As incríveis imagens da Guaribas de Chico Chicote

.
Guaribas de Chico Chicote

Todos que pesquisam o fenômeno do cangaço, dedicam boa parte de suas vidas à intermináveis andanças nordeste à dentro e a fora; depoimentos, lembranças, mistérios, risos, lágrimas e muitas histórias, acabam sendo fundamentais na construção da memória daquele que foi um dos mais marcantes períodos de nosso sertão. Emoções se repetem a cada nova empreitada, amigos se reunem, planejam, estudam, especulam, se cercam de cuidado, zelo e determinação, ao final: Fragmentos da história da vida de um tempo e de um lugar, começam a se formar.

Hoje trazemos imagens que me marcaram em uma de nossas andanças pelo maravilhoso Cariri do Brasil planejando o Cariri Cangaço; ao lado do extraordinário Napoleão Tavares Neves. O município é Porteiras, o cenário é Guaribas; ali se deu um dos mais selvagens e coverdes combates da era lampiônica em nosso estado do Ceará. Por mais de 40 horas Chico Chicote e mais cinco, segurou o fogo dentro de sua casa, contra mais de 100 homens, dentre esses: Arlindo Rocha e Manel Neto. As imagens falam por si...

 Ruinas da casa de Chico Chicote

 Monumento marca local da morte de Antônio Gomes Granjeiro

Vítima e testemunha muda por 90 anos da "batalha das Guaribas" , observem as marcas dos balaços

Ruinas da casa de Chico Chicote

 Napoleão Tavares Neves e Manoel Severo

Ao final daquela longa jornada que incluiu ainda uma passada na Serra do Mato do Cel. Santana, Sítio Saco de Né Roseno e Piçarra de Seu Antônio, só faltava achar uma maravilhosa cachoeira para se refrescar, e ... achamos, mas não foi possível tomar banho!


Produção Cariri Cangaço
.

Nenhum comentário: