Era 20 de julho de 1935, quando o bando de Lampião invadiu Serrinha e foram recebidos à bala por moradores; na troca de tiros Maria Bonita foi alvejada com um disparo na região glútea, e o grupo de cangaceiros foi forçado bater em retirada. Com vasta pesquisa e inúmeras entrevistas realizadas, o novo livro da temática ‘cangaço’ tem como cenário a região do Agreste pernambucano, e promete trazer mais detalhes, novas revelações e personagens ligados a passagem do bando de Lampião pelo ex-Distrito de Garanhuns.
Acompanhei o amigo Junior Almeida por duas vezes em visita a Paranatama; lembro que na primeira vez estivemos a casa de Dona Branca, então com 102 anos; ela que teve a casa invadida por Lampião, Maria Bonita e os cabras do bando. Também visitamos no local onde o agricultor José Gomes foi morto por um cangaceiro, no Sitio Lagoa do André. Dona Branca faleceu em 2017, aos 103 anos e 3 meses.
Raimundo Lourenço- https://blogcapoeiras.blogspot.com
NOTA CARIRI CANGAÇO: O lançamento do livro “Lampião em Serrinha do Catimbau” do escritor Junior Almeida; Conselheiro do Cariri Cangaço; acontece dentro da Programação do Cariri Cangaço Paulo Afonso, nos dias 24 a 27 de Março de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário