... Veio-me logo a mente: Valerá a Pena Ir? Por:Paulo Britto

Paulo Britto
Confesso; é uma avaliação modesta, diante da dimensão do I Seminário Cariri Cangaço.

Quando da formulação do convite, feita inicialmente pelo nosso amigo Charles Garrido, que dizia: “Paulo, será o maior evento da história do cangaço, irá ser realizado no Ceará, em setembro, no qual os maiores pesquisadores do país estarão presentes”. E assim insistia com seu entusiasmo natural, para que eu não deixasse de ir. O questionamento veio-me logo à mente: Valerá a pena ir?
m
Paulo Brito em Conversa com Victor Junior e Paulo Gastão no Cariri Cangaço

A temática do cangaço, a meu ver, tem se mostrado incompleta, pois não pode se desassociar as vertentes: cangaceiros e volantes, principalmente, quando se procura supervalorizar e descriminalizar o cangaceiro e, ao mesmo tempo, desvalorizar o policial militar (volante).

Considerando o meu envolvimento mais próximo com este assunto, e sendo leitor de muitas “obras” de pesquisadores que se mantêm renitentes em certas afirmativas - já superadas, imaginei que o desenrolar do evento poderia ser desgastante.
m
João Bezerra, sentado à esquerda:Herói de Angico


Mas, ao abrir das cortinas, nos deparamos com a alegria e receptividade do excelente anfitrião Manoel Severo, que assim se comportou, juntamente com a sua bela e competente família, durante todo o evento, nos cercando de atenção, dedicação e carinho.

Agora, endossando a afirmativa de Charles Garrido, este evento nos propiciou rever velhos amigos, conhecer novos e brilhantes escritores, estudiosos e colecionadores, que comungam comigo na análise do tema debatido.

O evento foi, literalmente, intenso, amplo, enriquecedor e, ao mesmo tempo, disponibilizou um turismo histórico nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha.

Só tenho a agradecer, na pessoa do amigo Manoel Severo, às Prefeituras acima mencionadas, que, conjuntamente com a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC, idealizaram e bem receberam os participantes.
mm
Paulo Britto, Manoel Severo e Família
m
Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizar o Sr. Ângelo Osmiro, pela condução do evento na sua postura fidalga, atenciosa e competente.

Inclusive, não poderia deixar de saudar aos respeitados palestrantes Antônio Amaury e Leandro Cardoso que apresentaram, de forma brilhante, o tema “Angico”.
m

Aderbal Nogueira, Leandro Fernandes, Antonio Amaury, Paulo Britto e Alcino Costa


Um forte abraço a todos que contribuíram com o sucesso do I Seminário “Cariri Cangaço”.

Finalizo respondendo a pergunta feita logo acima (Valerá a pena ir?).

Valeu e muito!!!

Cordialmente,

Paulo Britto

K

NOTA CARIRI CANGAÇO: Paulo Britto,é filho do casal Cira Britto e João Bezerra, personagens vitais da história do cangaço no Brasil. Dona Cira Britto se notabilizou pela valente atitute em defesa de sua casa e sua cidade, Piranhas, por ocasião do ataque dos grupos dos cangaceiros Corisco e Gato em 1936; o tenente João Bezerra foi o destacado comandante da volante responsável pelo cerco e morte de Virgulino Ferreira, Lampião; em 28 de Julho de 1938, na grota do Angico, Sergipe.

M

21 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Paulo Britto, obrigado pelas palavras elogiosas a minha pessoa, reputo mais ao seu bom carater do que merecimento de minha parte. Fico contente por você ter gostado do Cariri Cangaço, em boa hora Charles Garrido advogou sua presença que tanto abrilhantou o evento.
Um abraço.

Angelo Osmiro

Anônimo disse...

Sempre se comentou muito sobre a ação das volantes e forças políciais na época da campanha contra o cangaço, acho que esse é um assunto que poderia ser mais explorado, poucos livros falam dos verdadeiros heróis do sertão, aqueles que mesmo aqui e acolá cometendo algum excesso, ainda procuravam fazer a justiça por essas bandas esquecidos do Nordeste.

Foi muito importante ter a presença do fidalgo Paulo Britto no Cariri Cangaço, sua elegancia e simpatia, além de sua educação no falar e em atender a todos que o procuravam, marcaram sua feliz presença entre todos, esperamos que Severo consiga fazer com que ele volte no ano que vem,rsrsrs, já que soube que ele é um pouco avesso aos seminários sobre a temática.

Valeu Paulo Britto, enfim se começa a fazer justiça sobre a figura de seu pai.

Professor Sávio Lima

OBS: Grande Severo, home de Deus...!!! tentei mandar vários emails para vc, mas sempre volta, será que tenho o certo(cariricangaco@hotmail.com) tem outro, favor entrar em contato comigo.
abraço.

Anônimo disse...

Senhor Paulo , parabéns pelas palavras e pela serenidade, é importante ter pessoas como o senhor participando do debate.

Viva.

Syntia URCA

Anônimo disse...

O que admirou-me no Cariri Cangaço foi o respeito mútuo que todos os presentes demonstravam, mesmo não corroborando de certas concepções, discordando veementemente com determinadas interpretações, o cavalheirismo regeu todas as relações, um convívio harmônico das diferenças.

Quanto ao amigo Paulo, realmente ele tem que se fazer presente nesses encontros, pois não podemos ter como referência apenas uma linha de concepção, mas analisarmos todas as possíveis vertentes, com certeza a presença dele veio a abrilhantar o evento.

Que em 2010 possamos colher os frutos inicias das sementes lançadas.

Prof. Wescley Rodrigues

Anônimo disse...

Por favor, alguém poderia me dizer quem são os outros volantes que aparecem na foto desta matéria, além do ten João Bezerra?

Nina - Fortaleza.

Anônimo disse...

A presença de um filho de João Bezerra além dos muitos outros "monstros sagrados" da pesquisa sobre o cangaço, mostram a seriedade e credibilidade do Cariri Cangaço.

Ricardo Aires - Aracaju SE

CARIRI CANGAÇO disse...

Amigo Sávio Lima, perdão. Por favor me envie o email para: manoelsevero@bol.com.br

Sobre Paulo Britto o que eu teria ainda a acrescentar? Foi essa figura amável que todos nós tivemos o prazer de conhecer, ao lado de seu filho Benner e de sua nora.Só temos a agradecer a sua gentil presença.

Muito Obrigado.

Cariri Cangaço - Manoel Severo

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro Ricardo, muito obrigado pelas palavras,lamentamos vc não ter tido a oportunidade de vir ao nosso Cariri Cangaço; espero que vc possa vir conhecer nosso Cariri em 2010 na segunda edição, grande abraço.

Cariri Cangaço - Manoel Severo

Anônimo disse...

Paulo Britto, Neli Gonçalves, Dra. Francisquinha, é isso aí, ano que vem vamos trazer mais personalidades ligadas a esta maravilhosa hstória de nosso nordeste

Nel Ninja (JUAZ)

Charles Garrido disse...

Prezado Paulo Brito, sou grato acima de tudo pelas suas palavras carinhosas de agradecimento em relação à minha indicação sobre sua ida ao evento. Creio que apenas fui um colaborador, para que fizesse justiça em relação ao nome de seu pai, que por muitas vezes é deixado de lado em certas ocasiões. Não quero aqui entrar no mérito da questão tentando colocar quaisquer vultos que sejam, acima do bem e do mal, pois creio que o pesquisador independente, deve sempre expor e analisar os fatos de modo imparcial. Enfatizo também, que para mim hoje é uma honra ser amigo de vossa família, onde tive o prazer de ser recebido em algumas oportunidades quando da minha morada em Recife. Satisfação maior ainda, foi poder conferir de perto os acervos; fotográfico e literário, que só vieram enriquecer mais ainda meus modestos conhecimentos sobre a vida do Cel. João Bezerra. O Ceará sempre estará de portas abertas à recebê-lo, juntamente com os seus.

Grande abraço,

Charles Garrido
Fortaleza-Ce

Anônimo disse...

Prezado Paulo Britto,
Continue em sua cruzada esclarecedora sobre o verdadeiro e importante papel desempenhado pelas Volantes e; em especial, pelo Tenente Bezerra, no aniquilamento da era de terror e opressão - das populações sertanejas - vividos sob a égide dos facínoras dos anos 20 e 30, do século passado.
Carlos Jatobá
Recife - PE.

Anônimo disse...

Respondendo ao comentário da Nina de Fortaleza "Por favor, alguém poderia me dizer quem são os outros volantes que aparecem na foto desta matéria, além do ten João Bezerra?", segue os nomes dos outros: em pé à esquerda está o Cel Lucena, em pé à direita está o Ten Ferreira de Melo e sentado à direita está o Cel Theodoreto Camargo. Sempre à disposição. Paulo Britto

Anônimo disse...

Senhor Paulo Britto, muito obrigada pela atenção.

Estarei no Cariri Cangaço em Juazeiro, no ano que vem e com certeza espero conhecer o senhor e também aproveitar para colher mais e mais informações sobre o seu avô, sem dúvidas o grande herói da morte de lampião, Obrigada.

Nina - Fortaleza

Anônimo disse...

Senhor Paulo Britto, qual foi o ano do falecimento do Tenente Bezerra?

Nina.

Anônimo disse...

Até que em fim alguem está começando a fazer justiça com o nome do heroi tenente João Bezerra,abrindo espaço na mídia para mostrar alguma coisa coerente e sensata... Esclarecer que o tenente Bezerra foi um militar que teve a coragem, hombridade e dignidade de livrar o nordeste do bandidismo, cangaceiritico. Essas coisas assim... que o pais não deve viver cultuando um bandido ... facínora...marginal.

Tavares disse...

Lamento só ter tomado conhecimento deste encontro hoje, graças a um e-mail de Anne Britto. Gostaria de ter participado. Gostaria de poder homenagear o Coronel Bezerra. Espero que um dia nosso nordeste pare com essa estupidez de querer transformar Lampião, um assassino perverso e vulgar, em herói. Um abraço ao meu amigo Paulo Britto e sua magnífica família.

AJ Tavares de Souza

CARIRI CANGAÇO disse...

Prezada Nina, gostaríamos apenas de pontuar que o Tenente Bezerrá é pai de Paulo Britto e não avô, como vc equivocadamente citou. Abraços.

Ao amigo AJ Tavares: Ficamos felizes por tê-lo como um de nossos leitores, agradecemos aos queridos Ane e Paulo, estarem tendo esse carinho com o Cariri Cangaço e com nosso Blog.

Amigo Tavares, é interessante como recebemos as mais variadas impressões sobre nosso Cariri Cangaço, alguns elogiam, outros olham com desconfiança,olhos desejariam que não tivesse acontecido; pelas mais variadas razões; vou aproveitar teu comentário e confirmar que o sentimento primordial de criação do Cariri Cangaço não foi em hipótese nenhum edificar o conceito do banditismo, transformar Lampião em Herói, etc, etc. Nosso desejo,como admiradores da temática, suas causas e repercussões, foi não outro, possibilitar a criação de um espaço favorável para o aprofundamento das discussões, e principalmente suas polemicas; resgatar a história principalmente para os mais jovens que não tiveram a oportunidade de aproximar-se de tão significatuvo fenômeno nordestino.

Daí termos tido a felicidade de contar com mais de 70 pesquisadores de todo o Brasil e contar com essa presença ilustre e que muito nos honrou que foi Paulo Britto, pessoa pela qual já nutrimos um carinho especial.

Receba meu abraço fraterno.

Manoel Severo - Cariri Cangaço.

Anônimo disse...

Prezada Nina,

Atendendo ao seu questionamento, meu Pai faleceu em 04.12.1970, na Cidade de Garanhuns-PE.

Estarei sempre à disposição.


Paulo Britto

Cecilia Camilo disse...

Agradeço o empenho de Paulo Brito em partipar do evento Carri Cangaço, pois assim a nova geração e os mais interessados tem oportunidade de conhecer o verdadeiro perfil do Tenente Bezerra.
Observo que Lampião e Maria Bonita são divulgados em artezanatos/turismo e a ação dos militares, verdadeiros heróis ,são bem menos divulgada.
Como filho do tenente Bezerra sua missão esclarecedora deve continua, parabéns!
Cecilia Camilo

Joao Ulisses de Britto disse...

Prezado (tio) Paulo Britto,
Eventos dessa magnitude e tratando dessa temática sempre devem contar com a sua presença.
Tenho certeza que o senhor não só abrilhantou o evento como também saiu de lá abrilhantado com o viés histórico verdadeiro acerca da personalidade e altivez do vosso pai e meu avô (João Bezerra) que tanto me orgulho se ser neto desse e seu sobrinho.
Parabéns e um grande abraço.
Escreve aqui, João Ulisses de Britto (sobrinho e admirador)
P.S.: No próximo evento será um grande prazer e honra acompanha-lo. Pode me convidar.

CARIRI CANGAÇO disse...

Ficamos extremamente felizes em receber tantas manisfestações de familiares de Paulo Britto, na verdade, por dever de justiça, temos que testemunhar o grande carater e a pessoa elegante e amável que o é, junto com sua esposa Ane e os filhos, que conheci: Benner e sua Juliana.

Queridos amigos, amigos parabens pela bela família.

Caro João, em 2010, venha se juntar a essa grande confraria e admiradores das coisas, das tradições e da histórioa de nosso nordeste.

Manoel Severo - Cariri Cangaço.