Saudações Lusitanas Por:Geraldo Ferraz

.

Regressando de fantástica viagem a nossa querida Portugal, envio-lhe notícias da nossa participação no Congresso da UMEAL/Lisboa. A União Brasileira de Escritores, Seccional de Pernambuco, em comemoração aos seus 52 anos de existência, através do seu vice-presidente, Geraldo Ferraz, e de alguns bravos ubeanos, esteve participando do VII Congresso Mundial de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos - UMEAL, entre os dias 15 a 19 de Setembro de 2010, na cidade de Lisboa, Portugal.


Geraldo Ferraz com a prosa Viagem Histórica, Cultural e Sentimental, ao berço materno dos nossos antepassados , tendo como presidentes da mesa o Dr. Meraldo Zisman (Recife) e a Dra. Leonor Duarte de Almeida (Lisboa), levou aos irmãos portugueses a força do povo pernambucano e conclamou para que todos lutassem pela bandeira da União Pelas Letras.


Geraldo Ferraz fez doação de sua obra (Pernambuco no Tempo do Cangaço e Theophanes na Cavalaria) para a Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos – SOPEAM e para a União dos Médicos Escritores e Artistas Lusófonos – UMEAL, além de informativo da Polícia Militar de Pernambuco, nos seus 185 anos de fundação, revistas de turismo da Prefeitura do Recife (Recife te quer) e livros de freqüentadores do Programa Quartas às Quatro, como foi o caso de Luiz de Souza Leão (Brincando de Viver), História do Clube dos Oficias da PMPE e Bombeiros Militares, Antologia do Programa Quartas às Quatro e o Fim da Velhice. Carlos Graça (São Tomé), Noé Massango (Moçambique) e Filipe Matusso (Maputo), também receberam informativos sobre nossa região. Os cinco dias do congresso saciaram, com toda certeza, nossa fome por cultura, integrando, de forma fraterna, brasileiros, portugueses e africanos.


Aproveitando sua permanência em Portugal, Geraldo fez explanações sobre a UBE, seus programas - com ênfase ao Quarta às Quatro -, suas participações em outras entidades literárias (Academia de Letras e Artes de Gravatá - ALAG, Academia de Letras e Artes do Nordeste - ALANE, Sociedade Amiga da Briosa - SABRI, Centro de Estudos de História Municipal CEHM/CONDEPE-FIDEM, Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC), bem como, ofereceu sua obra e material informativo do nosso Estado, para Carlos Vieira Reis (médico do Exército português) – da SOPEAM, General Nelson Santos, comandante da Guarda Nacional Republicana (similar a nossa Polícia Militar), ao comando da Cavalaria Portuguesa, Biblioteca Municipal da Cidade do Porto e Biblioteca Nacional de Portugal.

Abraços do amigo
Geraldo Ferraz
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Geraldo Ferraz parabens por levar a nossa cultura para além mar.

Fabio Cruz Lemos
Recife PE

Narciso disse...

Parabéns amigo Geraldo pelo belo trabalho
Luso-Brasileiro,isso enaltece a nossa história e
fortalece o intercâmbio internacional.
Grande abraço Narciso.

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Além mares, um Cabral às avessas, levando as nossas histórias para o deleite dos irmãos portugueses. Parabéns, nobre amigo! Levantamos a mesma bandeira, você sabe. É de pessoas da sua estirpe que nós precisamos para irmos cada vez mais longe. Os amigos pesquisadores devem estar orgulhosos de nos verem tão bem representados. Parabéns!

ADERBAL NOGUEIRA

Anônimo disse...

Grande Geraldo Ferraz é uma honra cumprimentá-lo depois de seu regresso da terra pátria. Parabens ao amigo e a todos da UBE. Foi um prazer conhece-lo no Cariri Cangaço 2010.

Abração

Professor Alberto Lima