Os Desafios de um Novo Conselho

Conselho Alcino Alves Costa 2018

Por ocasião da última edição do Cariri Cangaço Floresta 2017 mais precisamente no dia 13 de outubro, sábado, foram empossados mais seis novos conselheiros para o Conselho Consultivo do Cariri Cangaço que tem como patrono o pesquisador e escritor sergipano de Poço Redondo, Alcino Alves Costa. Com a posse dos novos conselheiros a nova composição passa a contar com 34 componentes.

Naquela noite a Câmara Municipal de Floresta testemunhou a posse dos novos conselheiros, sendo os pesquisadores pernambucanos; Junior Almeida da cidade de Capoeiras e Louro Teles de Calumbi. Da Paraíba o produtor cultural, Emmanuel Arruda, de Minas Gerais a filha dos ex-cangaceiros Moreno e Durvinha, Neli Conceição e de Sergipe a pesquisadora Elane Marques de Aracaju e Rangel Alves da Costa de Poço Redondo, filho do patrono e primeiro Conselheiro, Alcino Alves Costa.


O Instituto Cariri do Brasil é uma instituição privada sem fins lucrativos, de personalidade jurídica com sede e foro na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Possui uma Diretoria Executiva, um Conselho Fiscal e de acordo com seus estatutos criou um Conselho Consultivo com a possibilidade de até 50 componentes, definidos estatutariamente através de voto direto e secreto pelos atuais conselheiros ou indicados pela Diretoria Executiva. Os membros do Conselho Consultivo do Cariri Cangaço que tem como patrono o escritor Alcino Alves Costa, pioneiro do referido Conselho, de acordo com os Estatutos do Instituto Cariri do Brasil serão definidos como segue: 



"O Conselho Consultivo ora criado deverá ser formado por até 50 membros, eleitos por votação direta e secreta pelos membros já efetivos do Conselho, em qualquer época definida pela Diretoria Executiva ou ainda indicados por essa mesma Diretoria Executiva; conforme esse estatuto. Os referidos candidatos devem ser personalidades reconhecidamente afinadas com os objetivos comuns desse INSTITUTO CARIRI DO BRASIL, devem ter profunda identificação com as ações e os conceitos que norteiam o desenvolvimento desse Instituto e serem instrumentos de propagação responsável da memoria, historia, cultura e tradição nordestinas"
Transcrição de parte dos Estatutos do Instituto Cariri do Brasil reformado através de Ata em 02 de março do ano de 2013

A nova composição do Conselho Consultivo Alcino Alves Costa, do Cariri Cangaço tem representações de oito dos nove estados do nordeste além de Minas Gerais, sendo: Piauí com um integrante, Dr Leandro Cardoso, o estado do Ceará com oito componentes; Ângelo Osmiro, Aderbal Nogueira, Juliana Pereira, Cristina Couto, José Cícero Silva, Sousa Neto,
Bosco Andre e Napoleão Tavares Neves.

O Rio Grande do Norte com tres representantes; Honório de Medeiros, Ivanildo Silveira e Múcio Procópio; a Paraíba ampliou para seis  componentes; Narciso Dias ,Jorge Remígio, Wescley Rodrigues, Professor Pereira, Emmanuel Arruda e Kydelmir Dantas. Pernambuco passa a ter seis membros; Geraldo Ferraz, Antônio Vilela, Ana Lucia Souza, Manoel Serafim, Louro Teles e Júnior Almeida. Alagoas vem com dois componentes; Celsinho Rodrigues e Edvaldo Feitosa. 

Sergipe compõe com cinco membros; Archimedes Marques, Kiko Monteiro, Raul Meneleu, Elane Marques e Rangel Alves da Costa. A Bahia tem dois membros, João de Sousa Lima e Luiz Ruben, e Neli Conceição de Minas Gerais conclui o rol de personalidades do universo do estudo e pesquisa de temas nordestinos que compõem o Conselho do Cariri Cangaço.

Conheça o Conselho Consultivo Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço:

Leandro Cardoso, Teresina PI 
Napoleão Tavares Neves, Barbalha CE
Juliana Pereira, Quixadá CE
Sousa Neto, Barro CE 
Ângelo Osmiro, Fortaleza CE
Aderbal Nogueira, Fortaleza CE 
José Cícero Silva, Aurora CE 
Cristina Couto, Lavras da Mangabeira CE 
Bosco André, Missão Velha CE 
Ivanildo Silveira, Natal RN 
Honório de Medeiros, Natal RN 
Múcio Procópio, Natal RN 
Narciso Dias, João Pessoa PB 
Jorge Remígio, João Pessoa PB
Wescley Rodrigues, Sousa PB
Kydelmir Dantas , Nova Floresta PB
Professor Pereira, Cajazeiras PB
Emmanuel Arruda, João Pessoa PB 
Geraldo Ferraz, Recife PE
Antônio Vilela, Garanhuns PE
Ana Lúcia Granja, Petrolina PE 
Junior Almeida, Capoeiras PE 
Manoel Serafim, Floresta PE 
Louro Teles, Calumbi PE 
Edvaldo Feitosa, Água Branca AL 
Celsinho Rodrigues, Piranhas AL  
Kiko Monteiro, Lagarto SE
Archimedes Marques, Aracaju SE
Raul Meneleu Mascarenhas, Aracaju SE 
Rangel Alves da Costa, Poço Redondo SE 
Elane Marques, Aracaju SE
João de Sousa Lima, Paulo Afonso BA
Luiz Ruben, Paulo Afonso BA
Neli Conceição, Belo Horizonte MG  

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço comenta: "Nosso empreendimento ganhou uma dimensão muito bacana, hoje estamos presentes em 18 municípios de 5 estados e neste ano de 2018 estaremos  possivelmente inaugurando de 2 a 3 novas sedes sem contar com nossa chegada às capitais e o ousado projeto de Portugal, dessa forma, acho que em 2013 quando mudamos os estatutos do Instituto Cariri do Brasil já estávamos presumindo algo assim. Esse novo formato de nosso Conselho Consultivo poderá contar com até 50 membros, hoje estamos com 34 componentes, isso só fortalece o trabalho em equipe e o inegável reconhecimento a esses homens e mulheres que são os grandes responsáveis por tudo isso."

Conselho Consultivo Alcino Alves Costa
Cariri Cangaço em Janeiro de 2018

Um comentário:

Raul Meneleu disse...

O sentimento de todos que fazem parte desse mundo maravilhoso de estudiosos da história nordestina é de inteira união, amalgamados no propósito de mostrar para a sociedade de modo geral a riquíssima diversidade que existiu e existe em um povo guerreiro que nunca se deixou abater pelo preconceito, pelos causticantes eventos da natureza, pelo banditismo que assolou e assola o sertão e por diferenças políticas que fazem o atraso e o progresso dessa imensa nação que se chama Nordeste. Somos um povo forte, aguerrido e ao mesmo tempo hospitaleiros.

Tendo em mente isso, os participantes dessa Confraria se unem com arrojo, formando núcleos de estudos nos diversos Estados, confraternizando-se em seus encontros, que já são tidos como fazendo parte de festejos municipais, não importando que partido político comande a administração das cidades sertanejas. Isso é uma Vitória que fazemos questão de viver e mostrar a um Brasil rico de histórias maravilhosas.

Breve estaremos na estrada novamente em rumo das lembranças vívidas dos locais maravilhosos em que sucederam ações que marcaram a história. Fazemos ao mesmo tempo história onde seremos lembrados pelos que nos sucederem e que aprenderam conosco o mister de professores dela e porque também não dizermos alunos que somos.

Lembrando que mesmo juntos nesse contingente de conselheiros e dirigentes da Confraria Cariri Cangaço, não faríamos muito, sem termos o apoio de pessoas maravilhosas que cito mentalmente por nome, oriundas do Brasil inteiro, pois seria quase impossível nesse artiguete escrever o nome de tais, pelo motivo de aumentar a cada instante os admiradores que em sua maior força, participam em nossos eventos. São milhares e seus nomes estão escritos em nossas lembranças.

Forte abraço e tenhamos em mente que o ano de 2018 quem o modifica para melhor, somos nós.

Parabéns a todos!

Conselheiro Raul Meneleu
rmeneleu@gmail.com