Academia Cearense de Letras Firma Parceria para o Cariri Cangaço Fortaleza 2018

Ângelo Osmiro, Juarez Leitão, Cristina Couto, Ubiratan Aguiar, Manoel Severo e Ernando Uchôa, na reunião de parceria da ACL com o Cariri Cangaço.

A Academia Cearense de Letras fechou a parceria com o Instituto Cariri do Brasil para a realização do grande Cariri Cangaço Fortaleza , primeiro evento da marca neste ano de 2018. O encontro que definiu a importante parceria aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 10 de janeiro, no gabinete da presidência da ACL, e contou com a presença de Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, do Presidente da ACL, Ministro Ubiratan Aguiar e da acadêmica Regina Fiúza além dos Conselheiros Cariri Cangaço, Ângelo Osmiro e Cristina Couto e ainda Ingrid Rebouças.

Na oportunidade o curador do Cariri Cangaço apresentou o pré-projeto do Cariri Cangaço Fortaleza 2018, com as linhas mestras de sua realização, as principais temáticas, esboço da programação e infraestrutura pensada para o evento. "Realmente vamos realizar um grande Cariri Cangaço em Fortaleza e estaremos tendo a honra de receber em nossa casa todos os nossos amigos, vaqueiros da historia, de todo o Brasil", ressalta Ângelo Osmiro, Conselheiro do Cariri Cangaço e Presidente do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.

 Reunião de trabalho e apresentação na ACL do Cariri Cangaço Fortaleza

"Fortaleza se prepara para realizar um dos maiores eventos da Marca Cariri Cangaço em 2018 ! Todos podem aguardar um evento que vai marcar a historia, além de está sendo realizado pela primeira vez na casa do Cariri Cangaço, em sua principal sede que é Fortaleza, realmente será imperdível e inesquecível" ressalta a Conselheira Cariri Cangaço e Presidente da Academia Lavrense de Letras, escritora Cristina Couto.

A ideia inicial dos organizadores é realizar o Cariri Cangaço Fortaleza ainda no primeiro semestre, muito provavelmente no mês de abril, a data correta deverá ser definida até o final de janeiro, mas o formato deverá seguir ao já tradicional formato do eventos Cariri Cangaço em todo o nordeste, começando numa quinta-feira a noite e se estendendo até o domingo pela manhã. "Olhem, um evento deste porte com este grau de significação para a cultura de nosso nordeste será um verdadeiro sucesso aqui em Fortaleza e nós da Academia Cearense de Letras não podíamos ficar de fora, será uma honra para todos nós realizarmos o Cariri Cangaço Fortaleza" afirma o presidente da Academia Cearense de Letras, Ministro Ubiratan Aguiar.

 Cristina Couto, Regina Fiuza, Ubiratan Aguiar, Manoel Severo e Ângelo Osmiro
Ângelo Osmiro, Juarez Leitão, Cristina Couto, Ubiratan Aguiar, Manoel Severo, 
Ernando Uchôa, José Augusto Bezerra, Ingrid Rebouças e Regina Fiúza.
"O tema cangaço é realmente instigante e sem dúvidas teremos um debate mais que esclarecedor acerca desse mito, será um grande evento" comenta a escritora Regina Fiúza. Dentre as principais temáticas pensadas pelos organizadores do Cariri Cangaço Fortaleza estão o Messianismo e Religiosidade o Coronelismo e as Polêmicas da Patente de Capitão a Virgulino Ferreira e a Sedição de Juazeiro, dentre outros."
Para nós do Cariri Cangaço é uma enorme honra darmos o primeiro passo na construção de nosso evento em Fortaleza recebendo o aval da Academia Cearense de Letras" afirma o curador do Cariri Cangaço , Manoel Severo e conclui: "Estamos comprometidos em realizar mais um evento que preza pela qualidade e responsabilidade, a começar com a Comissão Organizadora composta por Cristina Couto, Ângelo Osmiro, Aderbal Nogueira e Ingrid Rebouças, passando pelos parceiros institucionais e governamentais, iniciativa privada, grupos de estudos, institutos culturais, universidades, enfim. Como também e principalmente, na escolha dos temas a serem debatidos em nossas conferências; todos eles "cearenses"; numa demonstração inequívoca do compromisso do Cariri Cangaço com suas origens, sem dúvidas não perdemos por esperar, ate o final do mês teremos a data e a programação para divulgação".

Pádua Lopes e Manoel Severo no Sistema Verdes Mares

Também na tarde deste mesmo dia 10 de janeiro, o curador do Cariri Cangaço esteve realizando uma visita de cortesia ao Diretor Superintendente do Diário do Nordeste - Grupo Edson Queiroz, jornalista Pádua Lopes. Na oportunidade foi apresentado o Empreendimento Cariri Cangaço e o Projeto do Cariri Cangaço Fortaleza 2018.

Cariri Cangaço
Fortaleza, 11 de Janeiro de 2018

2 comentários:

Daniel Cruz disse...

Fico muito feliz que o primeiro Cariri Cangaço seja realizado logo na minha cidade. Estou ansioso.

Daniel Cruz disse...

Retificando o comentário acima: "meu primeiro Cariri Cangaço".