Que Venha o Segundo Cariri Cangaço... Por:Ana Lucia Granja Souza

.
Professora Ana Lúcia Granja Souza
Participar do l Seminário Cariri Cangaço foi sem dúvida um marco importantíssimo para alavancar a discussãos sobre esse fenômeno social ocorrido em nossa sociedade entre o final do século XIX até a terceira década do século XX. Mesmo diante de tantos estudos e tantas pesquisas feitas em torno deste tema, ainda há muito o que ser estudado, que ser explorado justamente pela complexidade e particularidades que o tema apresenta, como também compreender as circunstâncias que levaram esses indivíduos sertanejos a entrarem e enfrentarem corajosamente ou por outras situações, essa vida nômade,bandida.
.
Foram dias de grandes emoções e expectativas de novas aprendizagens,novos conhecimentos, aonde estudiosos,pesquisadores e estudantes buscavam juntos conhecer e aprender mais sobre o Mundo Lampiônico e suas histórias. Até porque esse pedaço da história escrito de forma cruel e sangrenta foi também escrito com amor e lealdade de companheirismo aos que nela entraram, como falei anteriormente por outras circunstâncias ou situações. Os cangaceiros como eram chamados, eram pessoas de variados sentimentos, de variados ofícios, rudes ou pacíficos mas que adentraram nessa vida sem medo de enfrentar os horrores das resfregas diárias, da fome, da dor, das longas jornadas por este sertão nordestino, de tombar corpos seja de quem quer que fosse que atrapalhasse seus objetivos,enfim,um pedaço da história de lutas, de revoltas,de amor,de ódio de desejo,de vingança.
.
Todas essas emoções eu senti diante da rica e fascinante história do cangaço.Foram fatos importantes na história social do Brasil que merece sempre um novo olhar,um olhar a luz do entendimento,de um consenso,de buscar novos conceitos.Que venha o segundo Seminário Cariri Cangaço!!
.
Professora Ana Lúcia Granja Souza - Petrolina PE
.;

Múcio Procópio, Ana Lúcia, Neli e Severo

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Múcio Procópio!! acompanhamos uma entrevista/programa sobre o Canudos com ele na Tv Câmara. muito bom mesmo, deveríam ter no Cariri Cangaço 2010, um espaço para discussão sobre o fenomeno de CANUDOS, e Múcio é a pessoa certa.

Mário Hélio

Anônimo disse...

Ana lúcia sempre se empenhou em seus estudos ,é uma grande professora que passou por problemas de saúde mas mesmo assim não se desestimulou com tudo isso, ela é realmente uma profissional exemplar que tem uma grande carreira pela frente!!! Parabéns por tudo Ana.