Bacamarteiros da Paz: Folclore e Tradição

Na visita ocorrida na tarde do dia 25 de setembro ao Sítio Caldeirão do Deserto, os convidados do Cariri Cangaço foram recepcionados pelo grupo tradicional dos “Bacamarteiros da Paz” da cidade de Juazeiro do Norte.
Os Bacamarteiros se configuram como uma das mais originais e tradicionais manifestações do folclore nordestino, tradição essa que tem sua origem ainda no século XIX, por ocasião da Guerra do Paraguai. A tradição dos Bacamarteiros passa de pai para filho, através dos Mestres da Cultura, essa manifestação tem sua presença forte notadamente no cariri cearense e no agreste pernambucano.

A apresentação chama a atenção pelo forte apelo à disciplina militar imprimido pelos componentes do grupo, pelo festival de movimentos e dança e pelo estampido forte de seus disparos envoltos nas mais densas nuvens de fumaça.



Fotografias de Dário Castro Alves

4 comentários:

Heldemar Garcia disse...

Parabéns Manoel Severo, Danielle Esmeraldo e equipe pelo grande projeto e belissimo trabalho no Cariri Cangaço.
Esse evento vai ficar no calendário da região por muito tempo.
Será uma grande referencia no Nordeste.
Um grande marco do Cariri.

abraços,
Heldemar Garcia - jornalista

Janinha Brito disse...

que blog lindo, ja vou sinalizá-lo nos meus favoritos no meu bloguinho cultura no cariri!

Unknown disse...

sou kelinha que dança com vcs nossos comentarios estao lindos

ok! beijos... kellinha

Anônimo disse...

me chamo francieldo tambem faço parte do bacamarteiro da paz, minha funçao no grupo e tocar e cantar, para que o grupo possa dançar e dar seus belisimos tiros(sou musico do grupo).