Historiador e Escritor João de Sousa Lima assume a Presidência do IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso

João de Sousa Lima e Antônio Galdino

Em solenidade bastante concorrida aconteceu na noite da sexta-feira, dia 14 de Junho de 2019, na Casa da Cultura de Paulo Afonso, a posse da nova diretoria do IGH/PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso para o biênio 2019/2021.Os novos eleitos, na segunda-feira, 10, foram:Presidente – Historiador e escritor João de Sousa Lima, Vice-presidente – Engenheiro, pesquisador Flávio José Ataíde da Motta, Secretária – Geógrafa Marta Tavares, Tesoureiro – Professor Severino Gilson Peixoto de Oliveira.

Além dos membros do IGH, estiveram presentes à solenidade vários membros da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA e significativa representação da sociedade local. A prefeitura de Paulo Afonso se fez representar pela Sra. Juvandir Tenório (D. Didi), esposa do prefeito Luiz Barbosa de Deus. Pela ALPA, além do seu presidente, Professor e escritor Antônio Galdino da Silva, estavam presentes, João de Sousa Lima, vice-presidente da ALPA e novo presidente do IGH, Socorro Mendonça, Marcos Antônio Lima (que veio de Santa Brígida/Colônia), Roberto Ricardo (fundador do IGH), Edson Barreto e Luiz Rubem.

Na mesa de honra estavam o presidente do IGH, Professor Severino Gilson, D. Juvandir Tenório, o Tenente Coronel Cardoso, da 1ª Cia de Infantaria, o presidente da ALPA, o advogado Isac Oliveira e o Professor, ex-deputado federal e ex-padre Manoel Alcides Modesto Coelho.No auditório da Casa da Cultura, membros do IGH e amigos e familiares dos novos diretores do IGH-PA. Os eleitos prestaram o juramento de posse e, em seus discursos disseram do desejo e continuar o trabalho de resgate e preservação da história de Paulo Afonso.


João de Sousa Lima falou de sua luta incansável na busca de informações preciosas sobre a história do cangaço na região, tema de 8 dos seus livros e outros fatos históricos e agradeceu “pela acolhida que esta cidade me deu e à minha família desde que aqui cheguei, com 10 anos de idade e a Câmara já me fez Cidadão deste município. Hoje é dia de muita emoção, por ter recebido os votos dos colegas do IGH para representá-los nessa importante instituição cultural e por ver aqui, grandes amigos, prestigiando essa minha posse à frente do IGH. Estaremos todos dedicados a continuar essa caminhada, valorizando a cultura e a história de Paulo Afonso”. 

A solenidade de posse da nova diretoria do IGH teve ainda o brilho da poesia criada e apresentada pelo poeta Robson, de Jeremoabo “mas apaixonado por Paulo Afonso”, feita especialmente para este evento, em homenagem a João de Sousa Lima e a boa música Raffael di Oliveira, do Projeto Arte em Cena da Secretaria de Cultura da Prefeitura e a participação de um dos seus melhores alunos, Guilherme Marques. A convite do novo presidente do IGH, a solenidade foi conduzida por Paulo Roberto.

Antônio Galdino - Fotos: Negrito Alcântara
Fonte: joaodesousalima.blogspot.com  

Um comentário:

João de Sousa Lima disse...

Caro Manoel Severo, com muito orgulho que assumo essa presidência e continuo na luta em prol das histórias cangaceiras.
grande abraço meu irmão e até o próximo cariri cangaço.