Uma Noite para se Guardar na Memória... Fundação da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço Por:Manoel Severo


Era uma noite de sexta-feira 13! 13 de março de 2020. Ali na acolhedora Aracaju, capital do estado do Sergipe, torrão nordestino , realizava-se a solenidade de posse do mais novo sodalício brasileiro; nascia no auditório Padre Melo do campus Farolândia, da UNIT - Universidade Tiradentes a Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço - ABLAC, composta por 46 acadêmicos titulares e tendo como primeiro presidente o pesquisador e escritor Archimedes Marques

Sem dúvidas um momento precioso, especial, único, e dizendo isso me vem à lembrança as magníficas palavras do Orador Oficial da noite, confrade Geraldo Ferraz: "...uma academia de Letras e Artes digo que se trata de uma instituição de cunho literário e artístico... fazendo valer uma tradição iniciada no Século XVII com a Academia Francesa. O termo "academia" remonta à Academia de Platão - escola fundada pelo célebre filósofo grego nos jardins que um dia teriam pertencido ao herói Akademus "... citação que quase nos transporta no tempo e no espaço nos permitindo entrar em contato com um dos principais mitos da história da civilização:Platão; um dos mais destacados filósofos que já pisou este planeta e que do período clássico da Grécia antiga, continua a nos influenciar e ser referencia nos mais variados campos do conhecimento e da filosofia humana; além dele, Ferraz nos traz Akademus; mitológico herói da Atica, imortalizado pela literatura clássica ocidental.

Mesa Solene na UNIT : Noite de Posse da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço
Elane Marques, Secretária da ABLAC

Mas porque falar de filósofos clássicos ou heróis mitológicos logo na introdução desse despretensioso artigo, além de traçar paralelo oportuno com as palavras de Geraldo Ferraz ? Ora, naquela noite certamente não estavam conosco Platão nem muito menos Akademus,mas suas essências pareciam pulsar e fazer valer cada minuto do solene lançamento de nossa Academia; um feito heroico que nasceu lá atras do sonho de um filósofo do sertão e que foi acalentado por muitos e muitos e assumido por heróis da caatinga...

Paulo Gastão entre Ingrid Alidiane e Mabbel, no Cariri Cangaço 2009

A Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço nasceu do sonho do pesquisador Paulo Medeiros Gastão; sonhador inveterado, ousado, empreendedor e acima de tudo, apaixonado pela historia, cultura e arte do sertão; sonho esse assumido por seus e nossos amigos, casal Archimedes e Elane Marques, destacados pesquisadores sergipanos da temática cangaço. Parecia que ali se unia a "fome com a vontade de comer", mas com Gastão era sempre assim, eu mesmo lembro das várias construções de nosso Cariri Cangaço e por tantas vezes Paulo Gastão nos fazia viajar e viajar e viajar e invariavelmente realizávamos, era sempre assim : "Severo que tal esse tema, que tal esse palestrante, já falou com sicrano, convide beltrano..." assim era Gastão, capaz de começar um assunto em Mossoró e só parar em Piranhas, e sem respirar.... Certamente ali havia as essências de Platão, de Akademus, de Gastão...contagiando a essência de todos nós.

Lançamento da ABLAC em noite de Cariri Cangaço, 25 de julho de 2019 

O tempo passou e um dia o sonho de Gastão começa a tornar-se realidade pelas mãos de Archimedes e Elane Marques, que com dinamismo, talento e incomparável competência, na noite de 25 de julho de 2019, na cidade do Juazeiro do Norte aqui no meu Ceará e dentro de nosso Cariri Cangaço - 10 Anos, realizam o lançamento da Academia. Particularmente para mim alegria dupla; primeiro por ser um dos acadêmicos fundadores convidados e segundo por testemunhar tão significativo momento, dentro do Cariri Cangaço, sensacional!

Mas voltando a Platão, voltando a Akademus...e trazendo os membros da prestigiada arcádia das Letras e Artes do Cangaço, novamente e particularmente para mim outra grande alegria, renovada e consolidada na noite solene da posse: dos 46 acadêmicos titulares da Academia, 26 são Conselheiros do Cariri Cangaço, mais de 50% de sua composição; isso nos enche de entusiasmo e responsabilidade, nos dando a certeza que estamos no caminho certo. A esses valorosos Conselheiros Cariri Cangaço se somam mais 20 destacadas personalidades do universo das letras e artes do cangaço e assim temos a augusta ABLAC.

Conselheiros Cariri Cangaço empossados como Imortais da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; Archimedes Marques, Luiz Ruben, Geraldo Ferraz Louro Teles, 
Ana Lucia e Junior Almeida.
Conselheiros Cariri Cangaço empossados como Imortais da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; Rangel Alves da Costa, Narciso Dias, Antônio Vilela, Professor Pereira, Bosco André e Aderbal Nogueira.
Conselheiros Cariri Cangaço empossados como Imortais da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; Kiko Monteiro, Edvaldo Feitosa, Elane Marques, João de Sousa Lima, Quirino Silva e Valdir Nogueira.

Escrevo esse artigo motivado preponderantemente pela gratidão, pelas razões já enumeradas acima, ou seja, pelo convite para formar ao lado de ilustre confrades o prestigiado sodalício recém-criado , por ter como patrono o inesquecível Jonas Luiz da Silva, de Icapuí; por seu lançamento acontecer em uma das edições do Cariri Cangaço, por mais da metade de seus membros serem Conselheiros do Cariri Cangaço e ainda na noite solene de posse ter sido convidado para apadrinhar cinco estimados confrades, amigos, companheiros de sonhos e realizações: Ivanildo Silveira, Sousa Neto, Calixto Junior, Wescley Rodrigues e Domingos Paschoal; isso não tem preço. A cada entrega dos fardões, diplomas e colares era como se confirmássemos o sonho de Gastão, que era na verdade, de todos nós. 

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço tendo a honra de apadrinhar os também Conselheiros Cariri Cangaço, empossados como Imortais da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; Dr Ivanildo Silveira, Sousa Neto, João Tavares Calixto Junior e Wescley Rodrigues.
Ingrid Rebouças e Manoel Severo em noite de posse da ABLAC

Foi uma noite espetacular, para se guardar na memória e no coração; assim, permitam elencar os acadêmicos da ABLAC; são membros titulares da ABLAC os Conselheiros Cariri Cangaço: Archimedes Marques, Ângelo Osmiro, Ana Lúcia Souza, Aderbal Nogueira, Antônio Vilela, Bosco André, Calixto Junior, Edvaldo Feitosa, Emmanuel Arruda, José Cícero, Junior Almeida, Geraldo Ferraz, Ivanildo Silveira, Juliana Pereira, Kiko Monteiro, Leandro Cardoso, Luiz Rubem, Louro Teles, Manoel Severo, Múcio Procópio, Narciso Dias, Professor Pereira, Rangel Alves da Costa , Raul Meneleu, Sousa Neto e Wescley Rodrigues, tendo ainda os Conselheiros Cariri Cangaço, João de Sousa Lima, Valdir Nogueira e Quirino Silva, empossados como Acadêmicos Correspondentes. 

Personalidade empossadas como Imortais da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; Dênis Carvalho, Major Marins, Severino Coelho, Abreu Mendes, Gilmar Farias e Bismarck Oliveira.
Personalidade empossadas como Imortais da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; Marcelo Rocha, Wilson Seraine, José Bezerra Lima Irmão, Pedro Sampaio, Amélia Uchôa e Domingos Paschoal.

A esses uniram-se; Dênis Carvalho, Bismarck Oliveira, João Dantas, Severino Cavalcante, Oswaldo Abreu, Gilmar Farias, Voldi Ribeiro, Wilson Seraine, Marcelo Rocha, Marcos Damasceno, Paulo Britto, Major Marins, Sálvio Siqueira, Pedro Sampaio,  Lamartine Lima, Sabino Bassetti, João Paulo, José Bezerra Lima Irmão e Antônio Porfírio. E é como eu disse na noite de posse  "a fundação da ABLAC marca um novo momento do estudo e pesquisa sobre o cangaço e temas nordestinos, nesta noite resgatamos e colocamos em seu verdadeiro patamar esse conjunto de importantes temas que consolidam a força da verdadeira alma nordestina. É uma noite de festa em que vemos unidos a SBEC, o Cariri Cangaço e os principais grupos de estudo com um único objetivo, avante"
 

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço, 
Acadêmico Fundador da ABLAC
25 de junho de 2020

Nenhum comentário: