o combate com os cangaceiros, a volante foi obrigada a abandonar o local e o corpo do militar foi levado e sepultado a poucos metros da fazenda Barra do fazendeiro Zé Calaça. Na Trilha desta semana, 27/05/2017, fomos ao local e tiramos uma fotografia no córrego do soldado onde existe uma cruz, mostrando o local exato da sepultura. 
Zé de Anjo e Marcos de Carmelita
Na Trilha do Cangaço de hoje não podíamos deixar de visitar e dar um grande abraço em Manoel José Torres, o "Véio de Zé de Anjo". Ele foi o nosso grande trunfo nas descobertas da Chacina da Tapera. Aos 94 anos, ele ainda relembra detalhes importantíssimos desse acontecimento. Teve filhos com duas das mulheres que estavam na casa dos Gilo na hora do ataque, Maria Pequena e Lulu. Cassimiro Gilo dormiu na casa do seu pai, Zé de Anjo, por isso não foi morto. Que Deus te dê muita saúde e muitos anos de vida , meu querido amigo.
Marcos de Carmelita, pesquisador e escritor
Floresta, Pernambuco
GFEC-Cariri Cangaço

E em Outubro...

Nenhum comentário: